SóProvas


ID
2343571
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Teresa pediu a interdição judicial de seu marido Carlos, por prodigalidade, alegando que ele passara a dissipar os bens do casal, fazendo gastos supérfluos que ultrapassavam suas possibilidades econômicas, organizando noitadas com os amigos, pagando jantares e distribuindo gordas gorjetas para os garçons. O conceito de prodigalidade é jurídico e não psiquiátrico, embora transtornos mentais possam ser responsáveis pelo comportamento pródigo.
O comportamento pródigo descrito no exemplo pode se manifestar como um dos sintomas de estados:

Alternativas
Comentários
  • Teresa pediu a interdição judicial de seu marido Carlos, por prodigalidade, alegando que ele passara a dissipar os bens do casal, fazendo gastos supérfluos que ultrapassavam suas possibilidades econômicas, organizando noitadas com os amigos, pagando jantares e distribuindo gordas gorjetas para os garçons. O conceito de prodigalidade é jurídico e não psiquiátrico, embora transtornos mentais possam ser responsáveis pelo comportamento pródigo. - a)  eufóricos, próprios dos episódios de mania do transtorno bipolar do humor;

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/

     

  • Alquém capaz de interpretar essa questão sem meramente reescrevê-la? pois penso que o ser esbanjador é insifuciente pra um diagnóstico de bipolariade. Gastar não seriam um ato impulsivo?

  • Em episódios maníacos, é comum que a pessoa aja sem controle. Assim, atos impulsivos são característicos. Exemplos: gastar muito, abusar de velocidade, infringir regras, desinibir-se sexualmente, et cetera. 

  • Fiquei entre "A" e "E"

    No fim marquei "E" por lembrar que é comum alcoólicos "esbanjarem dinheiro" :s

  • 2 dos critérios que apontam para o diagnóstico de episódio maníaco :

    1. grandiosidade (pagando jantares e distribuindo gordas gorjetas para os garçons);
    2. Envolvimento excessivo em atividades com potencial de consequências dolorosas (ele passara a dissipar os bens do casal, fazendo gastos supérfluos que ultrapassavam suas possibilidades econômicas).
  • Gente fiz por eliminação nao pode ser letra E , por que estado confusional está ligado mais a a questões físicas (lembre-se que a prodgalidade nao tem nada haver com questões físicas, A letra D, fala de impulsividade, até ai ok! Mas depois compara com narcisismo, que nada tem haver com impulsividade. A letra C fala de psicose, psicose sempre é algo bem grave e ta ligada a esquizofrenia, entao sabemos que essa é bem absurda!

    Ai sobra a letra A e a letra B porem sabe-se que a PRODIGALIDADE esta relacionada a uma oscilação de humor e na minha visão pode esta ligada a uma questão mais de personalidade. Por tanto o comportamento relacionado é o de impulsão e a ansiedade é algo ligado ao futuro, porem a pessoa que tem vicio de consumir ela busca uma satisfação de uma pulsão e está mais ligada a esse fato do que o fato de medo ou expectativas futuras, só nos resta a letra A.

    OBS: Nos referenciais teóricos muitos associam bastante o vicio de consumo ao trantorno bipolar

    https://www.instagram.com/taldomarcelinho/

  • Gab A

    eufóricos, próprios dos episódios de mania do transtorno bipolar do humor;