fiquei com duvida a respeito da excreção ( urina), nos insetos e aracnídeos possuem os tubos de malpighi, que retiram as excretas do sangue e jogam no intestino, então fezes e urinas são uma mistura; Fonte Minimanual de biologia RIDEEL 2001, pagina238
III. ERRADA: A transmissão congênita ocorre quando existem ninhos de tripomastigotas na placenta, que liberam amastigotas (fase intracelular não infectante) que chegam até a circulação fetal. (aqui tem transmissão vertical, mas é pelo tripomastigota)
mastigota – fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é um pouco menor que ele. Está presente na fase crônica da doença.
· Epimastigota – é a forma encontrada no tubo digestivo do vetor, não é infectante para os vertebrados. Tem forma fusiforme e apresenta o cinetoplasto junto ao núcleo. Possui flagelo e membrana ondulante
· Tripomastigota – fase extracelular, que circula no sangue. Apresenta flagelo e membrana ondulante em toda a extensão lateral do parasito. O cinetoplasto se localiza na extremidade posterior do parasito. Esse estágio evolutivo está presente na fase aguda da doença, constituindo a forma infectante para os vertebrados.
Fonte:http://www.ufrgs.br/para-site/siteantigo/Imagensatlas/Protozoa/Trypanosomacruzi.htm
IV- Errada , pois tripomastigotas são os agentes causadores da doença, ou seja, o protozoários e eles não defecam, pois são seres unicelulares.