-
Aff...Se eu pegar uma prova com umas dez questões de português dessa, eu rasgo e saio correndo kkk entendi foi nada!!
-
O I considerei errado por conta dessa expressao ... "na largada do discurso" ... o misera falou isso no fim, e nao na largada .... hauahua
-
I. Considerado o contexto, transpõe-se corretamente o trecho destacado para discurso indireto assim: “O orador expressou, na largada do discurso, que desejava que sua colhida pudesse ter saciado o desejo de democracia, soberania, justiça do povo brasileiro”.
Características do discurso indireto:
- O narrador utiliza as suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, atuando como intermediário, reproduzindo também as reações e a personalidade das mesmas.
- A narração é feita na 3.ª pessoa.
- É introduzido por verbos de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar, entre outros. Esses verbos de elocução aparecem seguidos das conjunções que ou se, separando a fala do narrador da fala da personagem. (FONTE: https://www.normaculta.com.br/discurso-indireto/)
II. Apesar de o fato apresentado no segmento iniciado por Ainda que constituir uma condição suficiente para a não realização do que se expressa na primeira frase do trecho, o que nesta se diz é mantido como verdade.
Conjunção concessiva
- No caso das concessivas, a orientação argumentativa que sobressai é a do segmento que não é introduzido pela conjunção. Veja:
ex: Embora tenha chovido, o jogo ocorreu normalmente.
- O objetivo da concessiva é fazer uma ressalva, que, no entanto, não irá anular o argumento principal. Perceba que o fato do jogo ter ocorrido é mais importante que o de ter chovido. (FONTE: http://clubedoportugues.com.br/conjuncoes-adversativas-e-concessivas-como-identificar/)
III. A forma verbal tenha cultivado expressa continuidade da ação, permanência que também está expressa quando se tem a forma verbal foi acompanhada do advérbio sempre.
Conjuntivo / Subjuntivo:
Pretérito perfeito
que eu tenha cultivado
Ex: Eu tenho cultivado berinjela = Eu cultivo berinjela [Expressa continuidade da ação nas duas orações]
OBS: correções são bem vindas!
-
“O orador expressou, na largada do discurso, que desejava que sua colhida pudesse ter saciado o desejo de democracia, soberania, justiça do povo brasileiro”.
isso pra mim parece mais uma extrapolação do texto, mas enfim...
-
Essa dica funciona para quem fala inglês:
I - Se traduzir para o inglês, vira " I wish".
III - exemplo e explicação gramatical do "present perfect"
-
Exames Exames Antidoping deveriam ser pedidos pra os examinadores antes que eles elaboracem as questoes!
Os examinadores da FCC fumam droga, só pode ¬¬
-
A forma verbal ''tenha cultivado'' expressa continuidade da ação...não entendi pq expressa continuidade! expressa ação sim, mas continuidade eu acho que não!
-
I - CORRETO. Discurso indireto é quando o narrador assume para si a fala do personagem. Sempre terá um verbo discendi, isto é, um verbo que da a ideia que o narrador está expressando a fala do personagem. neste caso, o orador desejava (verbo descendi) que sua colhida pudesse ter saciado o desejo de democracia, soberania, justiça do povo brasileiro.
II - CORRETO. No texto, a expressão Ainda que da ideia de ressalva, isto é, mesmo tendo feito algo errado a coisa aconteceu como deveria.
III - CORRETO. A expressão Tenha cultivado, nao é um ato isolado no tempo. Humildade nao é uma planta que se cultiva no sentido denotativo da palavra. é uma caracteristica que se precisa de estar sempre sendo desenvolvida. ou seja, continuamente cultivada. Entender esse sentido conotativo da desta expressão faz parte da Intertretação do texto.
-
Vamos indicar para comnentários !!!!
-
Alguém pode me explicar, por favor, aonde "tenha cultivado" expressa ideia de continuidade da ação? Na cabeça do examinador?
-
Gente, como, apesar das plausíveis respostas dos coelgas, ainda permaneceram dúvidas, vou responder tentando suprir as principais que surgiram quando da resolução dessa questão! E o que o examinador queria que o candidato soubesse.
I. Considerado o contexto, transpõe-se corretamente o trecho destacado para discurso indireto assim: “O orador expressou, na largada do discurso, que desejava que sua colhida pudesse ter saciado o desejo de democracia, soberania, justiça do povo brasileiro”.
Aqui o examinador quer saber se o candidato sabe a diferença de ordem direta pra indireta, e como fica a transposição de uma para outra.
Discurso INDIRETO: É narrado em terceira pessoa e o narrador incorpora a fala dos personagens a sua própria fala.
Por exemplo: A certo ponto da conversação, Glória me disse que desejava muito conhecer Carlota e perguntou
por que não a levei comigo."
Discurso DIRETO: É narrado em primeira pessoa, retratando as exatas palavras dos personagens. Caracteriza-se pelo uso de verbos dicendi ou declarativos.
Exemplo: "- Por que veio tão tarde? perguntou-lhe Sofia, logo que apareceu à porta do jardim, em Santa
Teresa.
- Depois do almoço, que acabou às duas horas, estive arranjando uns papéis. Mas não é tão tarde
assim, continuou Rubião, vendo o relógio; são quatro horas e meia.
- Sempre é tarde para os amigos, replicou Sofia, em ar de censura."
(Machado de Assis, Quincas Borba, cap. XXXIV) [FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS - Felipe Luccas]
No caso da alternativa, a transposição foi feita corretamente.
II. Apesar de o fato apresentado no segmento iniciado por Ainda que constituir uma condição suficiente para a nãorealização do que se expressa na primeira frase do trecho, o que nesta se diz é mantido como verdade.
Aqui ele quer saber se o candidato entende o conceito de um termo concessivo como "ainda que", que tem a característica justamente de expressar uma concessão de um fato que acontece, possivelmente impeditivo, mas mesmo assim mantém o a verdade do fato na frase seguinte. Exemplo: Foi ao cinema, apesar de ter chovido.
III. A forma verbal tenha cultivado expressa continuidade da ação, permanência que também está expressa quando se tem a forma verbal foiacompanhada do advérbio sempre.
Gente, é isso mesmo. O que pode confundir aqui é de pensar que quando ele fala " expressa continuidade da ação" o candidato pensa que ele quer dizer que a ação permanece até o presente. Mas não é isso. Ele se refere a uma ação que tenha se repetido no tempo, como o conceito do pretérito imperfeito, por exemplo. "Ele fazia, ele jogava, brincava" são ações que se repetem no tempo expressando "continuidade da ação"
-
Complementando os colegas:
III. A forma verbal tenha cultivado expressa continuidade da ação, permanência que também está expressa quando se tem a forma verbal foi acompanhada do advérbio sempre.
"Ainda que (embora) eu tenha cultivado (Pretérito Perfeito Composto do Subjuntivo) a humildade de reconhecer que fiz menos do que poderia e muito menos do que desejei fazer. "
Nesse tempo verbal, há indicação de um fato terminado no passado. A continuidade ocorre em um tempo passado.
Ex: Embora eu tenha estudado português no 2º grau, errei esta questão da FCC.
-
Acertei porque a I e a III estão corretas. Não tinha entendido bem a redação da II, mas agora os comentários me ajudaram. Valeu!
-