-
Na teoria situacional, o líder deve considerar o ambiente e a maturidade dos liderados.
-
Gabarito: D
-
Segundo Chiavenatto, nas Teorias Situacionais de Liderança , os traços e o comportamento do líder atuam em conjunto com as contingencias situacionais para determinar os resultados, ou seja, as Teorias Situacionais procuram incluir a liderança no contexto ambiental em que ela ocorre, levando em conta o líder, os liderados, a tarefa, a situação, os objetivos, etc. A teoria situacional nada mais é que do que o avanço das teorias baseadas exclusivamente no estilo de liderança.
Para Tannenbaum e schmidt, precursores da teoria situacional, a liderança é um fenômeno situacional que se baseia em três aspectos: forças do líder, forças nos subordinados e forças na situação.
Forças no líder: existente nas características pessoais do líder (facilidade de comunicação, vontade de delegar, etc).
Forças nos subordinados: Presente nas suas características, sua necessidade de autonomia, desejo de assumir responsabilidade, etc.).
Forças na situação: Existente nas condições dentro das quais a liderança é exercida ( estrutura organizacional, ambiente de trabalho, cultura , clima organizacional, etc.).
-
A liderança situacional é aquela que lida com cada situação de forma distinta, considerando diferenças entre características do líder, dos liderados, das tarefas e do contexto. Sabe-se que, neste modelo, num primeiro momento, quando o nívvel de maturidade do funcionário sobe, a liderança passa a ser orientar mais para os relacionamentos.
-
Contribuindo:
A liderança acontece em uma determinada situação. Ela ocorre em uma dada estrutura social decorrente da distribuição de autoridade de tomar decisões. O grau em que uma pessoa demonstra qualidades de liderança depende não somente de suas próprias características individuais, mas também das características da situação na qual se encontra.
(...)
Teorias contigenciais ----------------> Foco na adequação do comportamento do líder às diferentes características situacionais.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.133-134.
bons estudos
-
As teorias contingenciais da liderança representam uma importante mudança em relação às teorias dos traços e comportamentais. Isso porque as teorias contingenciais partem do principio de que para cada situação apresentada haverá um estilo de liderança com comportamentos adequados, ao contrário das anteriores, que consideravam que traços ou características absolutas eram suficientes para caracterizar a liderança.
Carlos Xavier
-
Gab. "D"
A Teoria Contingencial ou Situacional:
Esta teoria procura identificar qual dos fatores situacionais é mais importante e prever o estilo de liderança que será mais eficaz em determinada circunstância.
Questão tanto quanto sugestiva.
#DeusnoComando
-
Situacional = contingência = ambiente
-
A liderança situacional, ou líder que adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.
O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.
A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.
A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores. (Wikipedia)
-
Quando falar em liderança situacional, lembra de duas palavras chaves: maturidade + situação
-
-
Liderança situacional = maturidade + situação
-
Erro da “a”: ênfase na produção e nas tarefas em lugar de ênfase no relacionamento e tarefas.
As demais passaram longe demais.