SóProvas


ID
2330281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Decisões a respeito de estoques devem ser tomadas com cautela. Ao mesmo tempo que pontos positivos relacionados à utilização de estoques proporcionam bom nível de serviço ao cliente, pontos negativos podem comprometer a viabilidade econômica da manutenção de estoques, podendo reter capital que seria utilizado de forma mais rentável se destinado a incrementar a produtividade e a competitividade. Considerando essas informações, julgue o item subsequente, a respeito da tomada de decisão na gestão de estoques.

Segundo a abordagem do lote econômico de compras, deve-se encontrar o melhor equilíbrio entre as vantagens e as desvantagens de se manterem estoques. Esse equilíbrio pode ser encontrado minimizando-se os custos de manutenção de estoques e os custos de pedido.

Alternativas
Comentários
  • O lote econômico de compra, como o próprio nome remete, consiste no cálculo do lote otimizado de compra para determinado produto (Ex: matéria-prima). Por otimizado, você deve entender: lote de compra com a melhor combinação entre o custo de armazenagem do produto e o custo do pedido, para certa demanda.

    Por exemplo: na fabricação de camisetas do Atibaia Futebol Clube, uma das matérias-primas é o tecido do manto sagrado. Supondo que o fornecedor faça a entrega de um rolo de tecido e cobre R$200 de frete. No entanto, se a organização pedir cinco rolos, o fornecedor cobraria (neste exemplo) o mesmo frete. Então o que compensa mais: a organização solicitar: um rolo ou cinco rolos? Aparentemente, compensaria pedir os cinco rolos de uma vez, não? A resposta é “depende”. Não podemos nos esquecer da máxima da Administração de Materiais: “estoque parado é dinheiro parado”. Isto quer dizer que se a organização comprar muitos rolos, é possível que, com isso, deixe dinheiro parado, que poderia circular para propósitos mais importantes, sobretudo geração de mais dinheiro.

    Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini.

  • O custo dos pedidos e o custo de estoque são inversamente proporcionais. Portanto, quando efetuo compras com maior frequência, e em pequena quantidade, o custo de estocagem diminuirá e o de compra crescerá. Se comprarmos em menor frequência, e em maior quantidade, o custo de compra diminui e o de estoque aumentará.
    Logo, o ponto ótimo é quando o custo de compra e o custo de estoque coincidem, não havendo sobreposição de nenhum custo.


    Fonte: Fernandes 1954

  • MUITO estoque, MAIS GRANA.

    POUCO estoque, GRANA PERDIDA.

    Deve haver um equilíbrio.

  • CERTO

    LEC - Lote Econômico de Compras: ferramenta de dimensionamento dos pedidos, que procura achar o ponto ótimo de compras. Determina pedidos padronizados que minimizam os custos totais dos estoques.

    Fatores considerados: a demanda do produto, os custos de colocação do pedido e os custos de manutenção do estoque.

     

  • Lote Econômico de Compras (LEC) é o equilíbrio econômico entre o custo de posse (manutenção dos estoques) e o custo de aquisições (pedido). O LEC é a quantidade de material a ser encomendada a cada compra, a fim de se obter o menor custo total possível, levando-se em conta as despesas de armazenagem, juros do capital empatado e as despesas gerais de compras.

  • conflitante mas é isso

  • isso é oq acontece qd o povo de adm. não sabe o MÍNIMO de álgebra... vc quer minimizar a curva de custo total e não as curvas de manutenção de estoques e de pedido. Até pq a curva de pedido tende a zero (divide um pedido com custo de 4mil reais por 1 bilhao de mercadorias). Qd o custo do pedido = custo de manutenção o custo total é mínimo, mas isso n significa q o custo do pedido e de manutenção sejam mínimos.