SóProvas


ID
2348596
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A visão de uma organização estabelece

Alternativas
Comentários
  • Colegas, a Visão é SEMPRE voltada para o FUTURO. Não esqueçam! Enquanto a missão responde a pergunta "Porque eu(empresa) existo?", a Visão responde: "Onde eu(empresa) quero chegar?"

     

    Gabarito letra D

  • A MISSÃO é o que a organização realizará no seu negócio, ou a definição do próprio negócio; enfim, é a razão de ser da organização. Além disso, a missão esclarece o compromisso e dever desta com a sociedade e, ainda, estabelece o que a organização realiza dentro de sua área de atuação. A declaração de missão deve responder à seguinte questão: “por que ou para que existimos?”.

     

    A VISÃO é um modelo mental claro de um estado ou situação altamente desejável pela organização, ou seja, uma realidade futura e possível, descrita de forma simples e objetiva, partilhada por todos os seus membros. Descreve como a organização almeja ser percebida no futuro. A visão de futuro deve responde à seguinte questão: “onde queremos chegar?”.

    Os OBJETIVOS se consubstanciam nos resultados futuros que se pretende atingir, de acordo com a visão de futuro. São alvos que a organização seleciona e busca atingir em um período pré-determinado. Em regra, são medidores qualitativos.

    As METAS, por sua vez, são desdobramentos (partições) dos objetivos e refletem uma posição no futuro. Relacionam-se ao tempo e a valores, exigindo desses fatores para se tornarem objetivos quantificados. Em suma, metas são as formas que aplicamos para atingirmos os objetivos. Geralmente, são medidores quantitativos.

    Os PRINCÍPIOS ou VALORES orientam a convivência dos membros de uma organização e o processo de tomada de decisão e do comportamento no cumprimento da sua missão e na busca da visão de futuro.

  • a) Missão 

    b) Valor

    c) Missão

    e) Missão 

    _________________________________________

    Visão: imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro, representa o destino, identidade comum quanto aos propósitos, orienta comportamento.

    Missão: razão da existência (finalidade ou motivo), objetivos essenciais, orienta propósito, traduz filosofia, é própria e específica.

    Valor: crenças básicas e atitudes, cultura define os valores.

    _________________________________________

    Letra A

    A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional. Cada organização tem a sua missão própria e específica.

    Letra B

    Valor é uma crença básica sobre o que se pode ou não fazer, sobre o que é ou não importante. Os valores constituem crenças e atitudes que ajudam a determinar o comportamento individual. Na verdade, os valores definidos para uma organização muitas vezes podem diferir daquilo que os seus dirigentes acreditam ou valorizam no seu cotidiano.

    Letra C

    A missão envolve os objetivos essenciais do negócio e está geralmente focalizada fora da empresa, ou seja, no atendimento a demandas da sociedade, do mercado ou do cliente. É importante conhecer a missão e os objetivos essenciais de uma organização, porque se as pessoas não sabem por que ela existe e para onde pretende ir, elas jamais saberão qual o melhor caminho a seguir.

    Letra D (GABARITO)

    A visão estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização para o futuro, a fim de orientar o comportamento dos seus membros faz quanto ao destino que a organização deseja construir e realizar. A coerência decorre da visão e não de manuais de organização que costumam proliferar nas empresas. A única maneira de ultrapassar a diversidade cultural, linguística e geográfica que caracterizam as empresas globais e a visão comum.

    Letra E

    A missão deve traduzir a filosofia da organização, que é geralmente formulada por seus fundadores ou criadores através de seus comportamentos e ações. Essa filosofia envolve e crenças centrais que representam os princípios básicos da organização.

     

    Fonte: Chiavenato - Gestão de Pessoas - pg. 63, 64, 68 e Chiavenato - Administração nos novos tempos - pg. 221.

  • Visão

     

    -direção geral, onde se quer chegar;

    -como a empresa se vê no futuro;

    -como a empresa quer ser reconhecida;

     

    Missão

     

    -motivo pelo qual a instituição existe;

    -declaração de intenções;

    -papel da ornganização na sociedade;

    -representa o produto ou o serviço;

    -norteia membros da organização;

    -foco no mercado, segmento de atuação (concorrentes e fornecedores)

     

    Negócio

     

    -define atividade da empresa;

    -focada em um contexto específico;

    -necessidades dos clientes;

  • Visão -----> visionário ----> que enxerga o FUTURO (palavra-chave). 

  • Missão: razão de ser.

    Visão: é o objetivo, o sonho. Onde a organização quer chegar. 

  • Meu resumo:

     

    MISSÃO: traduz a filosofia da organização, seus valores fundamentais. É a razão pela qual a organização existe, sua finalidade. Para definir a missão de uma organização é necessário responder a três perguntas:

     

    · Quem somos nós (a organização)?

    · O que fazemos?

    · Porque fazemos o que fazemos?

     

    A missão envolve descrever os objetivos da organização e geralmente está associada ao cumprimento de demandas da sociedade. É o propósito orientador das pessoas que trabalham em uma organização.  

     

    VISÃO: é um norteador estratégico. É a visão que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. Ela define a ideia de futuro da organização, para onde esta se imagina caminhando. É aquilo que a organização pretende ser no futuro.  A missão oferece as bases para a formulação da visão.

     

    Em conjunto, a missão e a visão proporcionam os elementos para formulação dos objetivos e da estratégia organizacional.

     

     

    VALORES ORGANIZACIONAIS: representam as crenças básicas na organização, aquilo em que a maioria acredita como posturas que devem ser cultivadas na empresa. Os valores servem como uma orientação e inspiração ao desenvolvimento do trabalho no dia-a-dia da empresa. Alguns exemplos: excelência; inovação; participação; parceria; serviço ao cliente; igualdade; transparência; criatividade.

     

    OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS: um objetivo é um resultado que se pretende alcançar dentro de um determinado período de tempo.