SóProvas


ID
2333002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da farmacologia do sistema nervoso central (SNC), julgue o item subsequente.

Os benzodiazepínicos atuam sobre os receptores de GABAA, potencializando a resposta ao GABA e produzindo efeitos sedativos, hipnóticos, ansiolíticos, relaxantes musculares e anticonvulsivantes.

Alternativas
Comentários
  • Os benzodiazepínicos atuam nos receptores GABAA,  aumentandofrequência de abertura dos canais produzida pelo GABA. Assim, aumenta a condutância do cloro (mais cloro entra na célula), causando hiperpolarização neuronal, o que inibe os impulsos nervosos.

  • Grande parte das ações dos benzodiazepínicos, ou talvez todas, parece resultar da sua capacidade de potencializar a ação inibidora neuronal que é mediada pelo ácido gama-aminobutírico (GABA). Os efeitos principais, além da diminuição da ansiedade, incluem sedação, hipnose, relaxamento muscular e propriedades anticonvulsivantes (clonazepam, clorazepato e diazepam são usados clinicamente com esse objetivo).

    Fonte: Penildon Silva

  • É um neurotransmissor importante, atuando como inibidor neurossináptico, por ligar-se a receptores específicos. Como neurotransmissor peculiar, o ácido gama aminobutírico induz a inibição do sistema nervoso central (SNC), causando a sedação. Isso porque as células neuronais possuem receptores específicos para o GABA. Quando este se liga aos receptores, abre-se um canal por onde entra íon cloreto na célula neuronal, fazendo com que a célula fique hiperpolarizada, dificultando a despolarização e, como consequência, dá-se a diminuição da condução neuronal, provocando a inibição do SNC.

    Os neurônios que secretam GABA são chamados de GABAérgicos.

  • Certo.

    Os benzodiazepínicos se ligam no receptor GABAA (denominado receptor de benzodiazepínicos), aumentando o número de aberturas do canal de cloreto.

    São usados como: sedativos, hipnóticos, ansiolíticos, relaxantes musculares e anticonvulsivantes.

    Os principais são: Alprazolam, Bromazepam, Clonazepam, Diazepam, Lorazepam e Midazolam.