-
Aspectos do transporte aquaviário = O transporte aquaviário é todo e qualquer tipo de transporte e movimentação realizado em vias aquáticas. Ele também é dividido em: transporte marítimo, transporte fluvial e transporte lacustre. Essas movimentações são realizadas em mares, rios e lagos. O Transporte Marítimo ainda divide-se em: navegação de longo curso, que faz a ligação entre os portos entre países, que é a navegação internacional, e
a navegação de cabotagem, que faz a ligação entre os portos de um mesmo país, que é a navegação nacional. Os navios utilizados para o transporte dos mais diversos tipos de cargas e passageiros têm vários tamanhos e características, de acordo com a necessidade de operação, da carga e dos portos onde atracam.
Transporte lacustre = O modal lacustre tem as mesmas características do fluvial, porém o transporte é em lagos. Essa modalidade no Brasil é muito pequena, podendo ser considerada como desprezível, não tendo importância relativa no transporte de cargas.
Transporte fluvial = Realizado em rios, a utilização no Brasil ainda é muito pequena, se considerarmos o potencial de nossas bacias hidrográficas. O Brasil possui cerca de 25.000 km de rios navegáveis que estão aguardando utilização como uma solução de transporte de baixo custo. O grande volume de mercadorias transportadas por este modal é de produtos agrícolas, minérios, derivados de petróleo, álcool e assemelhados.
-
Aspectos do transporte aéreo
As diferenças no transporte das cargas nacionais e internacionais ocorrem
devido às condições típicas regionais, entretanto, são sempre semelhantes nos
conceitos básicos de segurança e operacionalidade.
As reservas podem ser feitas apenas para um espaço na aeronave, para transporte
de determinada carga, ou para o espaço total, ou ainda para afretamento de
aviões cargueiros destinados a tal finalidade, sendo realizadas pelos expedidores
diretamente com a companhia aérea ou através de um agente de carga.
Características
Este modal diferencia-se dos demais com as seguintes características:
• maior agilidade no transporte;
• remessa de mercadorias de pouco volume/peso e muito valor;
• mercadorias com prioridade de entrega (urgência).
-
LETRA B
AEROVIÁRIO
VANTAGENS
Ø É o transporte mais rápido;
Ø remessa de mercadorias de pouco volume/peso e muito valor;
Ø mercadorias com prioridade de entrega (urgência).
DESVANTAGENS
Ø Menor capacidade de carga;
Ø Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais
HIDROVIÁRIO E AQUAVIÁRIO -> divide-se em lacustre , fluvial e marítimo
VANTAGENS
Ø Maior capacidade de carga;
Ø Carrega qualquer tipo de carga;
Ø Menor custo de transporte.
DESVANTAGENS
Ø Necessidade de transbordo nos portos;
Ø Longas distâncias dos centros de produção;
Ø Menor flexibilidade nos serviços aliado a freqüentes congestionamentos nos portos.
-
Lacustre não é modal mas via.
-
A questão exige que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de Logística de Transportes. Julguemos as afirmativas apresentadas.
I - correta. O transporte aquaviário, é todo e qualquer tipo de transporte e movimentação realizado em vias aquáticas. É dividido em: transporte marítimo, transporte fluvial e transporte lacustre.
II - correta. O modal lacustre tem as mesmas características do fluvial, porém o transporte é em lagos. Essa modalidade no Brasil é muito pequena, podendo ser considerada como desprezível, não tendo importância relativa no transporte de cargas.
III - correta. O transporte fluvial é realizado em rios, a utilização no Brasil ainda é muito pequena. É um transporte de baixo custo. O grande volume de mercadorias transportadas por esse modal é de produtos agrícolas, minérios, derivados de petróleo, álcool e assemelhados.
IV - correta. O transporte aéreo diferencia-se dos demais com as seguintes características: maior agilidade no transporte; remessa de mercadorias de pouco volume/peso e muito valor; mercadorias com prioridade de entrega (urgência).
Concluímos que todas as afirmativas estão corretas.
GABARITO: B