SóProvas


ID
2333017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um estudante do ensino técnico queixa-se de, há algumas semanas, vir apresentando dificuldades para enxergar em ambientes de pouca iluminação. O jovem relata, ainda, um acentuado incômodo para adaptar sua visão em situações de mudança de luminosidade como, por exemplo, quando sai da sala escura do cinema para a rua durante o dia, caso em que só consegue voltar a enxergar bem após alguns minutos.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O uso de reserpina por via oral poderia provocar como efeitos adversos o quadro descrito pelo estudante.

Alternativas
Comentários
  • O efeito relatado refere-se à midríase que ocorre por ação do sistema nervoso simpático, no entanto a reserpina causa depleção de reservas de catecolaminas nas terminações nervosas simpáticas pós-ganglionares e no sistema nervoso central. A depleção é seguida de uma relativa incapacidade em armazenar catecolaminas. Portanto a Reserpina não pode causar tal efeito colateral.

    A depleção de catecolaminas resulta na inibição da transmissão do impulso nervoso nas placas terminais do sistema nervoso simpático, levando ao decréscimo do tônus simpático mas sem prejudicar a atividade do sistema nervoso parassimpático. Portanto, a reserpina reduz a pressão arterial elevada e a freqüência cardíaca, enquanto exerce um efeito sedativo através do sistema nervoso central.

    A reserpina também causa depleção de outros transmissores e co-transmissores, inclusive serotonina, dopamina, neuropeptídeo e adrenalina nos neurônios centrais e periféricos. Esses efeitos podem contribuir também para os efeitos farmacológico e hipotensor do fármaco.

  • A reserpina vai inibir a captação de noradrenalina, potencializando a midríase.