SóProvas


ID
2336239
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A BELEZA E A ARTE NÃO CONSTITUEM NENHUMA GARANTIA MORAL
Contardo Calligaris
   Gostei muito de “Francofonia”, de Aleksandr Sokurov. Um jeito de resumir o filme é este: nossa civilização é um navio cargueiro avançando num mar hostil, levando contêineres repletos dos objetos expostos nos grandes museus do mundo. Será que o esplendor do passado facilita nossa navegação pela tempestade de cada dia? Será que, carregados de tantas coisas que nos parecem belas, seremos capazes de produzir menos feiura? Ou, ao contrário, os restos do passado tornam nosso navio menos estável, de forma que se precisará jogar algo ao mar para evitar o naufrágio?
  Essa discussão já aconteceu. Na França de 1792, em plena Revolução, a Assembleia emitiu um decreto pelo qual não era admissível expor o povo francês à visão de “monumentos elevados ao orgulho, ao preconceito e à tirania” – melhor seria destruí-los. Nascia assim o dito vandalismo revolucionário – que continua.
   Os guardas vermelhos da Revolução Cultural devastaram os monumentos históricos da China. O Talibã destruiu os Budas de Bamiyan (séculos 4 e 5). Em Palmira, Síria, o Estado Islâmico destruiu os restos do templo de Bel (de quase 2.000 anos atrás). A ideia é a seguinte: se preservarmos os monumentos das antigas ideias, nunca teremos a força de nos inventarmos de maneira radicalmente livre.
  Na mesma Assembleia francesa de 1792, também surgiu a ideia de que não era preciso destruir as obras, elas podiam ser conservadas como patrimônio “artístico” ou “cultural” – ou seja, esquecendo sua significação religiosa, política e ideológica.
  Sentado no escuro do cinema, penso que nós não somos o navio, somos os contêineres que ele carrega: um emaranhado de esperanças, saberes, intuições, dúvidas, lamentos, heranças, obrigações e gostos. Tudo dito belamente: talvez o belo artístico surja quando alguém consegue sintetizar a nossa complexidade num enigma, como o sorriso de “Mona Lisa”.
  Os vândalos dirão que a arte não tem o poder de redimir ou apagar a ignomínia moral. Eles têm razão: a estátua de um deus sanguinário pode ser bela sem ser verdadeira nem boa. Será que é possível apreciá-la sem riscos morais?
  Não sei bem o que é o belo e o que é arte. Mas, certamente, nenhum dos dois garante nada.
 Por exemplo, gosto muito de um quadro de Arnold Böcklin, “A Ilha dos Mortos”, obra imensamente popular entre o século 19 e 20, que me evoca o cemitério de Veneza, que é, justamente, uma ilha, San Michele. Agora, Hitler tinha, em sua coleção particular, a terceira versão de “A Ilha dos Mortos”, a melhor entre as cinco que Böcklin pintou. Essa proximidade com Hitler só não me atormenta porque “A Ilha dos Mortos” era também um dos quadros preferidos de Freud (que chegou a sonhar com ele).
  Outro exemplo: Hitler pintava, sobretudo aquarelas, que retratam edifícios austeros e solitários, e que não são ruins; talvez comprasse uma, se me fosse oferecida por um jovem artista pelas ruas de Viena. Para mim, as aquarelas de Hitler são melhores do que as de Churchill. Pela pior razão: há, nelas, uma espécie de pressentimento trágico de que o mundo se dirigia para um banho de sangue.
  É uma pena a arte não ser um critério moral. Seria fácil se as pessoas que desprezamos tivessem gostos estéticos opostos aos nossos. Mas, nada feito.
  Os nazistas queimavam a “arte degenerada”, mas só da boca para fora. Na privacidade de suas casas, eles penduraram milhares de obras “degeneradas” que tinham pretensamente destruído. Em Auschwitz, nas festinhas clandestinas só para SS, os nazistas pediam que a banda dos presos tocasse suingue e jazz – oficialmente proibidos.
  Para Sokurov, o museu dos museus é o Louvre. Para mim, sempre foi a Accademia, em Veneza. A cada vez que volto para lá, desde a infância, medito na frente de três quadros, um dos quais é “A Tempestade”, do Giorgione. Com o tempo, o maior enigma do quadro se tornou, para mim, a paisagem de fundo, deserta e inquietante. Pintado em 1508, “A Tempestade” inaugura dois séculos que produziram mais beleza do que qualquer outro período de nossa história. Mas aquele fundo, mais tétrico que uma aquarela de Hitler, lembra-me que os dois séculos da beleza também foram um triunfo de guerra, peste e morte – Europa afora.
  É isto mesmo: infelizmente, a arte não salva.
Texto adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/2016/08/1806530-a-beleza-e-a-arte-nao-constituem-nenhuma-garantia-moral.shtml

A acentuação das palavras “artístico”, “admissível” e “alguém”, retiradas do texto, justifica-se, respectivamente, conforme as regras de acentuação das palavras da língua portuguesa, pois

Alternativas
Comentários
  • O erro da A é dizer que marca com acento agudo todas as proparoxitonas, sendo que pode ser usado outro acento além do agudo, dependendo da palavra.
  • Sem contar que estamos lidando com palavras proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas.

  • MACETE: CHAMA A PALAVRA EM VOZ ALTA !!!

     

    1-     OXÍ-TONAS   =       SÍLABAS MAIS FORTE      A ÚLTIMA  (OXI)       FO-GA-RÉU

     

     

     

     

    OXÍTONAS:       Sílaba tônica: ÚLTIMA

     

    Acentuam-se as oxítonas terminadas em:

     

    A   (s):

    sofá, sofás

    E   (s):

    Jaca-ré, vocês

                       O   (s):

    paletó, avós

    EM, ENS:

    ninguém, armazéns

     

    Algu -    ém

    Amap -  á          /           Já-ca-re-pa-guá

    Caf  -   é

    Sor - ri

    Cip -   ó

    Uru -  bu

    .......................

     

     

    2-                 PRO-PAR-OXÍ-TONAS        

     

    TODAS SÃO ACENTUADAS     =         SILABAS MAIS FORTE A ANTEPENÚLTIMA   -XI-MO

    Sílaba tônica: ANTEPENÚLTIMA

    As proparoxítonas são TODAS acentuadas graficamente.

    trágico, patético, árvore

     

    HÁ-bitat

    Prin-cí-pio

    Ó-timo

    Fenô-me-no

    Ó-culos

    Pró-xi-mo

    Trâ-nsito

    PRÁ-tica

    Córrego

    CÔN-juge

    Jú-pi-ter

    CÔ-mo-do

    .........................

     

     

     

     

     

    3-        PAROXÍTONAS     =       SÍLABAS MAIS FORTE A PENÚLTIMA        JA-NE-LA

     

     

     

    ACENTUA        AS       PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO  !        VOGAL SEMIVOGAL

     

    Água, indivíduos, precárias, série, história, homogênea, médico, bromélia

     

     

    ZÍ -  PER

    Mi-nis--ri-o

    Me-sa

    Ní-ve-l

    Ca-rá-ter

    Livro

    Á-lb-um

    Lá-pis

    PAROXÍTONAS

    Sílaba tônica: penúltima

     

     

    Acentuam-se as paroxítonas TERMINADAS em:   i, is   L, N, R, OS, X, US,

     

    l

    cil

    n

    Pó-len

    r

    caver

    ps

    Bí-ceps

    x

    Tó-rax

    us

    Ví-rus

    i, is

    ri, pis

    om, ons

    iândom, íons

    um, uns

    Ál-bum, ál-buns

    ã(s), ão(s)

    órfã, órfãs, órfão, órfãos

    ditongo oral (seguido ou não de s)

    quei,neis

     

    A maioria das paroxítonas termina em -a, -e, -o, -em, podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria, NÃO são acentuadas graficamente.

     

     

    Observações:

    1)      As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não (HIFENS, JOVENS).

    2)      Não são acentuados os prefixos terminados em "i "e "r" (semi, super).

    3)              Acentuam-se as PAROXÍTONAS terminadas em DITONGOS CRESCENTES: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s).

    Exemplos:

    várzea, mágoa, óleo, régua, férias, tênue, cárie, ingênuo, início

     

  • Bem observado, Madalena, mas a justificativa da paroxítona também está errada na alternativa A. Vogais i e a na sílaba tônica? Não existe tal regra.

  • ô questão mal feita da merda!!

     

  • “artístico”,  PROPAROXÍTONA- todas são acentuadas. 

    “admissível” PAROXÍTONA - terminada em "L"

     “alguém”OXÍTONA - terminada em "EM"

     

    b) marca-se com acento agudo a vogal da sílaba tônica das palavras proparoxítonas,

    com acento agudo a vogal i das palavras paroxítonas terminadas em L

     e com acento agudo a vogal e da terminação em das palavras oxítonas.

  • Bruno Castro, põe mal feita nisso!! 

  • Se observarmos bem, o avaliador quer que saibamos as regras gerais, por exemplo: sabemos que todas as proparoxítonas são acentuadas, daí não importa se a vogal é "i" ou qualquer outra e sim que se for proparoxítona é acentuada. Ele incrementou essas vogais ai só para confundir.

  • Cara me confudir com esse "l", uma coisa que era p/ ser melhor destacada essas coisas. 

  • O banca poderia ser mais explícita afirmando que palavras oxítonas devem ser acentuadas quando terminadas em ditongo nasais -EM e não somente terminadas em -EM.

     

     

  • Isso é um L ou uma barra inclinada (/) na alternativa "b"? => "(...) paroxítonas terminadas em e com (...)"

    Bugou a cabeça aqui, porque pensei que fosse uma barra inclinada equivalente a conjunção "e" (EM e E). Se assim fosse tornaria a alternativa "b" errada, já que somente as oxítonas são acentuadas graficamente com as terminações: a/as, e/es, o/os, e em/ens.

    Chegou ao momento de achar que não tinha alternativa certa. Alguém mais confundiu?

    Bons estudos!!! 

  • Marca-se com acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras proparoxítonas (todas as proparoxítonas são acentuadas), com acento agudo a vogal i das palavras paroxítonas terminadas em L e com acento agudo a vogal e da terminação em das palavras oxítonas.

  • Questão mal formulada. 

     

    Ex.: 

    A informação fornecida não me convém. 
    As informações fornecidas não me convêm. 

     

    Nos dois casos, se trata de oxítonas com teminação EM, ou seja, utilizei tanto acento agudo como acento circunflexo...

    Vai saber o que esse examinador queria... Esse gabarito B não me convence!!!

  • Alguém mais fica incomodado por ter que encarar essas bancas "fundo de quintal" ? Era muito melhor ser mais objetivo nas questões e tal! ¬¬

  • A resposta foi apenas sucinta e pertinente à questão. Não excluiu outra possibilidade de acentuação.

     

  • Caraca, isso era L????

  •   a) marcam-se com acento agudo todas as palavras proparoxítonas, com acento agudo as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica tenha as vogais i e a e com acento agudo as palavras oxítonas terminadas em em.

    I) O erro da alternativa a) consiste em afirmar que o acento agudo será utilizado em todas as palavras proparoxítonas, e não necessariamente, podendo ser utilizado o acento circunflexo. A regra das proparoxítonas diz que todas serão acentuadas, porém sem fazer qualquer distinção entre agudo ou circunflexo. Lembrando-se que o til é considerado acento de nasalização.

      b) marca-se com acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras proparoxítonas, com acento agudo a vogal i das palavras paroxítonas terminadas em l e com acento agudo a vogal e da terminação em das palavras oxítonas. Alternativa correta.

      c) marcam-se com acento agudo as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica tenha a vogal i, com acento agudo a vogal da sílaba tônica das palavras proparoxítonas terminadas em l e todas as palavras oxítonas que tenham a vogal e na última sílaba.

    II) a palavra “artístico” é proparoxítona e não paroxítona.

      d) marcam-se com acento agudo as vogais i e e das palavras em língua portuguesa sempre que elas estiverem na sílaba tônica, independentemente de tratar-se de uma proparoxítona, paroxítona ou oxítona.

    III) Não existe essa regra.

      e) marcam-se com acento agudo a vogal i das palavras proparoxítonas que não sejam terminadas em ditongo, com acento agudo as palavras paroxítonas que têm na penúltima sílaba a vogal i seguida das consoantes v ou f, como em hífen, e com acento agudo as oxítonas terminadas em em ou ens.

    IV) todas as proparoxítonas são acentuadas.

  • Questão lixo. Acharam o rascunho de uma questão inventada por um professor do ensino fundamental no lixo, pegaram e colocaram num concurso.

  • Pra mim, o erro está aqui veja: paroxítonas cuja sílaba tônica tenha as vogais
    i e
    A

    Por isso a banca deu como errada a letra  A

    O gabarito da letra B tá perfeito.

    i - da proparoxítonas (artístico) / L da paroxítonas (admissível) e em das oxítonas (alguém)

     

  • Sobre a alternativa A: "com acento agudo as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica tenha as vogais i e a "

     

    BA-NA-NA não tem acento e é uma paroxítona com "a" na sílaba tônica

  • acertei, mas a questão é mal feita demais! fdp não usou nem aspas nem virgulas!

  •  b) 

    - acento agudo a vogal da sílaba tônica das palavras proparoxítonas; ==> artístico

    -  acento agudo a vogal i das palavras paroxítonas terminadas em l ; ==> admissível

    -  acento agudo a vogal e da terminação em das palavras oxítonas. ==> alguém

  • Gab: letra B

    Sobre a acentuação das paroxítonas criei esse mneumônico Li NOS RisUS X 

    Acentuam-se as paroxítonas terminadas em: i, is, L, N, R, OS, X, US

     

  • Acertei, mas que redação confusa!!!

  • Lembrado que não é só acento agudo nas PRÓ.

    Ex.: far-ma-cêu-ti-ca.

  • errei, pois achei que o L fosse um / na questão. ahahah

  • A

    marcam-se com acento agudo todas as palavras proparoxítonas, com acento agudo as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica tenha as vogais i e a e com acento agudo as palavras oxítonas terminadas em em.

    B

    marca-se com acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras proparoxítonas, com acento agudo a vogal i das palavras paroxítonas terminadas em l e com acento agudo a vogal e da terminação em das palavras oxítonas.

    C

    marcam-se com acento agudo as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica tenha a vogal i, com acento agudo a vogal da sílaba tônica das palavras proparoxítonas terminadas em l e todas as palavras oxítonas que tenham a vogal e na última sílaba.

    D

    marcam-se com acento agudo as vogais i e e das palavras em língua portuguesa sempre que elas estiverem na sílaba tônica, independentemente de tratar-se de uma proparoxítona, paroxítona ou oxítona.

    E

    marcam-se com acento agudo a vogal i das palavras proparoxítonas que não sejam terminadas em ditongo, com acento agudo as palavras paroxítonas que têm na penúltima sílaba a vogal i seguida das consoantes v ou f, como em hífen, e com acento agudo as oxítonas terminadas em em ou ens.

  • Em "acento agudo a vogal i das palavras paroxítonas terminadas em l", deveria ter escrito "acento agudo a vogal i da sílaba tônica das palavras paroxítonas terminadas em L".

    Embora eu tenha optado pela B, a falta de menção à sílaba tônica foi o que mais me deixou com receio de marcar essa alternativa, parecia muito uma pegadinha. Porque do jeito que a banca colocou, tá incompleto. E isso se percebe facilmente inclusive com a palavra usada como exemplo, o primeiro "i" de admissível não é acentuado.

    É f*da ter que se preparar pra uma banca que nos exige acertar umas coisas tão mal feitas assim.

  • Palavra que torna a alternativa A errada:

    TRÂNSITO, proparoxítona e não é com acento agudo

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em regra de acentuação. O candidato deve indicar a assertiva que possui as respectivas justificativas das palavras “artístico”, "admissível" e “alguém” serem acentuadas. Vejamos:

    "ar-tís-ti-co”⇨ acentuada por ter a antepenúltima sílaba mais forte, ou seja, entra na regra das proparoxítonas, pois todas são acentuadas.

    “ad-mis--vel” ⇨ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "L", ou seja, entra na regra da paroxítona. As paroxítonas são aquelas que têm sua sílaba mais forte na penúltima sílaba. Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo.

    “al-guém”⇨ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar em "éis", ou seja, entra na regra das oxítonas terminadas em "éis". Acentua-se a oxítona terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s, em, ens (em palavras de duas ou mais sílabas), éis, éu(s), ói (s).

    Dito isso, iremos analisar cada assertiva a fim de encontrarmos a resposta correta. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Não marcam-se com acento agudo todas as palavras proparoxítonas, porque pode ser com acento circunflexo. Ex: Trânsito, ângulo, lâmpada.

    b) Correta.

    O que poderia confundir o candidato é a afirmação que marca com acento a letra "i" proparoxítona, a verdade, não é uma regra geral, mas sim é o que ocorreu com a palavra "artístico". No entanto, se fosse qualquer outra vogal forte ocorreria o acento da mesma forma. As demais explicações estão corretas também.

    c) Incorreta.

    A assertiva está completamente errada, pois as palavras são respectivamente proparoxítona, paroxítona e oxítona.

    d) Incorreta.

    A assertiva criou uma regra inexistente, pois não se acentua oxítona terminada em "í".

    e) Incorreta.

    Recebe acento qualquer que seja a terminação da proparoxítona.

    Gabarito: B