SóProvas


ID
2348785
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Nas últimas décadas, a Administração pública vem buscando a excelência nos serviços públicos, fazendo uso de conceitos, metodologias e ferramentas consagradas, com vistas a atingir o grau ótimo de prestação de serviços ao cidadão. Nesse contexto, o modelo criado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ desenvolveu critérios de excelência

Alternativas
Comentários
  •  c)que permitem medir o grau de excelência da organização, entre os quais se incluem estratégias e planos

    O objetivo do método é avaliar a organização de acordo com os critérios listados abaixo para saber qual é seu grau de excelência.

    Os oito Critérios de Excelência referem-se a:

    1. Liderança
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.

    2. Estratégias e Planos
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.

    3. Clientes
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.

    4. Sociedade
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.

    5. Informações e Conhecimento
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.

    6. Pessoas
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.

    7. Processos
    Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.

    8. Resultados
    Esse Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.

  • Fundamentos da excelência são os seguintes:

    1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.

    2. Atuação em rede: desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.


    3. Aprendizado organizacional: busca de maior eficácia e eficiência dos processos da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimento e experiências.


    4. Inovação: promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.


    5. Agilidade: flexibilidade e rapidez de adaptação a novas demandas das partes interessadas e mudanças do ambiente, considerando a velocidade de assimilação e o tempo de ciclo dos processos. 


    6. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma  inspiradora, exemplar, realizadora e com constância de
    propósito, estimulando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e interagindo com as partes interessadas.


    7. Olhar para o futuro: projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre
    a organização, no curto e longo prazos, avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas.

    8. Conhecimento sobre clientes e mercados: interação com clientes e mercados e entendimento de suas necessidades,
    expectativas e comportamentos, explícitos e potenciais, criando valor de forma sustentável.


    9. Responsabilidade social: dever da organização de responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.


    10. Valorização das pessoas e da cultura: criação de condições favoráveis e seguras para as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho, na diversidade e fortalecimento de crenças, costumes e comportamentos favoráveis à excelência.


    11. Decisões fundamentadas: deliberações sobre direções a seguir e ações a executar, utilizando o conhecimento gerado a
    partir do tratamento de informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho, de riscos, de retroalimentações e de experiências.


    12. Orientação por processos: busca de eficiência e eficácia nos conjuntos de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e demais partes interessadas. 


    13. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades das partes interessadas.

     

  • Gabarito: C

     

    Atenção, houve mudanças em Outubro de 2016, agora são 8 Fundamentos:

     


    PENSAMENTO SISTÊMICO
    Reconhecimento das relações de interdependência e consequências entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.


    COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS
    Gerenciamento das relações com as partes interessadas e sua inter-relação com as estratégias e processos numa perspectiva de longo prazo.

     

    APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
    Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

     

    ADAPTABILIDADE
    Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

     

    LIDERANÇA TRANSFORMADORA
    Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar, realizadora e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e a sociedade, no curto e longo prazos, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e pessoas e interagindo com as partes interessadas.

     

    DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.

     

    ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
    Busca da eficiência e eficácia dos conjuntos de atividades de agregação de valor para as partes interessadas.

     

    GERAÇÃO DE VALOR
    Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam as necessidades e expectativas das partes interessadas.

     

    http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

  • desatualizada

  • ATUALIZANDO:

     

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

  • pq Gilmar? é de 2017 pai ¬¬

  • Critérios da FNQ:

    1. Liderança.

    2. Estratégias e Planos.

    3. Clientes.

    4. Sociedade.

    5. Informações e Conhecimento.

    6. Pessoas.

    7. Processos.

    8. Resultados.

  • Daniel Costa, ele disse que está desatualizada porque, apesar de ser uma questão de 2017, foi baseada em um modelo antigo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Antigamente fala-se em "Critérios de Excelência". Porém, em 2016 entrou em vigor a 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), a qual dispõe sobre os oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência, inovando na metodologia para avaliação e autoavaliação do nível de maturidade de gestão das organizações.

     

    Em suma, apesar da questão ser relativamente nova, é baseada em um conceito não atual. Acredito que foi isso que ele quis dizer.

     

    Os atuais fundamentos já foram postados por aqui.

  • A partir dos fundamentos, foram constituídos oito critérios de excelência, que permitem às organizações medirem seus esforços no sentido de avaliar se estão ou não sendo excelentes, ou ao menos, caminhando rumo à excelência. São eles:

    * liderança;

    *Estratégias e planos;

    * Clientes;

    * Sociedade;

    * Informações e conhecimento;

    * Pessoas;

    * Processos;

    * Resultados;

    Vale lembrar do fundamentos:

     

     

    C compromisso com as partes interessadas;

    L liderança transformadora;

    A adaptalidade

    do

    P pensamento sistêmico

    A aprendizado

    G geração de valor

    O orientação por processos

    D desenvolvimento sustentável

    (Clã do pagod)

    Peguei esse minemonico aqui :D

    GABA "c"

  • Critérios → medir o grau de excelência atingindo pela organização.

    Fundamentos → diretrizes para aplicação da metodologia.

  • Os Fundamentos da Excelência ATUALIZADOS chamamos de PALCA DOG

     

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora;  

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

    na 21ª edição do MEG!