SóProvas


ID
2337769
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As formas de objetivação da ética ocorrem contraditoriamente, variando em cada formação social. Nesse sentido, considere:

I. O núcleo básico constituído pela existência da divisão social do trabalho, da propriedade privada e da exploração do trabalho é indispensável para compreender as formas de objetivação da ética.

II. As objetivações éticas se reproduzem pela afirmação e negação da própria ética, em seus modos de ser.

III. É fundamental para a apreensão das objetivações éticas: a moral, a virtude e as motivações singulares.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem alguma sugestão de onde pode ter sido retirada a I afirmativa, dada como correta na letra B?

  • Qual o Erro da alternativa III?????

  • A questão pode ser respondida a partir de Barroco, logo na introdução do livro: "Ética fundamentos sócio-históricos:

     

     

    I)(...) a ideia de que a ética é uma construção histórica dos homens e de que suas formas de objetivação ocorrem de forma contraditória; variando em cada formação social, mas contando com o núcleo básico constituído pela existência da divisão social do trabalho, da proprie- dade privada e da exploração do trabalho. (p.17)

     

     

    II)(...) as objetivações éticas se reproduzem pela afirmação e pela negação da práxis e das capacidades humanas; logo, pela afirmação e pela negação da própria ética, em seus modos de ser.(p.17)

     

     

    III)(...) os fundamentos ontológicos do ser social, ou seja, a base de constituição das capacidades humanas que permitem ao homem se comportar eticamente. A compreensão desses elementos é fundamental para a apreensão dos modos de ser constitutivo do que chamamos o campo das objetivações ético-morais: a moral, o conhecimento ético, a exigências e motivações éticas singulares e humano-genéricas, a práxis ética.(p.17)

     

     

     

     

    Fonte:BARROCO, Maria Lúcia S. Ética: fundamentos sócio-históricos. 3ed. - São Paulo: Cortez, 2010. (Biblioteca básica de serviço social, v.4)

  • I. O núcleo básico constituído pela existência da divisão social do trabalho, da propriedade privada e da exploração do trabalho é indispensável para compreender as formas de objetivação da ética. 

    II. As objetivações éticas se reproduzem pela afirmação e negação da própria ética, em seus modos de ser.