SóProvas


ID
2338840
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      POR QUE VOCÊ TAMBÉM DEVE IR AO CINEMA (E A OUTROS PROGRAMAS) SOZINHO

                                              Não tenha medo da solidão

      Você costuma ir ao cinema sozinho? E a shows? Que tal um jantar em um restaurante – mas #foreveralone? Existem aqueles que responderiam sim, sem hesitar. Agora há outras pessoas que entram em pânico só de pensar em se sentar em meio a gente que, ao contrário delas, estão acompanhadas.

      Mas uma pesquisa publicada no Journal of Consumer Research sugere que todas essas pessoas que acham que se sentiriam constrangidas jantando ou indo ao cinema sozinhas podem estar erradas. Estaríamos simplesmente perdendo a oportunidade de fazer uma atividade legal por medo.

      A pesquisa, feita por cientistas das universidades de Maryland e Georgetown, reuniu dados em cinco experimentos. Quatro deles foram questionários em que voluntários deveriam responder se preferiam fazer determinadas atividades sozinhos ou em grupos e o quinto foi uma tentativa real de tirar as pessoas de sua zona de conforto.

      Os resultados mostraram que pessoas preferem fazer atividades práticas sozinhas e atividades hedônicas (as voltadas ao prazer e à diversão) acompanhadas. O motivo, quase unanimidade, é o medo de que outras pessoas achem, ao ver alguém sozinho no cinema, por exemplo, que essa pessoa não tem amigos para acompanhá-la.

      Mas a boa notícia (além do fato de que essa preocupação não tem nada a ver) é que existem formas de fazer as pessoas se sentirem mais confortáveis ao realizar uma atividade hedônica sozinhas. A pesquisa apontou que pessoas se sentiam menos desconfortáveis em estar sozinhas em um café, por exemplo, se estivessem lendo um livro – o que dá a ilusão de um propósito a elas.

      Isso soa bobo, convenhamos, até para quem tem medo de ser visto sozinho. Afinal, por que outra pessoa se importaria com alguém sem companhia em um café/jantar/cinema? E por que o livro ou o jornal ou a revista [...] magicamente protegeria desse julgamento? [...] Então na última parte da pesquisa, os cientistas tentaram entender melhor esse mecanismo. Estudantes foram separados em pequenos grupos, ou sozinhos, e foram encarregados de visitar uma galeria de arte por 10 minutos.

      Os participantes deveriam dizer, antes, o quanto achavam que se divertiriam e, depois da visita, dar uma nota para a experiência. Como esperado, pessoas que estavam sozinhas disseram ter expectativas menores para a visita, mas o resultado final foi bem diferente das previsões. Tanto as pessoas em grupo quanto as desacompanhadas tiveram experiências similares na galeria, mostrando que, apesar das expectativas baixas, é possível, sim, se divertir sozinho.

      Agora os cientistas querem analisar a recepção de pessoas que veem outras sozinhas. Será que o julgamento realmente acontece?

De qualquer forma, os pesquisadores acham importante ressaltar que esse medo de “parecer sem amigos” deve ser superado mesmo por quem realmente tem poucos amigos. Afinal, sair é uma forma de conhecer pessoas – e de não entrar em um ciclo vicioso de não sair por não ter amigos e não fazer amigos por não sair de casa.

Adaptado de:<http://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2015/07/por-que-voce-tambem-deve-ir-ao-cinema-e-outros-programas-sozinho.htmlutm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post>. Acesso em: 17 out. 2016.

Em relação à regência dos termos ou expressões retirados do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • Se for pra comentar apenas a resposta, melhor nem comentar.
  • leta a - termo de valor explicativo denominando significado do vocabulo hedonicas.

    letra b - tem medo de ser visto sozinho ( por ou para)

    letra C - correto

    Letra D - termo valor proporcional -  Tanto ...quanto, o termo seguinte nao pede preposicao.

    Letra e - termo aditivo e a regencia do nome pede uma preposicao ( voltadas (a ou para) alguma coisa).

    Corrijam nas se estiverem erradas.

  • Quem dá, dá a alguém (VTI que pede a preposição "a"). Como o termo "experiência" está definido, pede o artigo definido "a"

     

    a + a = à

  • Nossa! Criticar é muito fácil, heim!

     

    @Marcos Oliveira, tem várias pessoas que utilizam o site para estudar e não possuem os planos que dão direito a reponder às questões ilimitadas diariamente. Ou seja, essas pessoas necessitam do gabarito, pois depois de 10 questões diárias o site não libera mais as respostas. 

  • Esse Marcos Oliveira é um babaca!!!! Aqui neste site, além de ser uma ferramenta de estudo,  também pode ser usado para integrar os participantes no tocante de uma dica a mais, uma outra forma de resolver as questões, independentemente da forma a ser passada.

  •  a)  Em “[...] as voltadas ao prazer e à diversão [...]”, há uma inadequação gramatical, pois o termo destacado deveria receber o acento indicativo de crase.  Na verdade, na expressão "as voltadas", INICIA-SE UMA REDUZIADA DE PARTICÍPIO que rege a preposição gerando crase por paralelismo: "ao prazer e à diversão" 

     

     b) Em “[...] até para quem tem medo de ser visto sozinho [...]”, é possível substituir a palavra em destaque por “à”, sem causar prejuízo gramatical ou semântico ao excerto. Faculta-se a crase após a preposição até, quando ocorre, porém, antes de pronomes, em regra, a crase é proibida, no caso em tela o pronome indefinido "quem".

     

    c)  Em “[...] dar uma nota para a experiência [...]”, a expressão destacada pode ser substituída por “à”, sem causar prejuízo gramatical ou semântico ao excerto. A preposição "para" substituida pela pela preposição "A" geraria o fenômeno crase citado no texto

     

    d) Em “Tanto as pessoas em grupo quanto as desacompanhadas tiveram experiências similares na galeria [...]”, o termo destacado deveria receber o acento indicativo de crase, visto que forma uma expressão correlata. Errado, pois não há preposição no perido "Tanto as pessoas em grupo quanto as desacompanhadas" seria o mesmo que "Tanto os homens em grupo quanto os desacompanhados" perceba que não ocorreu o "aos".

     

     e) Em “[...] as voltadas ao prazer e à diversão [...]”, justifica-se o emprego da crase, pois o termo destacado funciona como objeto indireto do verbo apresentado anteriormente.  ERRADO, não é regido pelo verbo prazer e sim pela reduzida voltadas.

  • Quem dá, dar algo a alguém, note nesse caso que o verbo exige a preposição (VTDI), logo ocorre o emprego do sinal indicativo de crase.

    Em “[...] dar uma nota à experiência [...]”, a expressão destacada pode ser substituída por “à”, sem causar prejuízo gramatical ou semântico ao excerto.

    Note que poderíamos troca  a palavra feminina por uma masculina ''ao contexto''. (famosa regrinha do cachorrinho)

  • Que questão trabalhosa!

  • errei por falta de atenção. Basta lembra das preposições: a, anti, até, após, com, contra, de, desde, PARA, por, perante, sem, sob, sobre, trás. Já que PARA é preposição e Experiencia pede artigo A, cabe A acraseado tranquilamente.

  • Antonio, uma ressalva...

    Confome aulas do Prof. Pablo Jamilk.

    Preposições essenciais:

    A C D E P S T  

    a, ANTE, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, por, perante, sem, sob, sobre, trás.

     

    May the force be with you.

  • Gente!!!!

    O verbo DAR é um VTDI

     

    Quem dá , dá algo ( VTD) não pede preposição

    Quem dá , dá algo (A) alguem ( VTI)   

     

    Na frase ele diz :  Dar uma nota para a experiência [...]”, a expressão destacada pode ser substituída por “à”, sem causar prejuízo gramatical ou semântico ao excerto.

    Posso perfeitamente subsitituir por "à" , pois o verbo dar ele é TRANSITIVO DIRETO na primeira parte " DAR UMA NOTA"  quem dá, DÁ  alguma coisa , no caso uma nota.

    Ja na segunda parte onde a palavra experiência esta ligada ao verbo "DAR", nesse caso pedindo a preposição "A" , perceba :  quem dá, da algo ( uma nota) , "A" alguem ( preposição ) , EXPERIENCIA.

  • Acredito que a questão poderia ser anulada, uma vez que a assertiva (E) apresenta, apenas, um problema (acho...) 

    "Em “[...] as voltadas ao prazer e à diversão [...]”, justifica-se o emprego da crase, pois o termo destacado funciona como objeto indireto do verbo apresentado anteriormente."

    O prazer.... aqui não é verbo... e sim, um substantivo, exercendo a função de OI. No entanto, essa minha colocação caberia se a expressão usada na assertiva (apresentado anteriormente) estivesse se referindo a palavra prazer.... Outros ex: O lazer, o fazer diário, o pensar.... Mas bem verdade, que a assertiva  (c) também está correta.

     

     

  • TODA VEZ QUE UM O "A" PUDER SER SUBSTITUIDO POR: PARA A, NA, PELA, DA - PODERÁ SER CRASEADO E VICE VERSA.

  • Sobre a letra a) ---> as - pronome demonstrativo (aquelas) refere-se a atividades hedônicas.

  • vai na mais certa,sem medo de erra!!!!!!

  • Fiquem em dúvida quanto a letra E.

  • dar algo a a alguém 

  • c) só fazer a substituição do "à" por "ao" + palavra no masculino.

    Ex.: ...Dar uma nota ao cliente.

  • é só ler o texto e interpretar corretamente

  • o erro da alternativa "E" NÃO É A CRASE (essa está correta), E SIM A JUSTIFICATIVA.

    O CORRETO SERIA DIZER QUE A CRASE É EM FUNÇÃO DA PREPOSIÇÃO A EXIGIDA PELO NOME: VOLTADAS (atividades voltadas, A alguma coisa-> o que é voltada, é voltada A alguma coisa) e pelo artigo feminino A que acompanha o substantivo diversão.

    veja que existe termo elíptico(coloquei em vermelho): trecho extraído do texto: "[....]atividades hedônicas (são as atividades voltadas ao prazer e as atividades voltadas à diversão"