-
a) Errada. Os chamados eventos extremos, que podem se manifestar de diferentes formas, deve (devem) se tornar mais frequentes haja visto as mudanças climáticas atuais. "Devem" concorda com "os chamados", portanto, deveria estar no plural.
b) Errada. Países desenvolvidos que apresentam risco mais baixo (,) de serem afetados por cataclismos, por ostentarem maior índice de solidariedade social. A vírgula está errada .
c) Errada. Se alguns desastres naturais já ocorreram em um lugar específico, cedo ou tarde tende (tendem) a se repetir neste mesmo local. "tendem" concorda com "desastres naturais", portanto, deveria estar no plural.
d) Gabarito. A maior vulnerabilidade de algumas regiões a deslizamentos deve-se a fatores humanos e problemas de ordem socioeconômica que poderiam ser prevenidos.
e) Errada. Há desastres naturais de tal intensidade que até mesmo uma população extremamente solidária como a brasileira têm (tem) dificuldades em enfrentar. "tem" concorda com "uma população", portanto, deveria estar no singular.
-
Complementando letra A.
Outro erro em relação à alternativa A é a utilização de haja visto. A expressão correta no contexto é haja vista (por causa de).
-
Dimas por favor explique o erro da letra B.
-
Josefa Pinhel, o erro da B é a primeira vírgula conforme o Dimas destacou. No meu entender, o segmento colocado entre vírgulas nessa frase seria a intenção de ser um comentário o que na verdade ficaria sem sentido.
-
O erro da B, ao meu ver, não é pela virgula pois o que está entre virgula pode ser destacado sem alteração de sentido:
"(...)apresentam risco mais baixo por ostentarem maior índice de solidariedade social. "
- Então a virgula seria como um parentese.
"Países desenvolvidos que apresentam risco mais baixo ( de serem afetados por cataclismos) por ostentarem maior índice de solidariedade social. "
________________________________________________________________________________________________________
- Então o erro ao meu ver é no pronome que, pois o mesmo tira o sentido da frase. Reparem como sem ele a frase fica mais "palatável".
"Países desenvolvidos apresentam risco mais baixo, de serem afetados por cataclismos, por ostentarem maior índice de solidariedade social. "
ENUNCIADO COM O DEVIDO DESTAQUE: "A frase redigida com correção e lógica está em:"
-
A letra b) está errada porque não se separa o nome do seu complemento (adjunto adnominal ou complemento nominal).
Nesta questão temos a palavra RISCO e nesta frase RISCO exige a preposição DE, RISCO DE alguma coisa... E como a vírgula separou o nome do seu complemento a questão ficou errada.
Se errei me notifiquem aí pessoal!
-
Ainda vejo outro erro na letra C
"... se repetir neste mesmo local".
A meu ver, deveria ser "nesse", haja vista que, mesmo trantando-se de um probome endofórico, assim como "nesse", o "neste" tem função catafórica, ou seja, algo que, EM REGRA, ainao nao foi mencionado.
-
Pra mim a alternativa e) também está correta, pois eu entendi o "têm" no plural como uma Silepse de número, concordando com a ideia que a palavra "população" traz de coletivo. Mas enfim, vamo lá né...
-
a) E. O correto é 'devem' para concordar com 'eventos extremos'.
b) E. Sem coerência. Eles ostentam maior índice de solidariedade social?
c) E. 'Tendem' é o correto para concordar com desastres naturais.
d) C
e) E. 'Tem' dificuldade. 'Tem' é o correto porque o sujeito é singular (uma população). O 'têm' usa-se quando temos plural.
-
Everton Luis realmente o "que" está bem estranho na letra b. Se nós avaliarmos, ele introduz uma Oração Adjetiva Restritiva e a frase fica "sem fim".
Escrevendo-a e tirando as vírgulas, ficaria assim:
b) Países desenvolvidos que apresentam risco mais baixo de serem afetados por cataclismos (Orç.Adj.Rest) por ostentarem maior índice de solidariedade social.
Comentário: e a conclusão da frase? Fica sem sentido.
Agora vendo a alternativa d) (gabarito), fica notável que ela tem "início, meio e fim".
d) A maior vulnerabilidade de algumas regiões a deslizamentos deve-se a fatores humanos e problemas de ordem socioeconômica que poderiam ser prevenidos.
-
CERTA:
d) A maior vulnerabilidade de algumas regiões a deslizamentos deve-se a fatores humanos e problemas de ordem socioeconômica que poderiam ser prevenidos.
Trecho do texto:
"Os pesquisadores estimam que um terço do impacto dos deslizamentos de terra e metade dos estragos de inundações poderiam ser evitados com alterações de práticas humanas ligadas à ocupação do solo e a melhorias nas condições socioeconômicas da população em áreas de risco."
-
FAVOR PEDIR comentários do professor.
-
A letra B está com erro de ortografia
Cataclismo
a palavra certa é cataclisma
-
A frase redigida com correção e lógica está em:
a)ERRADA
Os chamados eventos extremos, que podem se manifestar de diferentes formas, DEVEM se tornar mais frequentes HAJA VISTA as mudanças climáticas atuais.
1 - O verbo "DEVE" tem que ficar no plural, pois concorda com "Os chamados eventos extremos".
2 - Haja vista é a expressão adequada e não haja visto, como foi colocado.
b)ERRADA
Países desenvolvidos que apresentam risco mais baixo (NÃO DEVE TER VÍRGULA)de serem afetados por cataclismos, por ostentarem maior índice de solidariedade social.
c)ERRADA
Se alguns desastres naturais já ocorreram em um lugar específico, cedo ou tarde TENDEM a se repetir neste mesmo local.
1 - O verbo "TENDE" tem que ficar no plural, pois concorda com "alguns desastres naturais"
d)CORRETA
A maior vulnerabilidade de algumas regiões a deslizamentos deve-se a fatores humanos e problemas de ordem socioeconômica que poderiam ser prevenidos.
e)ERRADA
Há desastres naturais de tal intensidade que até mesmo uma população extremamente solidária como a brasileira TEM dificuldades em enfrentar (o verbo tem não leva acento nesse caso, poi concorda com população brasileira que está no singular).
1 - O verbo "têm" está conjugado no plural, sendo que deve ser no singular para concordar com "uma população extremamente solidária como a brasileira"
-
OUTRO ERRO DA ALTERNATIVA "E"
Há desastres naturais de tal intensidade que até mesmo uma população extremamente solidária, como a brasileira, têm dificuldades em enfrentar.
Deveria haver vírgular entre "como a brasileira", pois se trata de um aposto.
-
GABARITO LETRA D
OU VOCE VAI PELA GRAMÁTICA OU PELA INTERPRETAÇÃO
Os chamados eventos extremos, que podem se manifestar de diferentes formas, deve (DEVEM) se tornar mais frequentes haja visto as mudanças climáticas atuais.
Países desenvolvidos que apresentam risco mais baixo, de serem afetados por cataclismos, por ostentarem maior índice de solidariedade social.(isso não impede terremoto ou erupção vulcânica) por interpretação dava para responder.
Se alguns desastres naturais já ocorreram em um lugar específico, cedo ou tarde tende (TENDEM) a se repetir neste mesmo local.
Há desastres naturais de tal intensidade que até mesmo uma população extremamente solidária como a brasileira têm (TEM - SINGULAR, pois se refera a POPULAÇÃO ) dificuldades em enfrentar.
-
a) Errada. Os chamados eventos extremos, que podem se manifestar de diferentes formas, deve (devem) se tornar mais frequentes haja visto as mudanças climáticas atuais.
b) Errada. Países desenvolvidos que apresentam risco mais baixo, de serem afetados por cataclismos, por ostentarem maior índice de solidariedade social.
c) Errada. Se alguns desastres naturais já ocorreram em um lugar específico, cedo ou tarde tende (tendem) a se repetir neste mesmo local.
d) Gabarito. A maior vulnerabilidade de algumas regiões a deslizamentos deve-se a fatores humanos e problemas de ordem socioeconômica que poderiam ser prevenidos.
e) Errada. Há desastres naturais de tal intensidade que até mesmo uma população extremamente solidária como a brasileira têm (tem) dificuldades em enfrentar.
>tem= Singula
>têm= plural
foco, força e fé que a aprovaçao chega... "vai estudando e deixa acontecer naturalmente"
-
-
Nesse tipo de questão eu vou primeiro pela gramática e depois, nas alternativas que sobram, eu vou pela lógica.
-
Letra E está errada porque a sociedade brasileira não é solidária.
-
Lembrando que na ''A'' o correto seria o emprego de ''haja vista'', pois tem valor de : tendo em vista, em conta disso.
Pode existir o emprego do termo ''haja visto''.
Ex: Espero que o diretor haja visto a situação dos alunos .
haver na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo (haja) com o particípio do verbo principal ver (visto).
-
Alternativa correta: Letra B
a) Errada. Os chamados eventos extremos, que podem se manifestar de diferentes formas, deve se tornar mais frequentes haja visto as mudanças climáticas atuais. Viola a concordância verbal "devem se tornar". Tenho dúvidas se caberia "devem se tornarem"
b) Errada. Países desenvolvidos que apresentam risco mais baixo (,) de serem afetados por cataclismos, por ostentarem maior índice de solidariedade social. Notem que tudo isso é um sujeito. Não se coloca virgua separando palavras do sujeito
c) Errada. Se alguns desastres naturais já ocorreram em um lugar específico, cedo ou tarde tende (tendem) a se repetir neste mesmo local. Erro na concordância verbal - o verbo tender concorda com desastres naturais
d) A maior vulnerabilidade de algumas regiões a deslizamentos deve-se a fatores humanos e problemas de ordem socioeconômica que poderiam ser prevenidos.
Correta
e) Errada. Há desastres naturais de tal intensidade que até mesmo uma população extremamente solidária como a brasileira têm (tem) dificuldades em enfrentar. Além da concordancia, acredito que caberia uma virgula no seguinte trecho (...), até mesmo uma população extremamente solidária como a brasileira, (...).
-
Pode mesmo essa correlação do "deve-se" com "poderiam ser"???
-
Expressões partitivas (a maior parte de, a maioria...) permitem a concordância verbal tanto no singular quanto no plural.
... a maior parte das pessoas não hesita em favorecer a primeira...
... a maior parte das pessoas não hesitam em favorecer a primeira...
-
A letra b) está errada porque não se separa o nome do seu complemento (adjunto adnominal ou complemento nominal).
Nesta questão temos a palavra RISCO e nesta frase RISCO exige a preposição DE, RISCO DE alguma coisa... E como a vírgula separou o nome do seu complemento a questão ficou errada.
-
Encontrei um possível erro de paralelismo sintático da letra D