SóProvas


ID
2338912
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Crianças que recebem leite materno com quantidade suficiente de vitamina A suprem facilmente a necessidade dessa vitamina com a alimentação complementar. Porém, após a introdução dos alimentos complementares, o técnico de enfermagem, a fim de que os lactentes (5-12 meses) tenham quantidade suficiente de vitamina A, poderá orientar a mãe para

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com essa questão!

     

  • Entre as vitaminas e compostos benéficos presentes no fígado de boi constam as vitaminas  A, B12, B5, B6 e C, folato (ácido fólico), riboflavina, selênio, cobre e zinco, e apesar do fígado de boi apresentar um alto grau de colesterol e gorduras saturadas, ele é tão rico em outros nutrientes benéficos que continua sendo considerado um alimento saudável. Em apenas 100g de fígado conseguimos obter 50% da nossa necessidade diária de proteínas.

  • A vitamina A também ajuda no nosso sistema imunológico, juntamente com o zinco e a vitamina C, encontradas em alto grau no fígado de boi. Como anti-oxidantes e nutrientes de suporte à imunidade, eles destroem os radicais livres, que potencialmente podem causar câncer às células, principalmente nas partes do corpo onde existe uma alta rotatividade de células, como no cólon; alta concentração destas vitaminas diminui consideravelmente o risco de câncer de cólon.

  • O valor de vitamina A em equivalente de retinol (EqR) representa o consumo das duas formas dessa vitamina, as quais são representadas pelos carotenóides presentes nos vegetais e a vitamina A propriamente dita, que ocorre naturalmente nos alimentos de origem animal, em grandes proporções no fígado de boi. Nos seis primeiros meses de vida a quantidade de vitamina A presente no leite materno supera as necessidades da criança. Dos seis aos 5 aos 12 meses, as crianças devem consumir 50g de fígado de boi semanalmente.

    Levar as crianças para passeios em dias de sol está relacionado com a produção da Vitamina D.

    Frutas como caju, goiaba e acerola são ricas em vitamina C.

    Para crianças maiores de quatro meses totalmente desmamadas, não se recomenda a oferta de leite de vaca (ou outro) na forma pura, e sim adicionado a cereais, tubérculos e frutas.

    Na papa salgada deve conter alimentos dos seguintes grupos: cereais e tubérculos, leguminosas, carne e hortaliças. O ovo e as carnes devem fazer parte das refeições desde os seis meses de idade. As papas devem conter no mínimo um alimento de cada grupo.


    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.


    Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2005.
  • oferecer 50g de fígado de boi semanalmente para lactentes (5 meses), tá certinho.

    É cada questão, brincadeira.

    AME até 6 meses

  • Esse "5" ai tornou a questão totalmente errada e o comentário da professora ainda repetiu o erro. Ou seja: precisa melhorar QC!

  • Parece incoerente, mas a questão foi retirada do Cadeno de atenção Básica nº 33 - Saúde da Criança- Crescimento e Desenvolvimento,p. 163

     

    ==> Gabarito letra A 

     

    "A concentração de vitamina A no leite materno varia de acordo com a dieta da mãe. Para crianças amamentadas, pode-se aumentar a oferta de vitamina A orientando uma dieta para mãe rica nesse micronutriente (fígado, gema de ovo, produtos lácteos, folhas verdes escuras, vegetais e frutas cor de laranja) ou suplementando a mãe com essa vitamina (GIUGLIANI et al., apud DUNCAN et al., 2004; BRASIL, 2004)

     

    Crianças que recebem leite materno com quantidade suficiente de vitamina A suprem facilmente a necessidade dessa vitamina com a alimentação complementar. Após a introdução dos alimentos complementares, 50g de fígado de boi por semana fornecem a quantidade suficiente de vitamina A para lactentes (de 5 a 12 meses)". 

     

    ==>Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A 

     

    O programa consiste na suplementação preventiva com megadoses de vitamina A de 100.000 UI às crianças de 6 a 11 meses e com megadoses de vitamina A de 200.000 UI às crianças de 12 a 59 meses (a cada 06 meses) e às puérperas (dose única, antes da alta hospitalar).

  • Letra A,....figados bovino.

     

    Crianças que recebem leite materno com quantidade suficiente de vitamina A suprem facilmente a necessidade dessa vitamina com a alimentação complementar. Após a introdução dos alimentos complementares, 50g de fígado de boi por semana fornecem a quantidade suficiente de vitamina A para lactentes (de 5 a 12 meses)".