SóProvas


ID
234763
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O teste psicológico é uma amostra de comportamento que possibilita a medida padronizada de determinado construto estudado. Quando o psicólogo escolhe os instrumentos de avaliação, ele deve atentar para as características psicométricas do teste e do grupo normativo. Sobre o teste psicológico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    A avaliação objetiva dos testes psicológicos inclui, em geral, a determinação da sua validade e da sua precisão em situações específicas. Segundo Pasquali (2001), costuma-se definir a validade de um teste dizendo que ele é válido se de fato mede o que supostamente deve medir (p.112). A validade é a questão mais importante a ser proposta com relação a qualquer teste psicológico, uma vez que, apresenta uma verificação direta do teste satisfazer sua função.

    Pasquali (2001) considera que o conceito de precisão ou fidedignidade se refere ao quanto o escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito num traço qualquer. O termo precisão, quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando retestado com o mesmo teste, ou com uma forma equivalente. Antes de um teste psicológico ser apresentado para o uso geral, é preciso realizar uma verificação completa e objetiva de sua precisão.

  • A técnica teste e reteste é utilizada para verificar a fededignidade de um teste, e não a validade.

    "Diversos métodos para obter a fidedignidade das escalas e testes são sugeridos na literatura. Os métodos são alternativos, em geral, mas mais de um método pode ser utilizado, principalmente quando queremos estabelecer a fidedignidade em relação aos dois conceitos principais: consistência interna e estabilidade no tempo. São os seguintes os métodos de fidedignidade:

    • Método do teste-reteste

    • Método das formas paralelas

    • Método das metades

    • Coeficientes de consistência interna"


  • Vejo que depois da resposta correta a maioria massacrante respondeu a letra B como a correta. Aos que marcaram letra B certamente confundiram os conceitos de Validade e Fidedignidade. Para que isto não mais aconteça (já que é recorrente questões que exigem do candidato tal diferenciação) vamos a uma pequena revisão dos termos:

    Validade

    DEFINIÇÃO CLÁSSICA - O teste mede aquilo a que ele se propõe?

    DEFINIÇÃO ATUAL - o grau em que todas as evidências acumuladas corroboram a interpretação pretendida dos escores de um teste para os fins propostos.

    A validade é uma questão de julgamento que diz respeito aos escores dos testes, como são empregados para um determinado objetivo em um dado contexto.

    Todos os procedimentos para determinar validade tratam das relações entre o valor obtido no teste ou escala e outros fatores (critérios) observáveis, independentes, sobre as características do comportamento em consideração.


    Fidedignidade (confiabilidade)


    Qualidade dos escores do teste. Ele mede bem, com acurácia, aquilo a que se propõe? Estão relativamente livres de erros de mensuração?

    A qualidade da fidedignidade não pertence ao teste e sim aos escores deles obtidos.

    Não é absoluta nem imutável. Por isso, as possíveis fontes de erro na mensuração e o grau em que estas influenciam qualquer uso específico de um teste devem ser levados em consideração, estimados e relatados sempre que escores de testes forem empregados.





  • Na verdade o coeficiente de fidedignidade de um instrumento, para que seu uso seja recomendado, deve ser menor ou igual a 0,60