GABARITO: D
1. "Ampliando-se o escopo do conceito, poder-se-ía considerar a biblioteca digital um termo genérico que simboliza todo o conjunto de objetos digitais existentes, aleatoriamente colocados na web. Já num contexto mais limitado, afirma-se que uma biblioteca digital pode estar circunscrita a um segmento definido e identificável de objetos, organicamente articulados e voltados para interesses específicos de um grupo".
2. "O que mudou com o advento das bibliotecas digitais não foram, portanto, os conteúdos nem a essência das mensagens veiculadas, mas a forma e o meio através dos quais os documentos passaram a ser produzidos e registrados: um meio mais leve, ágil e dinâmico em suas possibilidades de processamento e comunicação".
3. Por biblioteca digital entende-se "um conjunto de objetos, concebidos em meio digital, desmaterializados de sua condição física tradicional, constituídos de funções inteiramente novas que lhes garantem a hipertextualidade e caráter multimidiático, tornando-os passíveis de acatar novos e peculiares arranjos e tipos de abordagem, no processo de sua recuperação".
4. "No contexto da ciência da computação esforços vêm sendo empreendidos no sentido de se classificar automaticamente objetos digitais dispersos, procurando tornar mais eficaz o processo de recuperação de informações. Nesse sentido, muitos pesquisadores vêm desenvolvendo motores de buscas (search engines) e agentes inteligentes para acessar informações, fundamentando-se esse instrumental primordialmente em buscas por palavras, utilizando-se de sistemas vetoriais e estratégias booleanas, ou combinações de métodos de pesquisa".
Fonte: ALVARENGA, Lídia. A teoria do conceito revisitada em conexão com ontologias e metadados no contexto das bibliotecas tradicionais e digitais. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.2 n.6 dez/01.