-
A alternativa (A) é a correta. Veja que o verbo “assiste” é transitivo indireto e rege a preposição “a”. Note que o pronome relativo “cujas” transmite relação de posse. A expressão “cujas consequências” é o sujeito do verbo “são”. A vírgula foi também corretamente empregada por separar oração subordinada adjetiva explicativa.
A humanidade assiste a uma revolução tecnológica e comportamental inédita, cujas consequências ainda não são passíveis de mensuração.
--------------
A alternativa (B) está errada, pois não pode haver vírgula entre o sujeito “As duas primeiras décadas deste século” e o verbo “tem”. Além disso, tal verbo deve concordar com esse sujeito plural. A locução verbal “tem assistido” apresenta o verbo principal transitivo indireto, o qual rege a preposição “a”. Ademais, a conjunção adversativa deslocada “entretanto” deve ser separada por dupla vírgula. Por fim, o adjetivo “humano” caracteriza o substantivo “desejos” e com ele deve concordar.
As duas primeiras décadas deste século têm assistido a uma transformação vertiginosa que, entretanto, não satisfaz os desejos de expansão humanos.
-------------------------
A alternativa (C) está errada, pois o verbo “negligenciarem” é transitivo direto e não rege preposição “a”. O infinitivo “tirar” pode se flexionar no plural, pois pode fazer referência ao substantivo “pessoas”. Porém, o emprego no singular é admitido por entendermos um infinitivo impessoal, isto é, o que importa é a ação e não quem a executa. O pronome relativo “que” se encontra na função de sujeito em relação à locução verbal “serão apreciadas”. Assim, não pode ser preposicionado. O pronome relativo “o qual” deve concordar com o seu referente “amigos virtuais”.
É comum pessoas negligenciarem o instante presente para tirar fotos que serão apreciadas por amigos virtuais, com os quais não se tem intimidade.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A alternativa (D) está errada, pois não pode haver vírgula entre o sujeito “o cérebro da nova safra de nativos digitais” e o verbo “adapta”. A expressão “É possível” transmite possibilidade. Assim, o tempo verbal ideal é o presente do subjuntivo: “adapte–se”. A grafia correta é “a fim de”. O verbo “aproveitar” é transitivo direto, por isso não cabe o pronome “lhe”.
É possível que o cérebro da nova safra de nativos digitais adapte-se ao contato exacerbado com as máquinas, a fim de aproveitá-las ao máximo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A alternativa (E) está errada, pois a flexão no futuro do subjuntivo do verbo “obter” é “obtiverem”. Não cabe crase diante da palavra masculina “sucesso”. Como o pronome “o” deve concordar com “jovens”, deve se flexionar no plural.
Os jovens que obtiverem melhor desempenho com as novas tecnologias farão jus a mais sucesso, porém há outras habilidades, que podem prejudicá-los.
Gabarito: A
-
So não marquei a letra "A" por causa dessa preposição antes do "UMA"
-
Gabarito A
Explicação da Professora Aline Aurora.
A Profª fez a correção das questões da parte de Português, inclusive com a análise dos textos.
https://www.youtube.com/watch?v=oNkEdZxlf_A
A Correção da prova TJAA começa em 4min.
Essa questão, no vídeo, ela corrigiu no tempo: 1h 18min 17s.
Bons estudos, pessoal!
-
Valeu Celso Junior
-
B) Vírgula no lugar indevido. Está separando termos que têm ligação entre si;
C) Concordância incorreta. ''com OS QUAIS'';
D) Outra vez vírgula indevidamente empregada;
E) O correto é ''obtiverem''.
Gabarito A
-
Gabarito A
Só lembrando, pois não foi citado nos comentários anteriores, que o verbo assistir pode ser tanto transitivo direto quanto indireto.
As bancas gostam de cobrar esse verbo porque no nosso dia-dia nós falamos errado.
ASSISTIR no sentido de VER ---> TRANSITIVO INDIRETO (Ex.: Eu assisto ao filme.)
ASSISTIR no sentido de DAR ASSISTÊNCIA ---> TRANSITIVO DIRETO (Ex.: Eu assisto o morador de rua.)
Espero ter ajudado!
-
Na alternativa A nao deveria ter a preposição antes do" cujas"?
A humanidade assiste a uma revolução tecnológica e comportamental inédita, DE cujas consequências ainda não são passíveis de mensuração.
Não são passíveis de mensuração as consequencias da revolucao tecnológica e comportamental inédita.
Não entendi.
-
- Apenas para fim de complementação: Não se usa Crase Antes do Artigo Indefinido [Uma]
Exemplo: Foi submetido a uma cirurgia.
Exceção: Quando "uma" designa hora: Chegou à uma hora (verificação: Chegou ao meio-dia).
-
Rogério Figueiredo, só uma observação:
Na frase "Chegou à uma hora", o "a" está craseado porque antece NUMERAL. O numeral "uma" funciona, no caso, como adjunto adnominal que acompanha o substantivo "hora", ou seja, é como dizer: "Chegou a(preposição)+ aquela hora determinada" - "à uma", "às duas", "às três", etc.
Lembrando que CRASE é a fusão da preposição A + determinante A (determinantes: artigo definido, pronome demonstrativo, enfim, tudo que dá a idéia de que o substantivo seja algo "definido", "determinado").
A (prep) + A (artigo definido feminino singular) = À
A (prep) + AQUELA (pronome demonstrativo) = ÀQUELA
A (prep) + AS (artigo definido feminino plural) = ÀS
-
Será mesmo que não caberia uma preposição DE antes de cujas na letra A
-
a) A humanidade assiste a uma revolução tecnológica e comportamental inédita, cujas consequências ainda não são passíveis de mensuração. CERTO
==> As consequências ainda não são passíveis de mensuração.
b) As duas primeiras décadas deste século TÊM assistido uma transformação vertiginosa que, entretanto, não satisfaz os desejos de expansão humanoS.
==> Não há vírgula entre sujeito e verbo.
c) É comum pessoas negligenciarem O instante presente para tirar fotos QUE serão apreciadas por amigos virtuais, com oS quaIS não se tem intimidade.
d) É possível que o cérebro da nova safra de nativos digitais adapte-se ao contato exacerbado com as máquinas, A FIM DE aproveitá-LAS ao máximo.
==> Não há vírgula entre sujeito e verbo.
e) Os jovens que OBTIVEREM melhor desempenho com as novas tecnologias farão jus A mais sucesso, porém há outras habilidades, que podem prejudicá-loS.
-
-
Para os não-assinantes:
B) Vírgula no lugar indevido. Está separando termos que têm ligação entre si;
C) Concordância incorreta. ''com OS QUAIS'';
D) Outra vez vírgula indevidamente empregada;
E) O correto é ''obtiverem''.
Gabarito A
-
Na E tbm está separando, na parte final, o verbo ''poder'' do sujeito ''habilidades''...não pode ter aquela vírgula lá!