SóProvas


ID
2333860
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    Quando confrontada a duas teorias – uma simples e outra complexa – para explicar um problema, a maior parte das pessoas não hesita em favorecer a primeira, também qualificada como elegante. “Em muitos casos, porém, a complexa pode ser mais interessante”, lembra o filósofo Marco Zingano, da Universidade de São Paulo. Segundo ele, a escolha é natural na cultura ocidental contemporânea porque o pensamento dessas civilizações foi moldado por Aristóteles e Platão, os filósofos de maior destaque na Grécia Antiga, para quem a metafísica da unidade tinha como paradigma a simplicidade.

    Levado ao pé da letra, o resgate puramente historiográfico das contribuições da Antiguidade pode parecer folclórico diante do conhecimento atual. Mas, mesmo que oculta, a influência de Aristóteles e de Platão está presente na forma como o pensamento governa os hábitos intelectuais da civilização atual.

    Um dos problemas que ocuparam Platão e Aristóteles foi a acrasia, que leva uma pessoa a tomar uma atitude contrária à que sabe ser a correta. Se está claro, por exemplo, que uma moderada dose diária de exercícios é suficiente para prevenir uma série de doenças graves e trazer benefícios à saúde, por que alguém optaria por passar horas deitado no sofá e se locomover apenas de carro? Para Sócrates, a resposta era simples: guiado pela razão, o ser humano só deixa de fazer o que é melhor se lhe faltar o conhecimento.

    Platão discordava, e resolveu o dilema dividindo a alma em três partes: um par de cavalos alados conduzidos por um cocheiro que representa uma delas, a razão. Um dos cavalos, arredio, só pode ser controlado a chicotadas e representa os apetites. O outro é a porção irascível da alma. É o impulso, em geral obediente à razão, mas que pode levar a decisões impetuosas em determinadas situações. “O que determina as ações seriam fontes distintas de motivação”, observa Zingano. Platão pensou o conflito como interno à alma, dando lugar à acrasia. Já Aristóteles dedicou um livro de sua Ética ao fenômeno.

    Aristóteles e Platão tiveram um papel importante – e persistente – porque foram grandes sistematizadores do conhecimento. Eles procuraram domar conceitos diversos do Universo, do corpo e da mente, entender seu funcionamento e deixar registrado para uso futuro. Resgatar esses textos, explica Zingano, é uma busca da compreensão de como a cultura ocidental descreve o mundo e enxerga a si mesma ainda hoje.

(Adaptado de: GUIMARÃES, Maria. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br)

No contexto, as palavras acrasia (3º e 4º parágrafos) e irascível (4º parágrafo) adquirem, respectivamente, o sentido de:

Alternativas
Comentários
  • D) Sinônimos:

     

     Acrasia - desregramento, intemperança.

    Irascível: anojadiço, árdego, assanhadiço, neurastênico, irritadiço, genioso,enfezado, colérico, zangadiço, genista, enfadadiço, conflituoso, arupanado, arrufadiço, irritável

     

  • acrasia (a·cra·si·a) 
                ~~> Definição: Condição da pessoa que, embora saiba a melhor maneira de realizar alguma coisa, escolhe fazer outra coisa (geralmente mais fácil ou conveniente); estado de quem não tem determinação. (conforme citado no texto)
                ~~> Sinônimos: excesso, imoderação, intemperança


    irascível (i·ras·cí·vel) 
                ~~> Definição: Alguém cujo humor se altera facilmente; quem tem o gênio difícil ou se enraivece com facilidade: personalidade irascível.
                ~~> Sinônimos: anojadiço, árdego, assanhadiço, neurastênico, irritadiço, genioso, enfezado, colérico, zangadiço, genista, enfadadiço, conflituoso, arupanado, arrufadiço, irritável 


    Resposta: Letra (D).


    Demais definições...

     

    Ceticismo: Característica de quem é cético; comportamento da pessoa que duvida de tudo ou tende a não acreditar em nada; descrente.
    Apatia: Insensibilidade; condição de quem não se comove, não demonstra sentimentos, interesses
    Ponderado: Equilibrado e sereno; em que há ou demonstra sensatez.
    Impiedoso: Que não demonstra piedade; que não expressa compaixão; desumano.


    At.te, CW.
    - LEXICO. https://www.lexico.pt
    - DICIO. https://www.dicio.com.br/irascivel/

  • essas questões são surreais....eu não vou decorar nada disso....isso eh loucura!!! ....rsrsrsrs

     

  • Leandro Domingos, você é irascível. Sua acrasia contaminou o Felipe Fernandez. 

  • Questão difícil 

  • Quebrei a cabeça e acerter, mas haja sangue frio para acertar na hora da prova.

  • Basta saber os sinonimos

    Alternativa D

    questão fácil para nível medio.

  • Lays Cristina deve ter um dicionário completo nessa cabeça hein, se está sendo sincera em seu comentário, meus parabéns, está muito acima da média, se ainda não passou em algum concurso vai passar rapidinho.

  • Temos muitas materias para estudar e docar, AINDA ser um dicionário ambulante, faz me favor FCC!

  • De longe a questão sobre sinônimos mais complicada que já vi. Se tivermos um pouco de calma e conhecimento da língua, conseguimos matar pelo significado.

     

    De cara, dá pra sabermos que irascível, apesar de não saber o que significa exatamente, tem algo a ver com o impulso e impetuosidade ("... O outro é a porção irascível da alma. É o impulso, em geral obediente à razão, mas que pode levar a decisões impetuosas em determinadas situações."). Logo, não tem como ser algo ponderado - algo que é musciosamente analisado.

     

    Com isso, elimina (c) e (e).

     

    Cético é aquele cara que não ACREDITA em nada. E conforme o texto, acrático é aquele cara que faz algo em detrimento de outro algo que seja correto ("... a acrasia, que leva uma pessoa a tomar uma atitude contrária à que sabe ser a correta"). Os sentidos não são nem um pouco parecidos.

     

    Mata a letra (a).

     

    Ficamos entre (b) e (d).

     

    Se formos pelo sentido de apatia, resolvemos a questão. Pois apático é o cara que nada faz, e acrático é o cara que faz algo em detrimento de outro algo que seja correto.

     

    Gabarito letra (d).

     

     

  • Precisei de sinônimos para esses sinônimos hahahaha

  • Pra que Fazer Isso com o Concursando , que Maldade , Mais Amor FCC ... 

  • Tinha que ser divulgado o nome do indivíduo que elaborou cada questão.

    Aposto que nem ele sabia o significado dessas besteiras todas....

    É desanimador.

  • Falta do que perguntar é??? Tanta conteúdo no edital e fazem uma merda dessa!! ¬¬

  • Quem tá nervosinho errou, hehe

  • Em casa, li, reli, reli mais uma vez e acertei.

    Na prova, tenho dúvidas se não marcaria qq coisa depois de ficar de saco cheio.

  • apelativo demais pra nivel médio.

     

  • O examinador que faz uma questão dessa é uma ABESTADO sem criatividade,que não tem competência para elaborar uma questão do tipo de quem é bom no que faz. QUESTÃO TÍPICA DE EXAMINADOR FRACO E RUIM. O cara tira PALAVRAS lá do fundo do dicionário,PQP. Com esses examinadores de péssimas qualidades na frente das bancas,fica difícil estudar para concurso.

     

  • Questão fácil para nível médio??

    Meu Deus,eu fico até com medo de saber o que seria uma questão difícil  :(

  • Não tem jeito! única forma de responder essa questão consciente é riqueza de vocabulário, não tem outra! ah, tentei achar sinônimos - um caralho - palavras que 90% das pessoas sequer ouviram falar.

    Bons Estudos!

  • Tem que colocar lá na "porra" do EDITAL pra estudar o DICIONÁRIO tmb,porque desse jeito fica difícil fazer prova.

    Falta de competência do caralho de elaborar uma questão mano,PQP. Tanta coisa útil para se cobrar em um prova de português,e o examinador de merda vem com palavra lá do fundo do dicionário para fazer questão,AFF.

  • Eu odeio esse tipo de questão!!!

     

  • - Acrasia: fraqueza de vontade; condição de quem, apesar de saber o melhor a ser feito, faz outra coisa.

    - Intemperança: Falta de moderação, não ter controle sobre seus atos e ações.

    - Temperança: qualidade ou virtude de quem é moderado, comedido / sobriedade no consumo de alimentos e/ou bebidas.

    - Irascível: Alguém cujo humor se altera facilmente; quem tem o gênio difícil ou se enraivece com facilidade: personalidade irascível.

     

    Letra D

     

  • Essa questão eu respondi por eliminação:

     ...a acrisia, que leva uma pessoa a tomar uma atitude contrária à que sabe ser a correta.

    Ceticismo e Apatia não fazem sentido neste contexto, só poderia ser intemperança.

    O outro é a porção irascível da alma. É o impulso...

    Restando apenas duas alternativas, PONDERADO não faz sentido quando se tratado de impulsividade. Logo irascível é sinônimo de colérico.

     

    LETRA D.

    É preciso prestar mais atenção ao contexto.

     

     

     

     

  • Uma dica para aumentar o vocabulário é ler livros, qualquer livro: auto ajuda, clássicos, romance, poesia. Acertei essa questão por lembrar de um conto de Lygia Fagundes Telles

  • Passar em concurso ta parecendo loteria!

  • Meu amigo! Durante a prova espero eu não degustar da acrasia e conseguir a temperança para que eu não fique tão irascível ao ver uma questão dessa qualidade. kkkk

     

  • Deus que me freeee