-
A cultura é composta por três aspectos:
ARTEFATOS - VISÍVEL
VALORES - INVISÍVEL
PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS - INVISÍVEL
-
Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização.
Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.
Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.
Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.
-
Gabarito: E
Níveis dos componentes da Cultura Organizacional:
Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis. ex: símbolos, rituais, heróis, lemas, eventos.
Valores compartilhados: não são visíveis, estão enraizados nas pessoas.
Pressuposições básicas: crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimetos e pressuposições básicas que regem o pensamento das pessoas. Este é o nível mais profundo da cultura organizacional.
-
Níveis da Cultura Organizacional
1. Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam. Engloba os produtos, serviços, tipo de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, etc.
2. Valores Compartilhados: É o segundo nível da cultura. “São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros”.
3. Pressuposições Básicas: “Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas”.
Autor (a): Giovanna Carranza, Livro Administração Geral e Pública, Editora JusPODIVM, Coleção Tribunais e MPU.
-
Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização.
Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.
Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam.
-
... mais facilmente observáveis - artefatos!
gab. letra E
-
Gab. "E"
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.
#DeusnoControle
-
Pelo menos essa eu acertei! Assuntinho chato!
-
LETRA E.
ARTEFATOS: 1° NÍVEL DA CULTURA, SÃO AS COISAS CONCRETAS, VISÍVEIS. EX: PRODUTOS, SERVIÇOS, VESTIMENTAS...
-
Quando você estiver desesperado com esse tipo de questão você respira fundo e diz: "Ah! Vou Passar."
Artefatos, Valores Compartilhados e Pressupostos Básicos.
Estão ordenados assim do mais obtivo ao mais subjetivo!
-
RESUMEX:
CULTURA - NÍVEIS FUNDAMENTAIS
Artefatos observáveis
- Mais superficial e visível
- Representados por:
-- tecnologia
-- prédios
-- instalações
-- produtos
-- serviços
-- disposição física
-- vestimentas
-- marca
-- maneiras como as pessoas se tratam
-- etc.
Valores
- Nem sempre visualizável com facilidade
- Camada intermediária
- Representados por:
-- valores
-- normas
-- ideologias
-- filosofias adotadas
-- etc
Pressupostos básicos
- Camada mais profunda
- Não é observável com facilidade
- Representados por:
-- crenças inconscientes
-- percepções
-- sentimentos
GAB E
-
NÍVEIS DE CULTURA :
-------------------------------------
>> ARTEFATOS <<
- Visíveis, Superficiais, Perceptíveis.
- Primeiro Nível.
- Símbolos, Heróis, Lemas (Comportamento).
--------------------------------------------------------
>> VALORES <<
- Invisíveis, mais difíceis de serem observados nas pessoas.
- Segundo Nível.
- Justificativa Compartilhada.
--------------------------------------------------------
>> PRESSUPOSTOS BÁSICOS <<
- Invisíveis, Mais Íntimos, Profundo e Oculto.
- Terceiro Nível.
- Crenças Inconscientes, Percepções, Tabus.
-
Impressionante como a FCC ama esse assunto!
-
Letra E.
Níveis da cultura organizacional
Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam. Engloba os produtos, serviços, tipo de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, etc.
Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. "São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros"2
Pressuposições básicas: "Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas"
Fonte : Administração Geral e Pública para os Concursos de Analista e Técnico Coleção Tribunais e MPU.
-
Mnemônico dos aspectos da Cultura Organizacional: AVP
Artefatos observáveis
Valores
Pressupostos básicos
OBS: Os colegas já conceituaram cada aspecto.
-
Níveis da cultura organizacional: artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos.
· Artefatos observáveis: camada mais superficial e visível. Os ritos, rituais e os símbolos, lemas, eventos, heróis (tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposições físicas, vestimentas, marca).
· Valores: nem sempre é possível visualizá-lo, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas ideologias, filosofias adotadas e documentadas/enraizadas nas pessoas.
Pressupostos básicos: camada mais profunda da cultura, geralmente não é possível observá-los com facilidade. (crenças inconscientes, percepções, tabus sentimentos).
FOQUEM NISSO, A FCC É TARADA na parte dos artefatos observáveis e dos presuspostos básicos.
GAB LETRA E
-
eu qria q as questões fossem sempre assim kk
-
Os artefatos visíveis são os métodos que um determinado grupo criou, ou seja, o ambiente formal: layout, maneira de vestir, arquitetura, tecnologia, documentos públicos; padrões visíveis ou audíveis do comportamento. Inclui as histórias, rituais e cerimônias corporativas. É um nível mais fácil de visualizar, mas de difícil interpretação. Podemos descrever "como" um grupo constrói seu ambiente e "quais" os padrões de comportamento de seus membros, mas muitas vezes não se consegue compreender a lógica subjacente aos comportamentos apresentados.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Estudo Dirigido para UFC – Volume 03
-
Gab.: E
Apenas para esclarecer:
Osmose Geográfica: caracteriza-se por uma interpenetração de culturas, por conta da proximidade das empresas. Pelo fato de se localizarem numa mesma região, as comunidades costumam incorporar comportamentos semelhantes.
-
-
Tão fácil que dá medo.
-
E
-
E