SóProvas



Questões de Definições dos Conceitos Fundamentais da Biblioteconomia


ID
81427
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação às linguagens de indexação, considere:

I. Linguagem Natural (LN) é sinônimo de discurso comum, isto é, a linguagem usada normalmente na fala e na escrita.

II. Linguagem Controlada (LC) pode ser definida como um conjunto de termos autorizados, o que reduz substancialmente a diversidade de terminologia.

Ocorre que, em sistemas de recuperação da informação,

Alternativas
Comentários
  • A linguagem natural (LN) pode ser definida como a linguagem do discurso técnico-científico, e, no contexto da recuperação da informação, Lancaster (1993, p. 200) afirma que "a expressão normalmente se refere às palavras que ocorrem em textos impressos, considerando-se como seu sinônimo a expressão "texto livre". Nas bases de dados, os campos de título e resumo registram os termos da LN, enquanto os campos de descritores, termos de indexação ou identificadores registram os termos da linguagem controlada (LC). Esta, denominada também vocabulário controlado, pode ser definida como um conjunto limitado de termos autorizados para uso na indexação e busca de documentos.

      Lopes, Ilza Leite. Uso das linguagens controlada e natural em bases de dados: revisão da literatura.
      Ci. Inf. vol.31 no.1 Brasília Jan. 2002       

     

        


ID
83344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os
itens seguintes.

A biblioteconomia é a disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o fluxo da informação e os meios de processamento para seu acesso e seu uso otimizados.

Alternativas
Comentários
  • Este conceito se aplica mais à CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, que "investiga as propriedades e o comportamento da informação". A Biblioteconomia ocupa-se mais com a ORGANIZAÇÃO da informação.
  • Ciência da Informação - conceitos

    A definição surgida nas conferências do Georgia Institute of Thecnology, EUA, realizadas em Outubro de 1961 e Abril de 1962, retomada e republicada por Harold Borko em 1968, continua válida e com forte cariz programático: [A Ciência da Informação] É a disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da INFORMAÇÃO, as forças que regem o fluxo informacional e os meios de processamento da informação para a optimização do acesso e uso.

    CLÍNICA do texto. Disponível em: <http://sites.google.com/site/clinicadotexto/glossarios/ciencia-da-informacao---conceito>. Acesso em: 9 ago. 2010.

  • O enunciado está descrevendo a Ciência da Informação.  

  • Conforme Lima (2003, p. 77):

    A CI, como um campo autônomo, surgiu no início dos anos 60. Nessa época, Borko (1968, p.3) a descreveu como:

    "uma disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam seu fluxo, e os meio de processá-la para otimizar sua acessibilidade e uso. A CI está ligada ao corpo de conhecimentos relativos à origem, coleta, organização, armazenagem, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e uso de informação... Ela tem tanto um componente de ciência pura, através de pesquisa dos fundamentos, sem atentar para sua aplicação, quanto um componente de ciência aplicada, ao desenvolver produtos e serviços."

    Gab. Errado

    LIMA, Gercina Ângela Borém. Interfaces entre a ciência da informação e a ciência cognitiva. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 77-87, jan./abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/QbYSX39CjbBrMLbqcqsfN6h/?lang=pt


ID
83347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os
itens seguintes.

A ciência da informação e a biblioteconomia constituem a mesma disciplina, porém a primeira é ensinada no nível de pósgraduação e a segunda, apenas na graduação.

Alternativas
Comentários
  • A Ciencia da Informação é uma disciplina teórica enquanto a Biblioteconomia é uma disciplina mais técnica.

ID
83350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os
itens seguintes.

A seleção dos problemas propostos e a forma de sua definição, questões teóricas apresentadas e modelos explicativos, natureza e grau de experimentação e desenvolvimento empírico, instrumentos e enfoques usados e natureza e força das relações interdisciplinares estabelecidas constituem aspectos que tornam a biblioteconomia e a ciência da informação disciplinas semelhantes.

Alternativas
Comentários
  • Relações Interdisciplinares :

     

    Biblioteconomia : Arquivologia , Museologia.

     

    Ciência da Informação: Lógica, Matemática, Linguística, Psicologia, Tecnologia da Informação, Pesquisas Operacionais, Artes Gráficas, Comunicações e Biblioteconomia,

  • GABARITO: E

    Segundo Saracevic, o campo comum entre essas duas áreas é bastante forte: “consiste no compartilhamento de seu papel social e sua preocupação comum com os problemas da efetiva utilização dos registros gráficos. Mas existem também diferenças significativas em alguns aspectos críticos, dentre eles:  1) seleção dos problemas propostos e a forma de sua definição;  2) questões teóricas apresentadas e os modelos explicativos introduzidos;  3) natureza e grau de experimentação e desenvolvimento empírico, assim como o conhecimento prático/competências derivadas;  4) instrumentos e enfoques usados; e  5) a natureza e a força das relações interdisciplinares estabelecidas e sua dependência para o avanço e evolução dos enfoques interdisciplinares. Todas estas diferenças comprovam a conclusão de que biblioteconomia e ciência da informação são dois campos diferentes, com forte relação interdisciplinar e não um único campo, em que um consiste na manifestação especial do outro” (1996, p.49).

     


ID
83353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os
itens seguintes.

A ciência da informação é um campo devotado à investigação científica e à prática profissional, que se ocupa dos problemas da efetiva comunicação de conhecimentos e de registro do conhecimento entre seres humanos, no contexto de usos e necessidades sociais, institucionais e(ou) individuais de informação.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Saracevic (1996, p. 47):

    A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional voltadas para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento. destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologias informacionais.

    Gab. Certo

    SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/07/pdf_7810a51cca_0000015436.pdf


ID
83356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os
itens seguintes.

As tecnologias de informação são fundamentais e estão inexoravelmente ligadas à ciência da informação. Com respeito à biblioteconomia, tal importância é relativa, pois as tecnologias de informação são utilizadas apenas para a automação de bibliotecas e centros de documentação.

Alternativas
Comentários
  • Errado pois na biblioteconomia são usadas também para elaboração de modelos teóricos, vide biblioteca virtual.

  • É só pensar: Alguma vez você já ouviu falar que a TI serve APENAS (como diz a questão) para automação, na Biblioteconomia?

    As questões são tiradas de livros, na maioria das vezes. Se nunca viu/leu/ouviu falar nisso, não há motivos para concordar.
  • Macete: cuidado com questões que são taxativas e que usam palavras como "somente", "apenas", "unicamente", etc. Em geral, elas estão dando afirmativas incorretas.


ID
163312
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O uso do paradigma da Ciência da Informação na Biblioteconomia evidencia, particularmente, o fluxo de informação que ocorre em um sistema no qual os objetos de representação do conhecimento (documentos) são buscados e recuperados em resposta à pergunta iniciada pelo usuário. Isso pressupõe uma grande extensão de assuntos específicos envolvendo processos também específicos. Esse modelo de sistema de informação tem origem em um contexto mais geral, que é a teoria

Alternativas
Comentários
  • A teoria matemática da comunicação visava a precisão e a eficácia do fluxo informativo, procurando (...) servir de referência a qualquer âmbito da comunicação. Pretendia, assim, ser adaptável a qualquer processo de comunicação, independentemente das características dos seus componentes.

                                                  Sinal    Sinal (recebido)           
                                                       |            |
     Fonte de Informaçao --> Transmissor --> Canal --> Receptor --> Destinatário
                                                           ^
                                                           |
                                                  Fonte de ruido
     

    WIKIPÉDIA. Teoria matemática da comunicação. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_matem%C3%A1tica_da_comunica%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 9 ago. 2010.

  • Bom... não entedi o porquê da resposta se "Ator-rede". Acho que a classificação faceta permite a busca e recuperação da informação...
  • Questão para errar mesmo. 

    Eu na minha humildade fui direto em classificação facetada.

  • Resposta:

      d) matemática da comunicação.


ID
167866
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual. Na ótica de Le Coadic, o texto se refere ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • "A informação é um conhecimento inscrito (registrado) em forma escrita (imprensa ou digital), oral ou audiovisual, em um suporte."(LE COADIC, 2004, p. 4). 

     

    LE coadic, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.


ID
167869
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No início do século XX, o meio científico recomendava aos bibliotecários especial atenção com a então chamada little literature. Em 1978, a British Library Lending Division organizou uma reunião em que um novo termo passou a ser aceito. No Brasil, a tradução desse segundo termo veio substituir a antiga expressão literatura nãoconvencional. O termo aludido é "literatura

Alternativas
Comentários
  • Os documentos não-publicados não são comercializados e sua difusão é, em geral, restrita. Constituem a chamada "literatura subterrânea" ou "literatura não-convencional, ou ainda "literatura cinzenta". Fonte: Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação - Claire Guinchat e Michel Menou.

  • A expressão literatura cinzenta (literatura não comercial, literatura não convencional ou literatura oculta) "[...] é usada para designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria. Tal como é empregada, caracteriza documentos que têm pouca probabilidade de serem adquiridos através dos canais usuais de venda de publicações, já que nas origens de sua elaboração o aspecto da comercialização não é levado em conta por seus editores” (GOMES; MENDONÇA; SOUZA, 2007). Exemplos: anais de congressos, relatórios, boletins, normas, literatura comercial, publicações oficiais, patentes, etc.

    Há também a expressão literatura branca (literatura comercial, literatura convencional ou literatura formal) que é usada para designar “documentos convencionais ou formais que apresentam facilidades para identificação, divulgação e obtenção, produzidos dentro dos circuitos comerciais” (GOMES; MENDONÇA; SOUZA, 2007). Exemplos: livros, enciclopédias, periódicos científicos, dicionários, jornais de grande circulação.

  • O segredo da questão é atentar para a expressão “literatura não convencional”, ou seja, normalmente não comercializada pelos meios tradicionais ou por que sua natureza originária não compreende distribuição em larga escala.

ID
172726
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma biblioteca jurídica recebeu como doação o livro "O Júri", de John Grisham. Neste caso, ela deverá

Alternativas
Comentários
  • Tipo de questão que qualquer resposta esta certa. O destino vai depender da política de seleção da biblioteca. FCC inventa demais nas questões.

  • Concordo, Vinícius!

    Essa questão não avaliou conhecimento nenhum. Tanta pergunta mais interessante pra fazer sobre o assunto... Viagem PURA!!

  • Desnecessária essa questão! Isso depende muito da política da biblioteca!

  • Tipo de questão muito genérica, de se resolver jogando uma moeda pro alto...

  • Estagiei no TRF de Pernambuco e fizemos uma seção especial para livros de literatura nacional e estrangeira, independente de qual fosse o assunto, era incorporado ao acervo.


ID
197170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das bibliotecas digitais e outros serviços de
informação em ambiente digital, julgue os itens subsequentes.

Repositórios institucionais de acesso aberto à informação científica são considerados um tipo de biblioteca digital.

Alternativas
Comentários
  • todo repositório institucional de acesso aberto pode ser considerado um tipo de biblioteca digital, mas nem toda

    biblioteca digital pode ser considerada um repositório institucional. (LEITE, 2009). Fonte: https://kuramoto.files.wordpress.com/2009/11/repositorios-institucionais-f-leite.pdf




ID
200242
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas de informação que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de comunidades científicas, incentivam e gerenciam a publicação pelo pesquisador (autoarquivamento), utilizam tecnologia aberta e podem ser acessados por diversos provedores de serviços nacionais e internacionais são conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • Os repositórios digitais (RDs) são bases de dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área temática. Os RDs armazenam arquivos de diversos formatos. Ainda, resultam em uma série de benefícios tanto para os pesquisadores quanto às instituições ou sociedades científicas, proporcionam maior visibilidade aos resultados de pesquisas e possibilitam a preservação da memória científica de sua instituição.

    Os RDs podem ser institucionais ou temáticos. Os repositórios institucionais lidam com a produção científica de uma determinada instituição. Os repositórios temáticos com a produção científica de uma determinada área, sem limites institucionais.

    Fonte: http://www.ibict.br/informacao-para-a-pesquisa/repositorios-digitais

    Gab. C


ID
212173
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Wersig e Neverling, Ciência da Informação é

Alternativas
Comentários
  • Discute as várias definições explícitas e implícitas de informação e ciência da
    informação, numa perspectiva de seu desenvolvimento histórico. Mostra como os
    vários aspectos da ciência da informação se superpõem com outras disciplinas e
    conclui com uma proposta para uma definição de ciência da informação, baseada
    na necessidade social. Apresenta-se um esquema de ciências da informação com
    um apelo para que qualquer discussão sobre informação e ciência da informação
    deixe claras, antes de tudo, as definições que serão usadas.

  • Segundo Wersig e Neveling (1975), o problema da nova ciência estaria na definição de “informação” que, conforme as origens profissionais dos especialistas, teria sentidos e conotações próprias e diferenciadas. Simplesmente, se não estamos em capacidade de definir a priori o que entendemos por informação, então, a ciência que trata do fenômeno levar-nos-ia a interpretações e orientações contraditórias e até conflitantes. A maioria dos autores que vêm tentando definir a Ciência da Informação desenvolve o mesmo raciocínio, exigindo um consenso em torno da definição prévia de informação como condição para definir a nova disciplina científica. Para o senso comum, o argumento parece ter lógica mas, na prática, não é bem assim. A rigor, a Ciência da Informação – a julgar por sua origem pragmática – tem menos a ver com informação e mais com documentação, como pretendemos justificar no presente texto.

    AQUINO, Mirian de Albuquerque. O Campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidade. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2002  p.  9-24. 

    Disponível em:




ID
212179
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Ciência da Informação sofreu influências marcantes de duas disciplinas, que contribuíram não só para a sua gênese, mas também para o seu desenvolvimento. Essas duas disciplinas são

Alternativas
Comentários
  • A C.I tem origem na documentação, bibliografia e recuperação da informação e a sua natureza interdisciplinar se manifesta no relacionamento com a biblioteconomia, a ciência da computação, a ciência cognitiva, incluindo inteligência artificial e a comunicação.


ID
212185
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O enunciado Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade e que possa servir para consulta, estudo ou prova define

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    "documento [...] 1.3 "Qualquer base de conhecimento fixado materialmente, suscetível de ser utilizado para consulta, estudo ou prova" (UFOD, p. 5) 1.4 "Qualquer indicação concreta ou simbólica, conservada ou registrada com a finalidade de representar, reconstituir ou prova um fenômeno físico ou natural." (BRIE, p. 7) 1.5 "Peça única de material escrito ou impresso que fornece evidência ou informação sobre qualquer assunto" (DOC, p. 20)" (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 132)


ID
212236
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em processamento de dados, o termo registro, relacionado com bases de dados, significa

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    "Registro é a informação contida na base de dados e que diz respeito a um documento ou item. Por exemplo, numa base de dados catalográficos um registro conterá todas as informações acerca de determinado livro. Numa base de dados de fontes, um registro mostrará o conteúdo do verbete de um cadastro, ou artigo de periódico. Numa base de dados de inventário, o registro conterá todas as informações pertinentes quanto ao estoque de determinado item. Os registros compõem-se de vários campos. Os tipos de campos utilizados, sua extensão e a quantidade de campos de um registro são escolhidos de acordo com a aplicação específica." (ROWLEY, 2002, p. 107)


ID
212239
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A informação estruturada que descreve um registro contemplando informações administrativas, estruturais, de classificação de conteúdo, de proveniência, de relacionamento entre documentos, relacionada à preservação de acervos digitais, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Metadados de preservação
  • GABARITO: E

    De acordo com Hutt (2004 apud AMORIM; LOPES; VALLE JUNIOR, 2005, p. 14) metadados podem ser definidos como “a informação estruturada que descreve um registro contemplando informações administrativas, estruturais, de classificação de conteúdo, proveniência [e] relacionamento entre documentos”.


ID
212254
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas automatizados de empréstimos entre bibliotecas podem utilizar diversas maneiras de relacionamento. A forma que permite à biblioteca identificar e projetar menus especiais para uso do seu pessoal e do público, incluindo-se definição de diálogos e mensagens, bem como qualquer informação e textos de ajuda, é conhecida como

Alternativas

ID
235210
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

DSI, COMUT e circulação são serviços de:

Alternativas
Comentários
  • Letra correta é C


ID
235216
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Geram uma distribuição útil de documentos porque permitem, além da aproximação de documentos sobre assuntos relacionados, a localização fácil de documentos, a devolução fácil de itens à coleção, bem como a inserção de novos documentos à coleção sem quebrar a estrutura lógica do arranjo. Essa afirmativa refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Os sistemas de classificação geram uma distribuição útil de documentos porque permitem, além da aproximação de documentos sobre assuntos relacionados, a fácil localização de documentos, a fácil devolução de itens a coleção, a inserção de novos documentos a coleção sem quebrar a estrutura lógica do arranjo. (BATISTA, 1998, p.106)

     


ID
235219
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto ao conceito, conteúdo, organização e recuperação de bibliotecas digitais, considere as seguintes afirmativas:

1. Em um escopo conceitual amplo, a biblioteca digital seria constituída por todo o conjunto de objetos digitais existentes, aleatoriamente colocados na Internet.
2. O que mudou com o advento das bibliotecas digitais foram os conteúdos e a essência das mensagens veiculadas.
3. Os novos objetos documentais digitais são passíveis de acatar inúmeros arranjos e tipos de abordagem no processo de sua recuperação.
4. No contexto da ciência da computação, esforços vêm sendo empreendidos no sentido de se classificar automaticamente objetos digitais dispersos, procurando tornar mais eficaz o processo de recuperação de informações.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Concordo que a 3 e 4 estejam corretas, mas discordo da 1.

  • Ampliando-se o escopo do conceito, poder-se-ía considerar a biblioteca digital um termo genérico que simboliza todo o conjunto de objetos digitais existentes, aleatoriamente colocados na web. Já num contexto mais limitado, afirma-se que uma biblioteca digital pode estar circunscrita a um segmento definido e identificável de objetos, organicamente articulados e voltados para interesses específicos de um grupo. fonte: http://www.dgz.org.br/dez01/Art_05.htm

  • GABARITO: D

    1. "Ampliando-se o escopo do conceito, poder-se-ía considerar a biblioteca digital um termo genérico que simboliza todo o conjunto de objetos digitais existentes, aleatoriamente colocados na web. Já num contexto mais limitado, afirma-se que uma biblioteca digital pode estar circunscrita a um segmento definido e identificável de objetos, organicamente articulados e voltados para interesses específicos de um grupo".

    2. "O que mudou com o advento das bibliotecas digitais não foram, portanto, os conteúdos nem a essência das mensagens veiculadas, mas a forma e o meio através dos quais os documentos passaram a ser produzidos e registrados: um meio mais leve, ágil e dinâmico em suas possibilidades de processamento e comunicação".

    3. Por biblioteca digital entende-se  "um conjunto de objetos, concebidos em meio digital, desmaterializados de sua condição física tradicional, constituídos de funções inteiramente novas que lhes garantem a hipertextualidade e caráter multimidiático, tornando-os passíveis de acatar novos e peculiares arranjos e tipos de abordagem, no processo de sua recuperação".

    4. "No contexto da ciência da computação esforços vêm sendo empreendidos no sentido de se classificar automaticamente objetos digitais dispersos, procurando tornar mais eficaz o processo de recuperação de informações. Nesse sentido, muitos pesquisadores vêm desenvolvendo motores de buscas (search engines) e agentes inteligentes para acessar informações, fundamentando-se esse instrumental primordialmente em buscas por palavras, utilizando-se de sistemas vetoriais e estratégias booleanas, ou combinações de métodos de pesquisa".

     

    Fonte: ALVARENGA, Lídia. A teoria do conceito revisitada em conexão com ontologias e metadados no contexto das bibliotecas tradicionais e digitais. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.2 n.6 dez/01. 


ID
235237
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Sistema CCN, coordenado pelo IBICT, é uma rede cooperativa de unidades de informação de instituições. Quanto a esse sistema, considere as seguintes afirmativas:

1. Para a definição dos elementos de dados, utiliza o International Serials Data System (ISDS).
2. Para a descrição bibliográfica do título, utiliza as regras da International Standard Bibliographic Description (ISBD(S)).
3. Para a descrição temática de cada título, utiliza o Tesauro Spines, desenvolvido pela UNESCO.
4. Para cada registro da base de dados, utiliza um conjunto de informações que descrevem um livro e estão reunidas e estruturadas em campos de dados (metadados).

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As referências bibliográficas dos títulos estão apresentadas segundo padrões internacionais, utilizando-se para a definição dos elementos de dados o International Serials Data System (ISDS) e, para a descrição bibliográfica do título, as regras do International Standard Bibliographic Description (ISBD(S).

    O vocabulário utilizado na descrição temática de cada título é o Tesauro SPINES (Science Policy Information Exchange System), desenvolvido pela UNESCO, acrescido de termos livres.

    Cada registro da base de dados contém um conjunto de informações que descrevem uma publicação seriada e estão reunidas e estruturadas em campos de dados (metadados).

    Se liga no peguinha.

  • A pegadinha da questão foi colocar na afirmação 4 o seguinte:  Para cada registro da base de dados, utiliza um conjunto de informações que descrevem um livro e estão reunidas e estruturadas em campos de dados (metadados).

    No site do IBICT, na aba Sistema CCN, consta a seguinte afirmação:

    "Inclui dados de publicações seriadas, nacionais e estrangeiras, e suas respectivas coleções que compõem os acervos das bibliotecas participantes da Rede CCN. Cada registro contém os dados do título, siglas das bibliotecas e os dados de coleções.

    O CCN também indica o endereço eletrônico das revistas que disponibilizam, gratuitamente, os artigos em texto completo na internet.

    As referências bibliográficas dos títulos estão apresentadas segundo padrões internacionais, utilizando-se para a definição dos elementos de dados o International Serials Data System (ISDS) e, para a descrição bibliográfica do título, as regras do International Standard Bibliographic Description (ISBD(S). (Portanto, 1 e 2 estão corretas)

    O vocabulário utilizado na descrição temática de cada título é o Tesauro SPINES (Science Policy Information Exchange System), desenvolvido pela UNESCO, acrescido de termos livres. (Afirmativa 3 também está correta)

    Cada registro da base de dados contém um conjunto de informações que descrevem uma publicação seriada e estão reunidas e estruturadas em campos de dados (metadados)."

    Portanto, na afirmativa 4 em vez de descrevem um livro, deveria ser descreve uma publicação seriada.

    Alternativa: C

    Fonte:


ID
255178
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Abrangência, acessibilidade, atualidade e confiabi lidade encontram-se entre os parâmetros empregados para avaliar a qualidade

Alternativas
Comentários
  • A palavra que define a questão é "acessibilidade". Apenas os sistemas de informação contam com esta caractrerística.
  • A alternativa "das fontes e dos sistemas de informação"é a única que reúne todos esses parâmetros. As outras podem reunir alguns deles, mas esta é a única que reúne todos.

  • A presente questão foi elaborada tomando como referência o texto de Tomael et all, intitulado AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET: critérios de qualidade. Recomendo a leitura. 

  • "Atualidade" e "confiabilidade" é bastante relacionado a fontes.

  • Conforme Accart (2012, p.267-268):

    Qualidades das fontes de informação

    A análise de uma fonte de informação leva em conta os seguintes critérios:

    • pertinência: tata-se do grau de correlação entre a resposta e a questão formulada (norma ISO 11620);
    • exaustividade: para determinar a exaustividade seria preciso conhecer a totalidade das publicações sobre o assunto, razão pela qual esse é um critério que só pode ser relativo.
    • completeza: este critério permite verificar se a resposta obtida em determinada fonte cobre todos os aspectos do assunto em questão, num período relativamente longo e com fontes primárias diversificadas.
    • precisão: a precisão de uma fonte é aferida pela adequação entre a área do conhecimento divulgada pelo produtor e a cobertura efetivamente constatada;
    • confiabilidade: este critério traduz a veracidade e a atualidade das informações obtidas. Pode ser avaliado pelo controle de um especialista ou pelo feedback do usuário.

    Gab. A


ID
255238
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Serviço dentro de uma organização que se refere à canalização de novos itens de informação, vindos de quaisquer fontes, para aqueles pontos dentro da organização onde a probabilidade de utilização, em conexão com interesses ou trabalhos carentes, é grande.

A definição de autoria de H. P. Luhn diz respeito


Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Refere-se à disseminação seletiva da informação.
  • O ponto de confusão é a expressão "qualquer fonte", quando pode-se inferir alguma fonte externa, neste caso, sendo necessária uma modalidade de aquisição (compra, permuta ao doação) para que o item possa ser utilizado dentro da unidade. A questão é que a pergunta refere-se ao serviço de canalização dos itens aos usuários, o que corresponde à disseminação seletiva da informação.
  • Questão dada. Quem não acertou através do enuciado acertou pelo autor; Hans Peter Luhn, criador do DSI, iclusive essa citação é do próprio.
  • A parte "itens de informação, vindos de quaisquer fontes" me confundiu e eu errei a questão, marcando letra d. Somente ao ler os comentários dos colegas consegui compreender o gabarito.

  • Idealizado por HANS PETER LUHN, da IBM em 1961, DSI foi definido como "aquele serviço dentro da organização que se refere à canalização de novos itens de informação, vindo de quaisquer fontes, para aqueles pontos dentro da organização onde a probabilidade de utilidade em conexão com interesses ou trabalhos carentes, é grande." (LUHN,1961,p.131)


ID
259495
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para conclusão de uma pesquisa, o usuário X solicita uma cópia do seguinte documento: Queiroz, Vera Cristina. Curso em ambiente virtual de aprendizagem: canteiro para germinação de comunidade de aprendizagem on line. Tese defendida na Faculdade de Educação da USP em 2005.
Pelas características do documento, qual seria a primeira opção para sua localização?

Alternativas
Comentários
  • Questão dada! 
    Gabarito: letra D.


ID
259501
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ranganathan propôs um conjunto de leis que permitem expressar as metas fundamentais que os serviços de informação devem alcançar. Nessa perspectiva, pode-se considerar que a lei

Alternativas
Comentários
  • letra E - Esta lei é a que norteia o serviço de referência.
  • a) “A biblioteca é um organismo em crescimento” enuncia que os recursos bibliográficos crescem invariavelmente em progressão geométrica vertical. Errado, pois a prestação de serviços e até mesmo determinada área do acervo apresentam variação em seu crescimento e desenvolvimento.

    b) “A cada livro o seu leitor” afirma que o papel da biblioteca é passivo e que os dados sobre o empréstimo indicam taxa de satisfação do usuário com relação ao atendimento prestado. Errado, pois esta lei afirma que o papel da biblioteca é atuar ativamente na sociedade, isto é, se tornar útil aos usuários e satisfazê-los em suas necessidades. Não é possível determinar apenas com os dados sobre o empréstimo a taxa de satisfação do cliente, uma vez que existem inúmeros fatores que influenciam nisto... que vai desde o mobiliário até o atendimento e a qualidade do serviço prestado.

    c) “A cada leitor o seu livro” afirma unicamente a necessidade de se ter no acervo o item procurado pelo leitor, um exemplar para cada usuário. Errado, pois pode haver o item no acervo e o leitor não saber de sua existência e disponibilidade. Além disto, quando Ranganathan afirma "A cada leitor o seu livro", ele quer dizer que o livro deve atender as necessidades do usuário e não que deve haver no acervo um exemplar para cada usuário.

    d) “Os livros são para usar” indica que o custo por uso não deve interferir na decisão sobre a política de formação de acervo. Errado, quer dizer que a biblioteca não é para ser um depósito de livros "intocáveis" até porque eles existem para ser lidos e eles tendem a ficar desatualizados, conforme o desenvolvimento da sociedade e os avanços da ciência. 

    e) “Poupe o tempo do leitor” afirma que o tempo do usuário tem um custo que deve ser considerado na análise de custo-eficácia de um serviço de informação. Certo, pois o tempo do usuário é tão importante quanto o tempo do bibliotecário de Referência. Além disto, a morosidade pode levar o usuário a buscar a informação em outros locais que não sejam necessariamente uma biblioteca.

  • Conforme Lancaster (2004, p. 19):

    A quarta lei - Poupe o Tempo do Leitor - permeia praticamente todas as demais.Os serviços de informação devem preocupar-se não somente em satisfazer as necessidades, mas em satisfazer as necessidades do modo mais eficiente possível.

    Na avaliação dos serviços de bibliotecas, deve-se atribuir um peso suficiente ao tempo despendido pelo usuário. Além disso, na análise de custo-eficácia de um serviço de informação, todos os custos, inclusive todos os custos para o usuário, geralmente devem ser considerados.

    Gab. E

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2004.


ID
259507
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São, em geral, publicações não comerciais que costumam demandar uma pesquisa maior para sua localização. Encaixam-se nessa categoria as publicações da literatura chamada

Alternativas
Comentários
  • D

     

  • Sob a denominação de literatura cinza se incluem teses e trabalhos de ascenso em todos os níveis da educação superior, informes técnicos ou institucionais e publicações periódicas locais ou de pobre ou nula distribuição, escritas geralmente, mas não sempre, em idiomas distintos ao inglês, o qual se tem constituído no idioma científico universal.

    Titulo - O que fazer com a literatura cinza? Disponivel em: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0378-18442007000100003

  • GABARITO: D

    A expressão literatura cinzenta (literatura não comercial, literatura não convencional ou literatura oculta), “tradução literal do termo inglês grey literature, é usada para designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria. Tal como é empregada, caracteriza documentos que têm pouca probabilidade de serem adquiridos através dos canais usuais de venda de publicações, já que nas origens de sua elaboração o aspecto da comercialização não é levado em conta por seus editores” (GOMES; MENDONÇA; SOUZA, 2007).


ID
259519
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dadas as características seguintes, referente às Bibliotecas Digitais,

I. Acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede.

II. Utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas.

III. Existência de coleções de documentos correntes onde se pode acessar não somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo.

IV. Serviço de auxílio ao usuário por meio da entrevista de referência.

V. Provisão de acesso em linha e outras fontes externas de informação (bibliotecas, museus, bancos de dados, instituições públicas e privadas), por meio da utilização da comutação de dados e empréstimo entre instituições.

é correto afirmar que apenas

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: E

    As opções que correspondem a biblioteca digital são:

    I. Acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede.
    II. Utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas. 
    III. Existência de coleções de documentos correntes onde se pode acessar não somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo. 

    A opção IV trata do serviço de referência e a opção V refere-se a comutação bibliográfica.
  • Discordo um pouco do gabarito. Não duvido que hoje em dia podemos ter serviço de referência via email ou chat em tempo real. Eu mesma atendo a pedidos de usuários que me chegam por email. Mas enfim, se a banca diz, está dito...

  • Também acho estranho o Serviço de referência não ser uma característica da biblioteca digital.

    Talvez esteja errado por que na opção ele fala de entrevista de referência e não de entrevista de referência virtual.

    Alguém sabe se algum autor fala sobre isso?

  • Na biblioteca digital, definida por dezenas de autores, pode-se encontrar uma ou várias das características seguintes: 

    a) acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede; 

    b) utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas; c) inclusão de produtos e serviços de uma biblioteca ou centro de informa- ção;

    d) existência de coleções de documentos correntes onde se pode acessar não-somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo. O percentual de documentos retrospectivos tenderá a aumentar à medida que novos textos forem sendo digitalizados pelos diversos projetos em andamento;

     e) provisão de acesso em linha a outras fontes externas de informação (bibliotecas, museus, bancos de dados, instituições públicas e privadas); 

    f) utilização de maneira que a biblioteca local não necessite ser proprietária do documento solicitado pelo usuário;

     g) utilização de diversos suportes de registro da informação tais como texto, som, imagem e números; 

    h) existência de unidade de gerenciamento do conhecimento, que inclui sistema inteligente ou especialista para ajudar na recuperação de informação mais relevante.

     Ler: Murilo Bastos da Cunha. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ci. Inf., Brasília, v. 28, n. 3, p. 257-268, set./dez. 1999

  • As opções IV e V são serviços oferecidos e não características da biblioteca.

  • " e) provisão de acesso em linha a outras 

    fontes externas de informação (bibliotecas, 

    museus, bancos de dados, 

    instituições públicas e privadas); "

    a redação é diferente da que está na prova. ACESSO EM LINHA AAAAA OUTRAS FONTES EXTERNAS... e não tem firula de comutação e empréstimo.

  • " e) provisão de acesso em linha a outras 

    fontes externas de informação (bibliotecas, 

    museus, bancos de dados, 

    instituições públicas e privadas); "

    a redação é diferente da que está na prova. ACESSO EM LINHA AAAAA OUTRAS FONTES EXTERNAS... e não tem firula de comutação e empréstimo.

  • " e) provisão de acesso em linha a outras 

    fontes externas de informação (bibliotecas, 

    museus, bancos de dados, 

    instituições públicas e privadas); "

    a redação é diferente da que está na prova. ACESSO EM LINHA AAAAA OUTRAS FONTES EXTERNAS... e não tem firula de comutação e empréstimo.

  • " e) provisão de acesso em linha a outras 

    fontes externas de informação (bibliotecas, 

    museus, bancos de dados, 

    instituições públicas e privadas); "

    a redação é diferente da que está na prova. ACESSO EM LINHA AAAAA OUTRAS FONTES EXTERNAS... e não tem firula de comutação e empréstimo.

  • Cunha (1999b, p. 258) aponta, como características encontráveis nas bibliotecas digitais: 

    acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede; utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas; inclusão de produtos e serviços de uma biblioteca ou centro de informação; existência de coleções de documentos correntes onde se pode acessar não-somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo


ID
259528
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De modo geral, as bibliotecas, desde o seu surgimento, tiveram como objetivo central a preservação dos documentos, tendo o livro como principal tipo de suporte do conhecimento. Contudo, mais recentemente, “o leitor passou a ser o elemento mais importante da biblioteca: para ele é que os livros e outros documentos bibliográficos e audiovisuais são selecionados, adquiridos, classificados, catalogados, encadernados e colocados nas vitrinas, estantes, arquivos etc. Pensar que a biblioteca possui outro objetivo que não seja o leitor é incorrer no erro burocratizante – o da administração com um fim em si mesma – ou biblioteconomizante: o da biblioteca para o bibliotecário (FONSECA, 2007)”. Dessa forma, as bibliotecas vêm passando por transformações em suas teorias e práticas, resultando também em mudanças para a Biblioteconomia. Neste sentido, pode-se afirmar que a principal causa da mudança de paradigma das bibliotecas tem sido

Alternativas
Comentários
  • Embora o gabarito seja a letra E, considero que a letra B também esteja correta. A explosão bibliográfica obrigou a biblioteca a selecionar melhor o que entra em seu acervo, de modo a não perder o foco no que é solicitado. O surgimento de diferentes suportes para a informação também fez com que biblioteca e bibliotecário saíssem da sua zona de conforto para se adequarem às novas necessidades informacionais 

  • Elisa, também considero que a B está correta, porém ao responder a questão vi aí uma interpretação de texto. Ao final do texto ele fala "neste sentido", ou seja, remeteu ao texto da pergunta, e o texto foca toda hora no usuário, que não pensar nele é um erro, por isso marquei a E. Abraços.

  • Também fiquei em dúvida entre a B e a E, mas a principal causa de mudança não foi a explosão bibliográfica em si, mas o fato de os bibliotecários terem reagido a isso com o desenvolvimento de novas concepções teóricas. A classe poderia ter se extinguido se esses profissionais não tivessem mudado a sua percepção. 

  • Como os colegas acima também considero a B correta pois a mudança de percepção representa muito mais uma consequencia do que uma causa afinal de contas você muda a percepção em razão de algo(causa) normalmente. Entraria com recurso, nessa questão!

     

  • A letra B me parece correta também, porém a gente precisa responder a questão de acordo com o enunciado: "Pensar que a biblioteca possui outro objetivo que não seja o leitor é incorrer no erro burocratizante [...] Dessa forma, as bibliotecas vêm passando por transformações em suas teorias e práticas, resultando também em mudanças para a Biblioteconomia. Neste sentido, pode-se afirmar que a principal causa da mudança de paradigma das bibliotecas tem sido:" 

     

    A letra E é a única que propõe o que está no enunciado (utilizando apenas outro modo de falar) deixando assim, essa alternativa como a correta.


ID
277561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Bibliotecas, assim como qualquer outro tipo de sistema de
informação, precisam ser administradas apropriadamente para
alcançarem os objetivos estabelecidos. Acerca desse assunto,
julgue os itens a seguir.

As grandes áreas funcionais de bibliotecas e também de outros tipos de sistemas de informação correspondem, com as devidas adaptações, às etapas do ciclo informacional.

Alternativas

ID
323557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao conceito de informação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.

A ciência da informação é uma área do conhecimento cuja prática profissional é exercida por bibliotecários, arquivistas e museólogos. Ou seja, a ciência da informação preocupa-se com os fundamentos teórico-conceituais; a biblioteconomia, a arquivologia e a museologia preocupam-se com o contexto de aplicação e a prática profissional.

Alternativas
Comentários
  • Ciência da Informação é a ciência que estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento. Estuda ainda a aplicação da informação em organizações, seu uso, e estuda as interações entre pessoas, organização e sistemas de informação. Logística da Informação, planejamento de informação, modelagem de dados e análise, são as principais áreas de estudo. Entre outras áreas estão a teoria da organização. Todos os campos do conhecimento alimentam-se de informação, mas poucos são aqueles que a tomam por objeto de estudo e este é o caso da Ciência da Informação. Por outro lado, esta informação de que trata a Ciência da Informação movimenta-se num território multifacetado, tanto podendo ser informação numa determinada área quanto sob determinada abordagem.

    O mercado de trabalho do cientista profissional da informação divide-se em três grandes grupos.[8]

    Mercado Informacional Tradicional: que se prepõe de bibliotecas públicas, universitárias, escolares, especializadas, centro culturais e arquivos. Mercado Informacional Existente e Não-Ocupado: que inclui editoras, livrarias, empresas privadas, provedores de internet, banco de dados. Mercado Informacional de Tendências: que compreende a atuação em centros de informação/documentação em empresas privadas, banco e bases de dados eletrônicos e digitais, portais de conteúdo e portais de acesso na rede global (Internet) e em redes institucionais internas (Intranet).
  • A ciência da informação é uma área vasta, e não se limita apenas em biblioteconomia,arquivologia e museologia como citado na questão.
    e TODAS  as áreas dessa ciÊncia é aplicada a teoria e prática.
  • Ciência da informação é um campo interdisciplinar principalmente preocupado com a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação.
  • Biblioteconomia também tem um corpo de conhecimentos e pesquisas que faz dela uma ciência. Segund Francis Miksa(1982), o paradigma da Biblioteconomia, consiste em um grupo de ideias relacionadas com a biblioteca, então considerada como um insituição social. Suas origens encontram-se nos trabalhos de estudiosos  da Escola de Biblioteconomia de Chicago, durante os anos de 1920 e 1930.Tal paradigma desenvolveu-se usando ideias e metodologias buscadas nos campos da Sociologia e da Educação.


ID
323560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao conceito de informação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.

Define-se a ciência da informação como um campo dedicado, entre outras, às questões científicas voltadas para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional e individual do uso e das necessidades de informação.

Alternativas
Comentários
  •  

    Finalmente, devo redefinir a CI nos termos em que evoluiu e no seu enfoque contemporâneo (1990): “A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional voltadas para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento. destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologias informacionais."


    SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p .41-62, jan./jun. 1996.

    Fonte: 
    http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22

     

  • Seracevic distingue informação e informação relevante, esta última relacionada a mecanismos de comunicação seletiva e à orientação dos usuários de sistemas de recuperação da informação.


ID
323563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao conceito de informação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.

Em ciência da informação, a informação é abordada como conhecimento inscrito ou gravado na forma escrita, impressa ou digital, nas formas oral ou audiovisual.

Alternativas
Comentários
  •  "A informação é um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual."

    Le Coadic, A ciência da informação. Briquet de Lemos, 2004. p. 4

ID
323566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao conceito de informação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.

Diferentemente do dado e da informação, o conhecimento é passível de registro ou codificação em diversas formas, de duplicação e reprodução ad infinitum, podendo ser transmitido por diversos meios, conservado e armazenado em diversos suportes, medido e quantificado, organizado, processado e reorganizado segundo diversos critérios e recuperado quando necessário segundo regras preestabelecidas.

Alternativas
Comentários
  • O dado e a informação também são passíveis de registro e codificação em diversas formas.
  • "é passível de registro ou codificação em diversas formas, de duplicação e reprodução ad infinitum, podendo ser transmitido por diversos meios, conservado e armazenado em diversos suportes, medido e quantificado, organizado, processado e reorganizado segundo diversos critérios e recuperado quando necessário segundo regras preestabelecidas."... é A DEFINIÇÃO DE INFORMAÇÃO
  • "a informação é suscetível de ser:

    registrada (codificada) de diversas formas;

    duplicada e reproduzida ad infinitum;

    transmitida por diversos meios;

    conservada e armazenada em suportes diversos;

    medida e quantificada;

    adicionada a outras informações;

    organizada, processada e reorganizada segundo diversos critérios;

    recuperada quando necessário segundo regras preestabelecidas."

    Fonte: ROBREDO, J. Da Ciência da Informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília: Thesaurus; SSRR Informações, 2003. p. 9
     

  • seria um pegadinha pois ele começa dizendo Diferentemente do dado e da informação...por isso está errada. O restante está certo.


ID
323569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao conceito de informação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.

Um dos fatores que contribuíram para o amadurecimento da ciência da informação como área do conhecimento foi o caráter unívoco de seu objeto de investigação: a informação.

Alternativas
Comentários
  • Unívoco - Que só pode ser interpretado de uma forma.
  • Erradíssimo. Eu nunca vi um termo para ter tantos significados como o termo INFORMAÇÃO.
  • Segundo Araújo (1985), “Informação não é na verdade um conceito único, singular, mas sim uma série de conceitos conectados por relações complexas”.

    "A informação, objeto de estudo da Ciência da Informação e matéria-prima na atual Sociedade do Conhecimento, apresenta múltiplas definições e diversas aplicações em diferentes contextos: científico, social, educacional, político e cultural".

     

    Fonte: MESSIAS, L. C. S., MORAES, J. B. M.. Informacao : conceitos e terminologias na area de ciencia da informacao. . In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMACAO, 5, 2003, Belo Horizonte. Anais do ENANCIB. Belo Horizonte : UFMG, 2003

  • A explicação tá muito boa, mas tem que atualizar o artigo do NCPC!


ID
323572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em face dos desafios que constantemente se apresentam aos profissionais da informação, é indispensável que esses profissionais conheçam os diferentes aspectos da área em que atuam. Com relação a esses aspectos, julgue os itens que se seguem.

A biblioteconomia, diferentemente da arquivologia e da museologia, áreas voltadas à dimensão histórica da informação, sofre impactos diretos dos avanços das tecnologias de informação e comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia ajudar a comentar a questão?
    Acredito que a arquivologia e, talvez, a museologia também sofram impactos das tecnologias: o GED por exemplo.
    Ajudem, por favor!
    Fiquem com Deus!!!
  • Acho que todas elas, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia sofrem impactos diretos com os avanços da tecnologia, principalmente nos avanços específicos da área de "Informação" e "comunicação", visto que a INFORMAÇÃO é objeto de estudos das três.
  • Concordo com vocês dois. Tanto a arquivologia quanto a museologia sofrem impacto das novas tecnologias. A aquivologia está tendo que lidar com a mudança de suporte dos documentos das instituições que não são mais elaborados em papel mas em meio eletrônico (O processo eletrônico está sendo adotado em diversos órgaos). A museologia também sofrerá esse impacto porque os registros históricos certamente passaram a estar em meio eletrônico.
    Adcionalmente já se fala em Bibliotecomia 2.0, Arquivologia 2.0 e Museologia 2.0. Todas essas áreas estão presentes na Internet.
  • Colegas,
    O erro da questão está no enuciado: A biblioteconomia, diferentemente da arquivologia e da museologia, áreas voltadas à dimensão histórica da informação, sofre impactos diretos dos avanços das tecnologias de informação e comunicação.

    Ou seja, eles disseram que a arquivologia e a museologia não sofrem impactos das TICs.
    Sabemos que isso é um grande erro.

ID
523276
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No mundo “24/7”, o termo que representa achar, retirar e transportar determinadas coisas significativas, que podem ser desde objetos concretos até elementos abstratos como a informação, é:

Alternativas
Comentários
  • A resposta é zapear. É a única alternativa que traz uma palavra que lembre o mundo “24/7″, que é o mundo “aberto o tempo todo”. 24/7 é uma expressão que significa 24 horas por dia, 7 dias por semana. É pouco usada por aqui, mas é comum nos artigos dos americanos

ID
542569
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em agosto de 2011, será realizado o 24° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. Ele ocorrerá na cidade de

Alternativas
Comentários
  • XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação

    Centro Cultural e de Exposições de Maceió

    7 de agosto de 2011 – 10 de agosto de 2011


    O XXIV CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.

    O evento contemplará Sessões plenárias com palestras e conferências pela manhã; Sessões temáticas e Mesas redondas pela tarde, que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos da Gestão, Comunicação e Tecnologia da informação em bases multidisciplinares, como também os aspectos sociais, econômicos e políticos em curso, e contemplando os aspectos do acesso eqüitativo e da diversidade a todas as pessoas. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.

    fonte: http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv

  • É sério isso? A FCC sempre surpreendendo... 

  • às vezes eu tenho a impressão de que as bancas fazem piada com a nossa cara...

  • FCC tá de sacanagem. Por isso que todo concurso deveria ter bibliográfia.

  • Mediu tudo que eu estudei no curso. Sqn

  • Cortaram uma parte do enunciado?!...só pode :/

  • lÁSTIMÁVEL!

  • Ridículo! 

  • --' tosco

  • Questão nada relevante.

  • Esta questão seleciona o profissional  atualizado que está antenado aos eventos e notícias importantes de sua área.

  • Era só o que faltava mesmo hahahaha

  • QUE BOSTA!

  • É o tipo de questão que não serve para nada... Afff

  • Sem noção!


ID
606337
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A informação estratégica permite que a organização faça planos de desenvolvimento.

                                                       PORQUE

A informação gerencial é aquela gerada, controlada ou disseminada numa organização para aperfeiçoar o atendimento de seus objetivos de negócios.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas

ID
826876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta, com relação à biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • A questai  d também parece correta
  • Letra a está errada porque o primeiro curso de Biblioteconomia surgiu em 1821 pela instituição Ècole Nationale na França (RUSSO, 2010).

    Letra b é a mais adequada porque a Biblioteconomia se ocupa de informações registradas em suportes e de todos os processos que permitem a sua sistematização, organização e disponibilização aos usuários em qualquer ambiente (CARTER, 2004).

    Letra c - não entendi nada!

    Letra d está incompleta porque o bibliotecário deve ficar: Atentos às fontes de informação indiferente ao seu suporte; Astutos juízes das vantagens e desvantagens de várias fontes de informação; Capazes de organizar a informação para que possa ser localizada e utilizada independentemente do seu suporte; Especialistas no uso de fontes jurídicas ou não.
    Disponível em <http://www.infolegis.com.br/perfilbibjuridico.htm>. Acesso em: 18 fev. 2012.

    Letra e está errada porque a informação é o principal objeto de estudo.
  • Questão estranha, para mim a "d" também está certa, ele não disse que o bibliotecário só vai cuidar da administração do acervo.

  • Em relação a letra C, achei essa definição de Danton (MIRANDA, 2003):

    "[...] a Biblioteconomia comparada seria a: análise de bibliotecas, sistemas de bibliotecas, alguns aspectos da biblioteconomia, ou problemas bibliotecários em dois ou mais ambientes nacionais, culturais e sociais, nos termos de seus contextos sócio-políticos, econômicos, culturais, ideológicos e históricos, cuja análise visa entender as similaridades e as diferenças, com o próposito principal de propor generalizações e princípios válidos."

  • GABARITO: B

    a) “A Biblioteconomia é considerada uma das mais antigas disciplinas que se ocupa do acesso à informação e de sua transmissão porque está intrinsecamente ligada ao surgimento da biblioteca. O marco fundamental para o campo foi a obra de Gabriel Naudé (1600-1653), Advis pour dresser um bibliothéque (1627), o primeiro manual para bibliotecários, que formalizou as bases conceituais da Biblioteconomia, abrindo caminho para a afirmação de importantes conceitos, como a ideia de ordem bibliográfica” (SANTOS; RODRIGUES, 2013).

    c) A biblioteconomia comparada poderia ser definida como a "análise de bibliotecas, sistemas de bibliotecas, alguns aspectos da biblioteconomia, ou problemas bibliotecários em dois ou mais ambientes nacionais, culturais e sociais, nos termos de seus contextos sócio-políticos, econômicos, culturais, ideológicos e históricos, cuja análise visa entender as similaridades e as diferenças, com o próposito principal de propor generalizações e princípios válidos" (MIRANDA, 2003).

    d) “A biblioteconomia jurídica é a aplicação das teorias e técnicas biblioteconômicas à Ciência do Direito” (PASSOS, 2009).

    e) A Biblioteconomia tem como objetivo de estudo e trabalho a Informação.

  • Acredito que o erro da "D" está na parte onde se afrma: 

     voltada à formação de bibliotecários para a administração de acervo da área jurídica. 

    Sabemos que aqui no Brasil não existe essa formação específica.

  • Sobre a alternativa C: . A biblioteconomia comparada poderia ser definida por Miranda (2003) como a análise de bibliotecas, sistemas de bibliotecas, alguns aspectos da biblioteconomia, ou problemas bibliotecários em dois ou mais ambientes nacionais, culturais e sociais, nos termos de seus contextos sócio-políticos, econômicos, culturais, ideológicos e históricos, cuja análise visa entender as similaridades e as diferenças, com o propósito principal de propor generalizações e princípios válidos.

    Sobre a alternativa D: “A biblioteconomia jurídica é a aplicação das teorias e técnicas biblioteconômicas à Ciência do Direito"


ID
1041340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e ciência da informação, julgue os próximos itens.

A detecção de deficiência no estado de conhecimento e a consequente busca e obtenção de informação para corrigir essa anomalia resultam em novo estado de conhecimento e são procedimentos que estão na essência da ciência da informação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Nosso estado (ou nossos estados) de conhecimento sobre determinado assunto, em determinado momento, é representado por uma estrutura de conceitos ligados por suas relações: nossa ‘imagem’ de mundo. Quando constatamos uma deficiência ou uma anomalia desse(s) estado(s) de conhecimento, encontramo-nos em um estado anômalo do conhecimento. Tentamos obter uma informação ou informações que corrigirão essa anomalia. Disso resultará um novo estado de conhecimento (LE COADIC, 1996, p. 9-10). 

  • O processo descrito na assertiva está relacionado com o paradigma cognitivo da Ciência da Informação e está correto.

    Gabarito: C


ID
1041343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e ciência da informação, julgue os próximos itens.

Os paradigmas do trabalho coletivo, do fluxo e do usuário afetam o tempo de produção, de comunicação e de uso da informação. Os sítios da Internet, por exemplo, estão incluídos no paradigma do fluxo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Ao percorrer o ciclo da informação, detectam-se três revoluções que afetam os três tempos deste ciclo: o tempo da produção da informação, o da comunicação e o do uso da informação. Efetivamente, três revoluções científicas ocorreram ou estão em curso, dando origem a três novos paradigmas científicos: o paradigma do trabalho coletivo, o do fluxo e o do usuário. Uma quarta revolução, agora tecnológica que se iniciou nos anos de 1960, prossegue sem trégua: é ela que assiste, de modo inexorável, à substituição do suporte de papel pelo suporte eletrônico, sem deixar de afetar os três processos anteriores (LE COADIC, 1996, p.107)



ID
1269004
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“É uma mistura fluida de experiência condensada, valores, e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações”(DAVENPORT, PRUSAK, 1998). Esse enunciado corresponde ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Na realidade, o conceito de Conhecimento que está presente na questão refere-se ao Conhecimento Tácito. É necessário atentar para a distinção entre os dois tipos de Conhecimento: Explícito e Tácito. 

  • Conforme Davenport e Prusak (1999, p. 6)

    Conhecimento é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.

    Gab. D

    DAVENPORT, Thomas; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial. São Paulo: Publifolha, 1999.


ID
1456306
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Empresas especializadas em mobiliários e acessórios de escritórios e bibliotecas, podem oferecer vários modelos e opções, além de orientar quanto ao espaço e arranjo interno da biblioteca.

A função do bibliocanto é

Alternativas
Comentários
  • Cai na minha prova!


ID
1456327
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os textos literários são importantes por apresentar características estéticas peculiares, devendo, então ocupar um lugar especial no acervo.

São gêneros literários de linguagem escrita, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "C" - seminário faz parte de textos não literários. 


ID
1464949
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia (CUNHA e CAVALCANTI. Briquet de Lemos, 2008): “Coleção de material impresso ou manuscrito, ordenado e organizado com o propósito de estudo e pesquisa ou de leitura geral ou ambos. Muitas bibliotecas também incluem coleções de filmes, microfilmes, discos, vídeos e semelhantes que escapam à expressão “material manuscrito ou impresso”. A palavra biblioteca é a junção dos radicais:

Alternativas
Comentários
  • Sugiro a leitura do Edson Nery da Fonseca introdução a biblioteconomia

    A


ID
1760200
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Indicação que aparece no final de um item, contendo informações acerca de um ou mais elementos como título, autor, editor, impressor, data de publicação ou de impressão denomina-se: 

Alternativas

ID
1760212
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1) Catálogos externos 
2) Catálogos internos 

( ) são também chamados de catálogos auxiliares.
( ) podem ser organizados alfabeticamente e sistematicamente. 
( ) são suporte às diferentes atividades dos catalogadores
( ) destinados ao público. 

Alternativas

ID
1807693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de biblioteconomia, de ciência da informação e de gestão da informação, julgue o item a seguir.

A ciência da informação tem seu conteúdo apoiado na interdisciplinaridade: é uma área de conhecimento influenciada pelas ciências matemáticas, físicas, ciências sociais e humanas.

Alternativas
Comentários
  • A Ciência da informação desempenha papel de “metaciência”,que realiza pesquisas e desenvolve teorias sobre os produtos documentários de outras disciplinas e atividades, como a matemática, física, ciências sociais e humanas.

  • A mensagem anterior está correta ao afirmar que a CI "desenvolve teorias sobre os produtos documentários de outras disciplinas e atividades"? Na verdade, a CI "é uma ciência interdisciplinar, derivada e relacionada com outros campos do conhecimento tais como Matemática, Lógica, Línguistica, Psicologia, Sociologia, Comunicação, Biblioteconomia, Documentação, Administração, etc. INGWERSEN (1992). 

  • ROBREDO, 2005, p.3

  • Acrescentando ...

    Três características gerais que constituem a ciência da informação: interdisciplinaridade, ligação inexorável com a tecnologia da informação e por último uma participação ativa e deliberada na evolução da sociedade da informação (SARACEVIC, 1996)

  • Por ser uma ciência pós-moderna, a C.I. é naturalmente interdisciplinar.

    Gabarito: C

  • A CI é realmente multidisciplinar, mas não herda nada das ciências físicas. Matemáticas, sociais e humanas, sim.

ID
2109988
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Fonseca (2007) distingue 3 tipos de leitura, realizadas em uma biblioteca: formativa, informativa e recreativa. “Leitura informativa” é a

Alternativas
Comentários
  • Obrigada Decessars Silva pela ajuda!!!!

  • Tipos de leitura:

    a) Entretenimento ou distração: visa o divertimento, passatempo, lazer, sem maiores preocupações com o aspecto do saber.

    b) Cultura geral ou informativa: visa o conhecimento geral sem aprofundamento.

    c) Aproveitamento ou formativa: visa aprender algo novo ou aprofundar os conhecimentos.

  • Aspectos bibliográficos

    "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa. [...]"

    Leitura informativa

    "Também chamada objetiva, ou instrumental, ou ainda utilitária, a leitura informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação." (FONSECA, 2007, p. 75)

    Leitura formativa

    "A leitura informativa é, sem duvida, a mais importante. Em L'écrit et la communication, Escarpit a denomina leitura projetiva, porque esta modalidade de leitura 'empenha o conjunto da personalidade do leitor, sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem'"

    (FONSECA, 2007, p. 77)


ID
2362360
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um programa de competência informacional caracteriza-se pela

Alternativas
Comentários
  • “Para ser competente em informação a pessoa deve ser capaz de reconhecer quando precisa de informação e possuir habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente a informação. Para produzir esse tipo de cidadania é necessário que escolas e faculdades compreendam o conceito de competência informacional e o integrem em seus programas de ensino e que desempenhem um papel de liderança preparando indivíduos e instituições para aproveitarem as oportunidades inerentes à sociedade da informação. Em última análise, pessoas que têm competência informacional são aquelas que aprenderam a aprender. Essas pessoas sabem como aprender porque sabem como a informação está organizada, como encontrar informação e como usar informação, de tal forma que outros possam aprender com elas.”

    CAMPELLO, Bernadete; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 178-193, jul. 2005


ID
2367802
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Apesar de a literatura especializada da Biblioteconomia e da Ciência da Informação afirmar que o fenômeno é complexo e plural, pode-se dizer, em síntese, que tal fenômeno trata-se de um “processo contínuo de internalização de fundamentos conceituais, atitudinais e de habilidades necessário à compreensão e interação permanente com o universo informacional e sua dinâmica, de modo a proporcionar um aprendizado ao longo da vida”. O fenômeno a que essa assertiva se refere é denominado

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode diferenciar as bichinhas?

  • "A Gestão da Informação é um processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações, independentemente do formato ou meio em que se encontra (seja em documentos físicos ou digitais)."

    "Competência informacional: refere-se à capacidade do aprendiz de mobilizar o próprio conhecimento que o ajuda a agir em determinada situação."

    "A gestão do conhecimento é reconhecida como um recurso estratégico inserido nas empresas e no cotidiano das pessoas. Estamos na era do conhecimento, sabemos que, num processo lógico, toda experiência e informação gerada pelo ser humano em sociedade torna-se em conhecimento, conhecimento presente nas bancas acadêmicas, nos livros e nas enciclopédias virtuais."

    "Competência do conhecimento: é disseminada e compartilhada dentro das organizações. Requer do trabalhador domínio de competências essenciais: o mesmo deve saber, o que é, como faz, porque e para quem faz (OPS/OMS, 1997)."

    https://www.ecrconsultoria.com.br/biblioteca/artigos/gestao-da-informacao/o-que-e-gestao-da-informacao

    https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315

    http://www.sbgc.org.br/blog/o-que-e-gestao-do-conhecimento

    http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Saude/eixo5/30elizabethmarialazzarotto.pdf


ID
2410720
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual é a clássica definição de documento apresentada por Briet na década de 1950? 

Alternativas

ID
2410774
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Conway, com relação às prioridades para preservação, a autenticidade ou a veracidade da informação contida num item mantida por meio de cuidadoso e completo tratamento local ou de reformatação está no cerne

Alternativas
Comentários
  • "A preservação da integridade intelectual preocupa-se com a evidência de maneira diferente. A

    autenticidade ou a veracidade da informação contida num item — mantida através de cuidadoso e

    completo tratamento local ou de reformatação — está no cerne da integridade intelectual (DURANTI, 1995 apud CONWAY, 2001, p.19)


ID
2410810
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É destinada, em virtude da organização e tratamento dados e de seu conteúdo temático, a ser consultada em busca de informações específicas e não lida inteiramente. Esta é a definição do The ALA glossary of líbrary and Information Science para

Alternativas

ID
2459863
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a definição correta de Hiponímia.

Alternativas

ID
2491894
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas propriedades da informação científica, são os conceitos que compõem o significado de palavras e generalizam as características dos objetos e fenômenos.


Essa afirmação referente à informação científica diz respeito à sua natureza:

Alternativas
Comentários
  • Semântica é sinônimo de Semiologia.

  • Segundo Santo Junior e Pinheiro (2010, p. 36):

    Natureza semântica da informação científica: indica o caráter conceitual da informação científica, na qual os conceitos são os que compõemo significado de palavras e generalizam as características dos objetos e fenômenos”, pelo ponto de vista do seu conteúdo. Os autores ressaltam, ainda, que “qualquer informação científica é semântica, mas nem toda a informação semântica é científica” (MIKHAILOV; CHERNYI; GILYAREVSKYI, [1975], 1980, p.78-79).

    Gab. C

    SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. A abordagm teórica de A. I. Mikhailov sobre o termo informação científica. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Campinas, v.7, n. 2, p. 27-45, jan./jun. 2010– ISSN: 1678-765X. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/05/pdf_5cf0ef6ccd_0010589.pdf


ID
2502427
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Campello (2009), o Information Power é um documento que foi desenvolvido pela American Association of School Librarians, em conjunto com a Association for Educational Communication and Technology, em 1998. As normas e parâmetros de letramento informacional apresentados no documento dividem-se em três segmentos: (1) _________, que enfatiza as habilidades de acessar, avaliar e usar informação; (2) _________, que diz respeito à capacidade de buscar e usar informação de maneira independente; e (3) __________, que explora o uso social da informação, abordando a atitude ética com relação à informação e ao compartilhamento de práticas informacionais.


Assinale a opção que apresenta os termos que preenchem corretamente as lacunas acima, observando a ordem na qual aparecem:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Campello (2009), o Information Power é um documento que foi desenvolvido pela American Association of School Librarians, em conjunto com a Association for Educational Communication and Technology, em 1998. As normas e parâmetros de letramento informacional apresentados no documento dividem-se em três segmentos: (1) competência informacional, que enfatiza as habilidades de acessar, avaliar e usar informação; (2) aprendizagem independente, que diz respeito à capacidade de buscar e usar informação de maneira independente; e (3) responsabilidade social, que explora o uso social da informação, abordando a atitude ética com relação à informação e ao compartilhamento de práticas informacionais.

    Gab. C

  • Conforme Campello (2009, p. 77-78):

    [...]. O mais conhecido desses documentos é o Information Power, da American Association of School Librarians, elaborado juntamente com a Association for Educational Communications and Technology, em 1998, que define nove normas de letramento informacional, divididas em três segmentos: competência informacional, aprendizagem independente e responsabilidade social. O primeiro segmento enfatiza as habilidades para acessar, avaliar e usar informação; o segundo diz respeito à capacidade de buscar e usar informação de maneira independente e o terceiro segmento explora o uso social da informação, abordando atitude ética com relação à informação e compartilhamento nas práticas informacionais (AASL/AECT, 1998, p. 8-9).

    Gab. C

    Fonte: http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/tese%20campello%202009.pdf


ID
2516701
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O estudo dos aspectos quantitativos da informação em qualquer formato, e não apenas registros catalográficos ou bibliográficos, referentes a qualquer grupo social, é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Informetria é o estudo dos aspectos quantitativos da informação em qualquer formato, e não apenas registros catalográficos ou bibliografias, referente a qualquer grupo social, e não apenas aos cientistas. A informetria pode incorporar, utilizar e ampliar os muitos estudos de avaliação da informação que estão fora  dos  limites  tanto  da  bibliometria como da cienciometria.

     

    MACIAS-CHAPULA, Cesar A.. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ci. Inf. [online]. 1998, vol.27, n.2, pp.nd-nd. ISSN 0100-1965.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651998000200005.

  • Gab. C


    Webometria é a ciência que estuda os aspectos quantitativos da World Wide Web a partir de abordagens informétricas e bibliométricas.


    cienciometria (também denominada cientometria) é um ramo da sociologia das ciências e da ciência da informação que procura estudar aspectos quantitativos da ciência e da produção científica, quer como uma disciplina, quer como uma atividade econômica.


    Informetria é o estudo dos aspectos quantitativos da informação em qualquer formato, e não apenas registros catalográficos ou bibliografias, referente a qualquer grupo social, e não apenas aos cientistas.


    bibliometria é um campo das áreas da biblioteconomia e da ciência da informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica de determinadas disciplinas, áreas, organizações ou países.


    Foco, força e fé


  • a) webometria é a aplicação de estudos infométricos na Internet. INCORRETA

    b) a cienciometria foca os estudos das métricas relacionadas à atividade científica e é considerada um segmento da sociologia da ciência e é aplicada no desenvolvimento de políticas científicas. INCORRETA.

    c) informetria ou infometria se ocupa com estudos dos aspectos quantitativos da informação produzida por qualquer grupo social. CORRETA.

    d) a bibliometria estuda os aspectos quantitativos da produção, comunicação e uso da informação científica registrada. INCORRETA.

    Gabarito: C


ID
2520265
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere a afirmativa abaixo.


Três são as características gerais que constituem a ciência da informação: interdisciplinaridade, ligação inexorável com a tecnologia de informação e uma participação ativa e deliberada na evolução da sociedade da informação.

                                                                                                      (T. Saracevic)


De acordo com os atributos citados, a ciência da informação:


I. Desenvolve relações com outros campos científicos.

II. É uma disciplina qualificada e plenamente evoluída.

III. Apresenta uma dimensão social.

IV. Segue o imperativo tecnológico.

V. Tem como campo de domínio a sociedade da informação.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Saracevic (1995) aponta três características gerais que constituem a Ciência da Informação: interdisciplinaridade, ligação com a tecnologia de informação e, uma participação ativa e deliberada na evolução da sociedade da informação.

     

    Com relação à abordagem interdisciplinar, considera que a natureza da Ciência da Informação é interdisciplinar, contudo essas relações são dinâmicas e podem ser mais fortes em um determinado tempo e espaço com algumas áreas científicas.

     

    Quanto à segunda característica, ligação com a tecnologia de informação, Saracevic (1995) pensa que essa ligação é inexorável porque o componente tecnológico está impulsionando e forçando a evolução da Ciência da Informação, assim como a evolução da sociedade da informação.

     

    Por fim, Saracevic (1995) julga que a Ciência da Informação tem uma participação ativa e deliberada na evolução da sociedade da informação, com uma forte dimensão humana e social.

  • I. a Ciência da Informação é multidisciplinar, portanto interage com outros campos científicos. CORRETA 

    II. Na verdade a Ciência da Informação é considerada um campo científico recente e em construção. INCORRETA 

    III. a Ciência da Informação possui três paradigmas: o físico, cognitivo e o social. CORRETA 

    IV. Uma das características da Ciência da Informação é sua ligação com a tecnologia da informação, sendo assim ela tende a seguir o “imperativo tecnológico”. CORRETA 

    V. Embora participe ativamente da sociedade da informação, o campo de domínio da C.I. é a própria informação. INCORRETA 

  • Gostei, obrigado!


ID
2545006
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em arquivo é possível encontrar documentos com variadas características. Com relação a classificação dos documentos no que diz respeito a gênero, escolha a resposta que apresenta exemplo de documento iconográfico:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    Prova: CESPE - 2013 - STF - Técnico Judiciário - Área AdministrativaDisciplina: Arquivologia

     

    Fotografias, diapositivos, desenhos e gravuras fazem parte do gênero documental conhecido como iconográfico. (CORRETO)

     

    ----------------------                 ------------------------------                 --------------------------------------       

     

    Ano: 2010

    Banca: CESPE

    Órgão: MPU

    Prova: Técnico Administrativo

     

    Os documentos do gênero iconográfico têm suporte sintético, em papel emulsionado ou não, e contêm imagens estáticas, tais como ampliações fotográficas, slides, diapositivos e gravuras.(CORRETO)


ID
2545027
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um livro é dividido em partes para facilitar a leitura técnica. Externamente, suas partes dizem respeito à sua condição física e, internamente, mais ao conteúdo, sendo dividido em pré-textual, textual e pós-textual. Assinale a opção que apresenta apenas itens da parte pré-textual de um livro:

Alternativas
Comentários
  • D

     

  • NBR 6029

    4.2.1 Elementos pré-textuais

    Os elementos pré-textuais são constituídos de:

    a) falsa folha de rosto;

    b) folha de rosto;

    c) dedicatória(s);

    d) agradecimento(s);

    e) epígrafe;

    f) lista de ilustrações;

    g) lista de abreviaturas e siglas;

    h) lista de símbolos;

    i) lista de tabelas;

    j) errata;

    l) sumário;

    m) prefácio.

    4.2.2 Elementos textuais

    Os elementos textuais são constituídos de:

    a) introdução;

    b) desenvolvimento;

    c) conclusão.

    4.2.3 Elementos pós-textuais

    Os elementos pós-textuais são constituídos de:

    a) posfácio;

    b) referências;

    c) glossário;

    d) apêndice(s);

    e) anexo(s);

    f) índice(s);

    g) colofão


ID
2572075
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A literacia digital constitui-se na “extensão da lógica da própria literacia, da mesma forma que o hipertexto é uma extensão da experiência da leitura tradicional”.


FONTE: PASSARELLI, Brasilina; SILVA, Armando M. da; RAMOS, Fernando (org.). e-Infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: Ed. SENAC, 2014. p.99-100.


Sobre a literacia digital, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Conforme Botelho-Francisco (2017):

    Outra abordagem terminológica para as literacias no campo das TIC é a Digital Literacy, que tem origem em Gilster (1997), que as apresenta de forma inédita para descrever a habilidade de entender e utilizar a informação de múltiplos formatos e proveniente de diversas fontes quando apresentada por meio de computadores.

    Gab.: D.

    BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo Eduardo. Literacias emergentes em contextos digitais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 13, n. especial, p. 4-26, jan./jul. 2017. 


ID
2573725
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à tipologia documental, assinale a opção que corresponde a um tipo de documento físico iconográfico bidimensional.

Alternativas
Comentários
  • Documento iconográfico Inclui documentos bidimensionais tais como original e/ou reprodução de obra de arte, fotografia, desenho técnico, diapositivo, diafilme, material estereográfico, transparência, cartaz entre outros.


ID
2573737
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os elementos pós-textuais da estrutura do livro, “a lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro acompanhada das respectivas definições” denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 59):

    Pós-Textuais

    Posfácio - matéria informativa ou explicativa posterior a elaboração do texto.

    Apêndice - desenvolvimento autônomo elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

    Anexo - documento, nem sempres do próprio autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração.

    Glossário - lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, acompanhadas das respectivas definições.

    Índice - lista alfabética de autores e/ou assuntos e/ou nomes geográficos, por exemplo, contidos na obra, com indicação das páginas em que são encontrados. O índice pode ser também cronológico.

    Colofão - informações do impressor, enereço, local e data da impressão, localizada de preferência na página ímpar da última folha do miolo.

    Gab. C

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
2573764
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A instituição social que se apresenta como uma coleção de documentos de vários tipos, aliada a um conjunto de serviços destinados a facilitar a utilização desses documentos, com a finalidade de oferecer informações, propiciar a pesquisa e concorrer para a educação e o lazer é denominada:

Alternativas

ID
2573806
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em um documento, o esquema que traz os capítulos e seções do livro com seus títulos e respectivas páginas correspondentes e localiza-se na parte pré-textual é denominado:

Alternativas

ID
2580961
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conjunto de documentos organizados, armazenados e conservados em uma biblioteca para consulta ou empréstimo, nos vários suportes físicos, é denominado de

Alternativas

ID
2580967
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A publicação ou série de publicações distintas, ligadas entre si por um título comum, mas cada uma com um autor e título que lhe são próprios, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • NBR6029


    3.7 coleção: Conjunto limitado de itens, de um ou diversos autores reunidos sob um título comum, podendo cada item ter

    título próprio.


    3.52 série: Conjunto ilimitado de itens, sobre um tema específico, com autores e títulos próprios, reunidos sob um título

    comum.


ID
2580982
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A produção sistemática de listas descritivas de registros do conhecimento – principalmente livros, artigos de periódicos e capítulos de livros –, editadas como publicação autônoma, é característica de um

Alternativas

ID
2584462
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Edson Nery da Fonseca, no livro Introdução à Biblioteconomia, apresenta aspectos da leitura e divide esta atividade em diferentes tipos, ainda que não autoexcludentes. Considerando os tipos de leitura a seguir,


I. leitura informativa

II. leitura técnica

III. leitura formativa

IV. leitura recreativa


verifica-se que aquele(s) proposto por Fonseca é(são)

Alternativas
Comentários
  • No aspecto bibliográfico é tradicional em bibliotecas a distinção entre: leitura informativa, leitura formativa e leitura recreativa.

  • Fala sério, o que uma questão dessa mede de um candidato??? Revoltante esse tipo de questão.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

  • "É tradicional, em bibliotecas, a distinção entre leitura formativa, informativa e recreativa [...]"(p. 75)

    informativa: "[...] informativa é a que se faz com objetivo de estudo, pesquisa e informação."(p. 75)

    formativa: "[...] empenha o conjunto da personalidade do leitor ,sendo impossível limitá-la à simples recepção de uma mensagem."(p. 77)

    recreativa: "[...] obras escritas mais para distrair o leitor, e às vezes o próprio autor, do que para sua formação" (p. 80)

    Obs: O autor adverte que a distinção não é rígida. Além disso, tal distinção se dá dentro do aspecto bibliográfica da leitura, que, segundo o autor, é um dos dois aspectos de maior interesse para o bibliotecário (junto ao aspecto ergonômico)

    FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.


ID
2602810
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as alternativas sobre os aspectos do discurso da competência informacional e assinale com V as afirmativas VERDADEIRAS e com F as FALSAS, com base em Campello (2003).


( ) A sociedade da informação é o espaço mais abrangente por onde trafega o movimento da competência informacional.

( ) Se a sociedade da informação é ambiente de abundância informacional, a tecnologia é o instrumento que vai tornar ainda mais complexo esse cenário, potencializando a produção da informação e dificultando o acesso, principalmente daqueles que são denominados “excluídos digitalmente”.

( ) No início do século XXI, começa haver a percepção, por parte dos bibliotecários, de que a biblioteca poderia embasar uma aprendizagem mais ativa, constituindo espaço para desenvolvimento de estratégias de aprendizagem condizentes com as teorias educacionais centradas no aluno.

( ) Os textos dessa temática relembram a competência tradicional do bibliotecário no uso da informação e da tecnologia e na identificação de necessidades informacionais dos usuários e reafirmam a convicção do seu papel no desenvolvimento da competência informacional, desde que assuma as mudanças e se transforme em membro ativo da comunidade.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • No início do século XX (desde a década de 1950), começa haver a percepção, por parte dos bibliotecários, de que a biblioteca poderia embasar uma aprendizagem mais ativa, constituindo espaço para desenvolvimento de estratégias de aprendizagem condizentes com as teorias educacionais centradas no aluno.

  • Conforme Campello (2003, p. 33-34):

    A "sociedade da informação" é o espaço mais abrangente por onde trafega o movimento da competência informacional.

    Se a sociedade da informação é ambiente de abundância informacional, a tecnologia é o instrumento que vai permitir lidar com o problema, potencializando o acesso à informação e conectando as pessoas aos produtos da mente, segundo afirma o documento 2020 Vision, que traça as bases da política de informação do Reino Unido (United Kingdom, 1999).

    [...]. . É preciso observar que, desde a década de 1950, já havia percepção, por parte dos bibliotecários, de que a biblioteca poderia embasar uma aprendizagem mais ativa, constituindo espaço para desenvolvimento de estratégias de aprendizagem condizentes com as teorias educacionais centradas no aluno.

    [...]. Os textos relembram a competência tradicional do bibliotecário no uso da informação e da tecnologia e na identificação de necessidades informacionais dos usuários e reafirmam a convicção no seu papel – único e vital – no desenvolvimento da competência informacional, desde que assuma as mudanças e se transforme em membro ativo da comunidade escolar, deixando para trás suas características de passividade e isolamento.

    Gab. B

    CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/?lang=pt#:~:text=A%20%22sociedade%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%22%20%C3%A9,%22%20(AASL%2C%201998).&text=De%20fato%2C%20%22a%20explos%C3%A3o%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20...


ID
2627404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação e informação, julgue o próximo item.


O campo da documentação e informação consiste em um conjunto de normativas que regulam a organização de acervos de bibliotecas segundo códigos de catalogação e classificação, além de outros instrumentos técnicos.

Alternativas
Comentários
  • A questão apresentada aborda conhecimentos básicos sobre a área de documentação. 

    A documentação na concepção de Paul Otlet e Henri La Fontaine desenvolvida no fim do século XIX tem como objetivo o registro da produção bibliográfica em nível mundial. 

    Para isso, a documentação se apoia principalmente na padronização dos formatos de catalogação e na utilização de um sistema de classificação que incorpore todo o conhecimento. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

     


ID
2627497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando o processo evolutivo das bibliotecas, que passaram a diversificar o tipo de material que reúnem e a forma como disseminam a informação, julgue o item seguinte.


As leis de Lotka, Bradford e Conspectus referem-se aos esforços para quantificar os produtos da atividade científica.

Alternativas
Comentários
  • As leis de Lotka, Bradford e Conspectus referem-se aos esforços para quantificar os produtos da atividade científica.

     

    Conspectus é um esquema de classificação exaurivo, acumulativo, um processo organizado de análise sistemática . que utiliza padrões definidos. 

     

    è um conjunto de códigos , um instrumento, método, ferrmamenta  que serve apra instrumentalizar o desenvolvimento de coleções e gerenciamento (avaliação) de coleções.

     

    CONSPECTUS:
    UM MÉTODO PARA O GERENCIAMENTO DE
    COLEÇÕES EM BIBLIOTECAS
    CONSPECTUS:
    A TOOL FOR COLLECTION MANAGEMENT IN LIBRARIES
    Rita de Cássia do Vale Caribé 1
     

  • Conspectus é uma metodologia para o desenvolvimento de coleções, não está entre as ferramentas para quantificar a atividade científica. Veremos mais sobre ela em aulas posteriores. 

  • Errado.

    Conspectus é uma metodologia utilizada para o Desenvolvimento de Coleções. Cespe/Cebraspe já chegou a cobrar a conspectus como sendo um sistema de informação... bom ter cuidado.


ID
2639293
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Modelo de estrutura para coleções que agrupa os temas e os assuntos de acordo com os critérios: coleção de referência, coleção de lastro, coleção didática e literatura corrente.

A definição apresentada faz referência ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • - Modelo Conspectus: os temas e os assuntos das coleções são determinados pela concentração de exemplares em classes e subclasses de um esquema de classificação (International Federation of Library Associationsand Institution, 2001);

    - Níveis de coleção da American Library Association (ALA): os temas e assuntos das coleções são agrupados em cinco níveis: completeza, pesquisa, estudo, básico e mínimo (Figueiredo, 1998).

    - Dimensões: os temas e os assuntos das coleções são agrupados em: coleção de referência, coleção de lastro, coleção didática e literatura corrente (Miranda, 1980).

  • Gab. C

    Dimensões.


ID
2664796
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo:


I . palavra-chave.

II . termo.

III . cabeçalho de assunto.

IV. conceito.

V. definição.


a. palavra ou frase usada para etiquetar um conceito.

b. palavra ou frase específica usada para localizar um livro ou artigos em catálogos ou índices de periódicos.

c. palavra significativa extraída do próprio texto para representá-lo.

d. descrição verbal do conteúdo de um conceito.

e. unidade de pensamento constituída por abstração a partir de propriedades comuns.


A correlação correta entre os agrupamentos é

Alternativas
Comentários
  • 2.1 palavra-chave: Palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado. (NBR 6028:2003).

    Sabendo esta, já consegue matar a questão....

    Gab. D


ID
2671933
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Barros (2003), o processo de ___________ de informações envolve dois ___________ fundamentais: o ___________ de que há informações a serem disseminadas e que o próprio ___________ envolve estratégias e técnicas de ___________, existindo a figura do ___________, a ___________ e o ___________, para viabilizar o ato ___________.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Alternativas
Comentários
  • inspiração: questões da UFF que querem um Bibliotecário da Inteligência Artificial (BIA) :p

    BARROS, Maria Helena T. C. de. Disseminação da informação: entre a teoria e a prática. Marília: [s. n.], 2003.

    Gab.: B


ID
2697688
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita. Esta definição de Magda


Soares refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra C Letramento. A questão menciona "cultiva e exerce a pratica da escrita".

    Quem é Magda Soares?

    "Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), é um dos maiores nomes na área de alfabetização e letramento, com ênfase em ensino-aprendizagem. Além de sua inquestionável importância no cenário acadêmico, há 7 anos a especialista atua como consultora da rede municipal de educação da cidade mineira de Lagoa Santa, onde desenvolve um intenso trabalho ligado à formação de professores da rede pública."

    Fonte: http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-entrevista/393/magda-soares-discute-como-mediar-o-processo-de-aprendizagem-da-lingua-escrita.html

  • Conforme Soares (2000, p. 47):

    Alfabetização: ação de ensinar/aprender a ler e a escrever.

    Letramento: estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.

    Gab. C

    SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.


ID
2697727
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Processo de aprendizagem voltado para o desenvolvimento de competências para buscar e usar a informação na resolução de problemas ou tomada de decisões. Segundo Kelley Gasque, essa definição caracteriza:

Alternativas
Comentários
  • Letra B Letramento informacional

    Fonte: Profª Dra Bernadete Campelo -UFMG

  • Essas questões são perigosas. O letramento informacional tb pode ser chamado de Competencia Informacional.

  • Gasque (2010), afirma que embora esses conceitos estejam relacionados entre si, não devem ser empregados como sinônimos, uma vez que representam ações, eventos e ideias diferentes:

    a) Alfabetização Informacional: primeira etapa do processo de letramento. Envolve o conhecimento básico dos suportes de informação, compreensão de conceitos relacionados à busca e ao uso da informação, domínio das funções básicas do computador;

    b) Competência Informacional: expressão do "saber fazer". Derivada das relações entre o conhecimento que o sujeito detém, experiência adquirida e reflexão sobre a ação;

    c) Habilidades Informacionais: Realização de cada ação específica e necessária para alcançar determinada competência.

    d) Letramento Informacional: O engajamento do sujeito nesse processo de aprendizagem a fim de desenvolver competências e habilidades necessárias à busca e ao uso de informação de modo eficiente e eficaz. Processo de aprendizagem contínua e prolongada ao longo da vida


ID
2744242
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia o fragmento de texto a seguir.
“Os modelos de informação que estão mais próximos do que seja a representação do usuário humano e do que se passa na sua cabeça em relação ao sistema de informação são denominados modelos __________; os modelos que se identificam com o sistema e tentam descrever o que passa em seu interior são os modelos de ________. Os modelos que interpretam os usuários, o sistema e a interpretação entre eles são os modelos ________”.
Assinale a opção que apresenta, na sequência correta, os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

  • https://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a10v30n1.pdf Resposta aqui na p. 86 (não consegui copiar e colar por alguma razão)


ID
2746816
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Naves e Kuramoto (2006), a partir da constatação da mudança de paradigma da posse da informação para o acesso à informação, nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a organização da informação passou a ser amplamente discutida, pois a necessidade e a satisfação do usuário são fundamentais para o trabalho do profissional da informação. Associe a COLUNA II à COLUNA I.


COLUNA I – Termo

1. Folksonomia

2. Hipertexto

3. Tesauro

4. Metadado

5. Ontologia


COLUNA II - Contexto da organização da informação

( ) Dispositivo que consiste na abordagem de estruturação e manipulação de textos caracterizados pela não linearidade textual.

( ) Dispositivo que tem como finalidade a identificação descritiva de cada entidade informacional presente nos documentos, a qual permite que programas de computador tratem ou processem melhor a informação contida no documento eletrônico.

( ) Dispositivo que tem como propósito compreender um domínio e classificar termos.

( ) Dispositivo de navegação social em que são exploradas as próprias preferências do usuário para classificar a relevância dos conteúdos.

( ) Dispositivo que consiste em um esquema de classificação composto de palavras e frases cuja organização objetiva facilitar a expressão de ideias em um texto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1. Folksonomia - é uma forma relacional de categorizar e classificar informações disponíveis na Web, sejam elas representadas em qualquer formato. Sua principal característica é a criação de tags (descritores) a partir do linguajar das pessoas que a utiliza.

    2. Hipertexto - termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperligações.

    3. Tesauro - vocabulário controlado e dinâmico de termos relacionados semântica e genericamente, cobrindo um domínio específico do conhecimento.

    4. Metadado - dados que representam informações contidas em outros dados.

    5. Ontologia - define os termos básicos e as relações, compreendendo o vocabulário de uma área de tópico, bem como as regras para a combinação de termos e as relações para definir as extensões do vocabulário.


    Letra A: 2, 4, 5, 1, 3

  • Não entendi essa questão. Como tesauro pode corresponder a ultima questão como diz o gabarito?Um tesauro não é composto de frases, apenas termos. Esse gabarito não está errado?


  • Respondendo a questão da Suelen:

    O tesauro possui um campo denominado Nota explicativa (NE) que permite incluir uma definição do termo ou uma orientação sobre como utilizá-lo em uma indexação.  Por isso está correto quando a questão diz "palavras e frases"


ID
2785348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.


A gestão do conhecimento formaliza-se nas ações de consultar, compartilhar e colaborar, conhecidas como 3 Cs.

Alternativas
Comentários
  • Três Pilares da Gestão do Conhecimento: Consultar, Compartilhar e Colaborar.

    Eles atuam de maneira transversal, exigindo a atuação em três dimensões: Ferramentas (ou mecanismos), Cultura e Capital Humano.

  • A questão aborda conceitos gerais sobre a Gestão do Conhecimento.

    Na Gestão do Conhecimento o conhecimento tácito, existente entre os relacionamentos pessoais, nem sempre registrados, é focado no capital intelectual individual ou coletivo.

    Para capturar o conhecimento tácito, a gestão do conhecimento apoia-se em três pilares de atuação transversal:  Consultar, Compartilhar e Colaborar. Cada um deles atua em três dimensões distintas: ferramentas, cultura e capital humano.

    Logo, a assertiva está CORRETA.

    Gabarito do Professor: Resposta CERTA


ID
2785354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.


A gestão da informação atua na perspectiva do conhecimento tácito, ou seja, com base em dados e informações armazenados em veículos de comunicação, como, por exemplo, livros, impressos ou digitais.

Alternativas
Comentários
  • Correção: A gestão da informação atua na perspectiva do conhecimento explícito, ou seja, com base em dados e informações armazenados em veículos de comunicação, como, por exemplo, livros, impressos ou digitais.

     

    Gestão da Informação focaliza a informação ou o conhecimento registrado.

    A Gestão do Conhecimento destaca o conhecimento pessoal, muitas vezes tácito, e que, para ser efetivamente utilizado, antes precisa ser descoberto e socializado.

     

    Ricardo Rodrigues Barbosa, 2008. 

  • Conhecimento tácito = o que está apenas na cabeça das pessoas.

    Conhecimento explícito = conhecimento registrado (em livros, manuais, vídeos, etc...)

  • O erro do item é dizer que o conhecimento armazenado em livros, impressos ou digitais, é tácito. Esse tipo de conhecimento descrito na questão está formalizado, expresso em um meio físico, o que o torna claramente explícito!

  • citou algo fisico, livro por exemplo, ja n e mais tacito

  • Conhecimento explícito é o que está externalizado, registrado em algum lugar. Mais fácil de armazenar, processar e transmitir.

    • conhecimento Tácito é aquele adquirido pela experiência.

    • Explícito é aquele transmissível por meio da linguagem formal, codificado e sistemática.
  • conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquire ao longo da vida, e o conhecimento explícito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado e escrito.

    Roberto Leal, 2009

  • Conhecimento tácito é o conhecimento que a pessoa adquire ao longo da vida com a experiência.

  • A questão aborda conceitos ligados à gestão da informação e do conhecimento. 

    O conhecimento expresso em “base em dados e informações armazenados em veículos de comunicação, como, por exemplo, livros, impressos ou digitais" é explicito e não tácito como apresentado na assertiva. 

    O conhecimento explícito é objeto da gestão da informação. Este tipo de conhecimento é registrado em algum meio passível de acesso.  

    O conhecimento tácito, por sua vez, é o objeto da gestão do conhecimento. Este tipo de conhecimento corresponde a experiência do indivíduo sobre determinado tema. Uma vez registrado e compartilhado, este conhecimento se transforma em conhecimento explícito. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2785357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.


A gestão da informação atua no âmbito do conhecimento explícito, visando a ações como a seleção e o mapeamento dos fluxos, além do tratamento, do armazenamento, da disseminação e da mediação da informação e do uso de recursos tecnológicos.

Alternativas
Comentários
  • Gestão da Informação (GI) lida com o universo de documentos, os quais são produzidos, armazenados e utilizados em um contexto organizacional. Pode-se considerar que os processos críticos da gestão da informação sejam a organização e o tratamento da informação.  A GI focaliza a informação ou o conhecimento registrado (explícito).


ID
2785360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.


A gestão do conhecimento alinha-se aos fluxos formais de informação à medida que acessa informações internas particionadas, as reestrutura e lhes dá novo significado, transformando-as em conhecimento tácito.

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO

     

    A gestão do conhecimento alinha-se aos fluxos formais de informação à medida que acessa informações internas particionadas, as reestrutura e lhes dá novo significado, transformando-as em conhecimento explícito.

     

    A questão faz referência à conversão de conhecimento chamado COMBINAÇÃO, que é quando ocorre a transformação do conhecimento explícito em outro conhecimento explícito. Dessa forma, quando recategorizarmos, aumentarmos e até reestruturarmos um conhecimento explícito, estamos transformando esse conhecimento.

    Ex: Resumo de uma determinada matéria consultada em um livro, na medida em que estamos reestruturando determinado conhecimento explícito em outro conhecimento explícito.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Conforme Souto (2014, 206, 212):

    O conhecimento explícito, ou codificado, refere-se ao que pode ser transmitido em linguagem formal e sistemática, e por isso, é facilmente comunicado e compartilhado. É aquele que as organizações conseguem armazenar.

    Práticas de Combinação: [...] são as que promovem o compartilhamento de conhecimento, numa relação muitos para muitos, em que se dá o processo de mobilidade do explícito para o explícito.

    Exemplos: Encontros de lições aprendidas, Fóruns de discussão Catálogos de especialistas, etc.

    Gab. Errado


ID
2795098
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As unidades do conhecimento, identificadas por meio de enunciados verdadeiros sobre um item de referência e representados por uma forma verbal, são denominadas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Conceito é uma unidade do conhecimento, compreendendo afirmações verdadeiras sobre um dado item de referência, representado numa forma verbal [sendo que:] afirmação verdadeira é a componente de um conceito que expressa um atributo do seu item de referência; item de referência é o componente de um conceito para o qual sua afirmação verdadeira e sua forma verbal estão diretamente relacionadas, sendo assim seu ‘referente’; forma verbal (termo/nome) de um conceito é o componente que resume convenientemente ou sintetiza e representa um conceito com o propósito de designar um conceito em comunicação (DAHLBERG, 1978).

    Segundo Dahlberg (1978), todo enunciado sobre objetos contém um elemento do respectivo conceito, que se identifica como característica do conceito. Cada enunciado apresenta (no verdadeiro sentido de predicação) um atributo predicável do objeto que, no nível de conceito, se chama característica. Muitas vezes não se trata de um atributo a que corresponde uma característica mas de uma hierarquia de características, já que o predicado de um enunciado pode tornar-se sujeito de novo enunciado e assim sucessivamente até atingirmos uma característica tão geral que possa ser considerada uma categoria. (Entende-se aqui por categoria o conceito na sua mais ampla extensão). 

    Denomina-se termo um signo linguístico que representa um conceito identificado na estrutura conceitual de um campo específico do conhecimento (MEDEIROS, 1986).

  • Confundi termo e conceito :/


ID
2824024
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O meio de quantificação da ciência, com vistas a analisar a comunicação científica por meio de dados estatísticos e, assim, é também eficaz para aferir as produções escritas em fontes de informação de uma determinada área ou campo científico é denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra A.


    Enriquecendo...

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, bibliometria é "1. Análise quantitativa da comunicação escrita. 2. "Estudos que buscam quantificar os processos de comunicação escrita" (PRIT). 3. Aplicação de métodos matemáticos e estatísticos a livros e outros veículos de comunicação. [...] 5. As principais áreas de pesquisa em bibliometria incluem as leis bibliométricas (Bradford, Lotka e Zipf), análise de citações e indicadores de desempenho de pesquisa."

  • Resposta correta: Bibliometria : “A aplicação da matemática e métodos estatísticos para livros e outras mídias de comunicação”.

    TAXONOMIAS: A função principal de uma taxonomia não é de padronização terminológica para a recuperação da informação, como os tesauros, mas de ordenação/organização de informação e dados.

    ONTOLOGIAS: As ontologias organizam o conhecimento na forma de uma teia de relações. Essa forma de organização permite formas de representação baseadas em lógica, o que possibilita o uso de mecanismos de inferência (pode ser inteligência artificial) para criar novo conhecimento a partir do existente.

    Informetria : “é o estudo dos aspectos quantitativos da informação em qualquer formato, e não apenas registros catalográficos ou bibliografias, referente a qualquer grupo social, e não apenas aos cientistas.

  • a) a Bibliometria estuda os aspectos quantitativos da produção, comunicação e uso da informação científica registrada. CORRETA 

    b) é um tipo de linguagem documentária. INCORRETA 

    c) é um tipo de linguagem documentária. INCORRETA 

    d) A Infometria abarca a Cienciometria e a Bibliometria, estuda todos os processos quantitativos da informação em geral. 


ID
2824081
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto à competência informacional, ou “literacia”, considera-se leitor competente ou letrado aquele que

Alternativas
Comentários
  • Quando um leitor é chamado de competente ou letrado, ele apresenta alguns comportamentos como:

    • Sabe como e onde buscar textos de acordo com as suas expectativas, seus interesses ou necessidades informacionais; • Tem interesse em adquirir livros frequentemente;

    • Conhece os locais onde os livros e materiais de leitura estão disponibilizados, sejam em bibliotecas, livrarias, arquivos, entre outros;

    • Frequenta espaços mediadores de leitura;

    • Orienta-se facilmente nas estantes, sem a necessidade de pedir ajuda quanto à busca daquilo que lhe interessa;

    • Segue as orientações de leitura oferecidas pelo autor;

    • É capaz de avaliar novos textos, posicionando-se critica e criativamente diante deles;

    • Troca opiniões e informações com outros leitores a respeito do que foi lido;

    • É receptivo a novos textos que não confirmem seu horizonte de expectativas;

    • Amplia seu horizonte de expectativas e sua visão de mundo a cada leitura.


    Fonte: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/2748/1/SANTELLI%2C%20Sabrina.pdf


ID
2927329
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leias as afirmativas abaixo:


I. a Informação-como-conhecimento de Buckland (1991) refere-se ao conhecimento para atribuição de dados documentários aos objetos informacionais.

II. devido aos estudos de Borko terem se iniciado por volta de 1968, e, todavia, o autor tinha uma percepção ampla da área, apresenta em sua pesquisa que a Ciência da Informação se preocupa em estudar exclusivamente à origem, produção e organização da informação e do conhecimento.

III. a informação-como-processo de Buckland (1991) refere-se ao processo desenvolvido a partir da informação documentária para a elaboração de registros bibliográficos.

IV. foi a partir de Borko (1968) que se passar a destacar a natureza interdisciplinar e multidisciplinar da Ciência da Informação.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. a Informação-como-conhecimento de Buckland (1991) refere-se ao conhecimento para atribuição de dados documentários aos objetos informacionais. (Informação-como-coisa é a informação registrada, ou seja, documentos)

    III. a informação-como-processo de Buckland (1991) refere-se ao processo desenvolvido a partir da informação documentária para a elaboração de registros bibliográficos.

    informação-como-processo - Quando alguém é informado, aquilo que conhece é modificado. Nesse sentido “informação” é “o ato de informar...; comunicação do conhecimento ou “novidade” de algum fato ou ocorrência; a ação de falar ou o fato de ter falado sobre alguma coisa” (Oxford English Dictionary, 1989, v.7, p.944). 

  • Resposta: E. Todas as alternativas estão erradas.

    Responder

  • BUCKLAND, 1991

    Informação como processo (‘informação’ é “o ato de informar...”; comunicação do  conhecimento ou ‘novidade’ de algum fato ou ocorrência)

    Informação como conhecimento (o conhecimento comunicado referente a algum fato particular, assunto, ou evento; aquilo que é transmitido, inteligência, notícias)

    Informação como coisa (atribuído para objetos, assim como dados para documentos, que são considerados como ‘informação’, porque são relacionados como sendo informativos, tendo a qualidade de conhecimento comunicado ou comunicação, informação, algo informativo).

    Gab.: Letra E

  • GABARITO: E

    I. Informação como conhecimento: "informação" é também usado para denotar aquilo que é percebido na "informação como processo"; o conhecimento comunicado referente a algum fato particular, assunto ou evento; aquilo que é transmitido, inteligência, notícias ( BUCKLAND, 1991).

    II. Para Borko (1968) Ciência da Informação é a disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o fluxo da informação e os meios de processamento da informação para otimizar a acessibilidade e uso. Ela diz respeito àquele corpo do conhecimento relacionado com a origem, coleta, organização, armazenamento, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e utilização da informação (ARRUDA, 2009).

    III. Informação como processo: quando alguém é informado, aquilo que é modificado. Nesse sentido, "informação" é o ato de informar...; comunicação do conhecimento, ou "novidade" de algum fato ou ocorrência; a ação de falar ou o ato de ter falado sobre alguma coisa ( BUCKLAND, 1991).

    IV. Foi Borko, em 1968, o primeiro a conceituar Ciência da Informação ao publicar um pequeno artigo e propor que seu objetivo seria o estudo do comportamento e das propriedades gerais da informação. Legitimando-a dois anos depois, Saracevic (1970), ao afirmar que a CI é uma ciência interdisciplinar por natureza, reforçou a importância do aporte de pesquisadores das ciências naturais que traziam, junto com eles, também um modo de raciocínio científico próprio – justamente o modo positivista, que consiste na aplicação, aos fenômenos e processos humanos, das mesmas técnicas de observação e pesquisa das ciências da natureza, em busca de leis e princípios universalmente válidos (ARAÚJO, 2014).


ID
2933590
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  contexto  da  proposta  da  documentação,  na  passagem do século XIX para o XX, o conceito de documento  foi  trabalhado  como  tal, em especial  pelo  belga  Paul Otlet,  por  indicar  maior  capacidade  de  generalização.  Junto  com  Henri Lafontaine, Otlet preocupava‐se com a necessidade de  um  controle  bibliográfico  universal  que,  ao  fornecer  informação  a  todos,  funcionaria  como  instrumento  que  conduziria ao respeito mútuo e à paz entre os povos. Otlet,  em  seu  Traité  de  Documentation,  publicado  em  1934,  ressaltou a bibliografia como descrição de documentos, mas  defendeu  a  bibliologia  que,  de  modo  relacionado,  representava  uma  ciência  e  uma  técnica  gerais  do  documento.  Entre  1905  e  1917,  Otlet  foi  abandonando  a  palavra bibliografia em proveito das palavras documentação  e informação. 


C. D. Ortega. O conceito de documento em abordagem  bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do  campo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15,  n.º 3, p. 52‐66, set./dez 2010 (com adaptações). 


A partir do texto acima, julgue o próximo item.


Paul Otlet propôs uma mudança de paradigma quando afirmou que tudo pode ser um documento, a partir da diversidade de objetos e ambientes em que exista.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    "documento [...] 1. Definições clássicas: 1.1 Suporte de informação. Para Paul Otlet, documento é o livro, a revista, o jornal; é a peça de arquivo, a estampa, a fotografia, a medalha, a música; é também, o filme, o disco e toda a parte documental que precede e sucede a emissão radiofônica. Ao lado dos textos e das imagens, existem objetos documentais por si mesmos (reália). São as amostras, os espécimes, modelos, fac-símiles e, de maneira geral, tudo que tenha caráter representativo em três dimensões e, eventualmente, em movimento. <=> livro, publicação. 1.2 "Representação da realidade sob uma forma literária (escrito, texto), ou gráfica, ou plástica (ícone, imagem)" (otl, p. 372)."

  • GABARITO: CERTO

    Otlet propõe uma grande mudança de perspectiva quando desenvolve a ideia de que tudo pode ser um documento. Ele apresenta os documentos a partir da diversidade de objetos e ambientes existentes, ressaltando, por exemplo, os documentos audiovisuais que estavam em franco desenvolvimento no século XIX.

    Fonte: ORTEGA, Cristina Dotta. O conceito de documento em abordagem bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do campo. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 7, n. esp., p. 41-64, ago. 2016.

  • Esta questão aborda conhecimentos básicos da biblioteconomia.

    Paul Otlet foi um advogado belga que desenvolveu muitos dos conceitos e paradigmas da Documentação, Biblioteconomia e das Ciências da Informação no final do século XIX e início do século XX. Foi criador da CDU e também contribuiu para o desenvolvimento da catalogação e da organização do conhecimento como um todo.

    O período de vida de Otlet é um período no qual diversas mídias e suportes de informação foram criados e eventualmente popularizados como a fotografia, os filmes, as gravações sonoras, entre outros. Otlet foi o primeiro a reconhecer que cada um destes suportes poderia ser entendido como um documento pois essencialmente forneciam e transmitiam informação, tal qual o documento impresso em papel. Logo, a proposição apresentada na assertiva está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO

  • Esta questão aborda conhecimentos básicos da biblioteconomia.

    Paul Otlet foi um advogado belga que desenvolveu muitos dos conceitos e paradigmas da Documentação, Biblioteconomia e das Ciências da Informação no final do século XIX e início do século XX. Foi criador da CDU e também contribuiu para o desenvolvimento da catalogação e da organização do conhecimento como um todo.

    O período de vida de Otlet é um período no qual diversas mídias e suportes de informação foram criados e eventualmente popularizados como a fotografia, os filmes, as gravações sonoras, entre outros. Otlet foi o primeiro a reconhecer que cada um destes suportes poderia ser entendido como um documento pois essencialmente forneciam e transmitiam informação, tal qual o documento impresso em papel. Logo, a proposição apresentada na assertiva está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO


ID
2933593
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  contexto  da  proposta  da  documentação,  na  passagem do século XIX para o XX, o conceito de documento  foi  trabalhado  como  tal, em especial  pelo  belga  Paul Otlet,  por  indicar  maior  capacidade  de  generalização.  Junto  com  Henri Lafontaine, Otlet preocupava‐se com a necessidade de  um  controle  bibliográfico  universal  que,  ao  fornecer  informação  a  todos,  funcionaria  como  instrumento  que  conduziria ao respeito mútuo e à paz entre os povos. Otlet,  em  seu  Traité  de  Documentation,  publicado  em  1934,  ressaltou a bibliografia como descrição de documentos, mas  defendeu  a  bibliologia  que,  de  modo  relacionado,  representava  uma  ciência  e  uma  técnica  gerais  do  documento.  Entre  1905  e  1917,  Otlet  foi  abandonando  a  palavra bibliografia em proveito das palavras documentação  e informação. 


C. D. Ortega. O conceito de documento em abordagem  bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do  campo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15,  n.º 3, p. 52‐66, set./dez 2010 (com adaptações). 


A partir do texto acima, julgue o próximo item.


No contexto da documentação, o documento é tratado a partir de sua natureza material (o objeto que serve de suporte), excluindo‐se sua natureza conceitual, muito mais voltada para a interpretação e a comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Le Coadic (2004, p. 15):

    Ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação adota técnicas não-convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento.

    Gab. Errado

  • Otlet propõe uma grande mudança de perspectiva quando desenvolve a ideia de que tudo pode ser um documento. Ele apresenta os documentos a partir da diversidade de objetos. (ORTEGA, 2010, p.3)

    GAB.: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    Na verdade, a natureza material não exclui a natureza conceitual de um documento.

    Recolocando conceitos desde Otlet, os quais são tratados de modo semelhante por Escarpit, Meyriat afirma que o documento pode ser definido como um objeto que dá suporte à informação, serve para comunicar e é durável. Para ele, esta definição opera por meio de duas noções conjuntas e inseparáveis uma da outra: uma de natureza material (o objeto que serve de suporte), e outra conceitual (o conteúdo da comunicação, ou seja, a informação). Deste modo, segundo Meyriat, toda mensagem possui uma significação, e não se pode definir um documento sem ter em conta o significado da mensagem que ele tem a função de transmitir.

    Fonte: ORTEGA, Cristina Dotta; LARA, Marilda Lopes Ginez de. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.11 n.2 abr/10.

  • Esta questão aborda conceitos básicos das Ciências da Informação como um todo.

    Desde o início do século XX, a documentação passa a tratar os documentos com base em seu conteúdo em uma abordagem conceitual. Esta ideia se origina em Paul Otlet que conceitua que o documento pode ser qualquer forma ou suporte que transmita informação.  Logo, a documentação tem como foco a analise conceitual dos documentos, colocando a analise material em segundo plano. A forma e o formato no qual o documento é expresso não são o foco principal da documentação.

    Gabarito do Professor: ERRADO


ID
2933596
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  contexto  da  proposta  da  documentação,  na  passagem do século XIX para o XX, o conceito de documento  foi  trabalhado  como  tal, em especial  pelo  belga  Paul Otlet,  por  indicar  maior  capacidade  de  generalização.  Junto  com  Henri Lafontaine, Otlet preocupava‐se com a necessidade de  um  controle  bibliográfico  universal  que,  ao  fornecer  informação  a  todos,  funcionaria  como  instrumento  que  conduziria ao respeito mútuo e à paz entre os povos. Otlet,  em  seu  Traité  de  Documentation,  publicado  em  1934,  ressaltou a bibliografia como descrição de documentos, mas  defendeu  a  bibliologia  que,  de  modo  relacionado,  representava  uma  ciência  e  uma  técnica  gerais  do  documento.  Entre  1905  e  1917,  Otlet  foi  abandonando  a  palavra bibliografia em proveito das palavras documentação  e informação. 


C. D. Ortega. O conceito de documento em abordagem  bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do  campo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15,  n.º 3, p. 52‐66, set./dez 2010 (com adaptações). 


A partir do texto acima, julgue o próximo item.


No período citado no texto, a documentação ganhou força e passou a incorporar novas abordagens, entre elas: normalizações catalográficas e bibliográficas; padronização de sistemas de classificação; elaboração terminológica da área; adoção de novos suportes; e outros tipos de informação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    De fato, o auge e o fim da Documentação, tal como proposto por Otlet e por diversos documentalistas da Europa, deu-se em 1937 durante o Congresso Mundial de Documentação Universal, realizado em Paris, na Exposição Internacional de Artes e Técnicas, como relata Fayet-Scribe (2001, p.202-207). O Congresso conduziu à constatação de que a Documentação atingiu a maturidade em seus 40 anos em diversos aspectos como: padronização de sistemas de classificação, normalização da catalogação e da bibliografia, produção de instrumentos com as fontes do trabalho intelectual (anuários, repertórios, guias bibliográficos etc.), elaboração de terminologia da Documentação, adoção de novos suportes (como o microfilme) e reconhecimento de diversos tipos de informação especializada (como a cartográfica, a metereológica e a administrativa).

    Fonte: ORTEGA, Cristina Dotta. A documentação como uma das origens da ciência da informação e base fértil para sua fundamentação. BJIS, v.3, n.1, p.3-35, jan./jun. 2009.


ID
2976280
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Nonaka e Takeuchi, é correto afirmar sobre o conhecimento:

Alternativas
Comentários
  • A É equivalente a informação.

    B Confunde-se com informação quando é utilizado em um sistema informatizado.

    C Por não poder ser sistematizado, é desconsiderado como um ativo organizacional.

    D Pode ser construído artificialmente, por meio de sistemas baseados em Inteligência Artificial.

    E Existe em duas modalidades: tácito e explícito.

    A base do conhecimento é a informação, sendo que está pode ser vista sob dois enfoques: o volume de informação; o significado da informação (NONAKA e TAKEUCHI, 1997). Mas a informação por si não tem capacidade para gerar conhecimento. Para esta ação acontecer há necessidade da participação humana. É a soma (informação + ação humana) que pode provocar o conhecimento. Por isso é que dentro de qualquer organização as pessoas devem ser vistas como o bem mais precioso.

    A criação do conhecimento ocorre pelo contato entre conhecimento explicito e conhecimento tácito (NONAKA E TAKEUCHI, 1997). O conhecimento explícito é sequencial, é o da racionalidade e está ou pode estar registrado em computadores, normas, manuais, sendo facilmente processado, transmitido ou armazenado. Já o conhecimento tácito advém da experiência, dos valores ou ideias das pessoas, é subjetivo. É o conhecimento que está na cabeça das pessoas. O contato entre ambos pode desencadear um processo composto por quatro formas de conversão: socialização, externalização, combinação e internalização. 

    Begnini, S. (2015). A conversão do conhecimento em uma Universidade Federal com base em Nonaka e Takeuchi. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental19(3), 603-614.

    https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/18572/pdf

    GABARITO: Letra E

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
2982256
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em contraposição à educação de usuários e à orientação bibliográfica, ligadas a um pensamento moderno e estruturado em bibliotecas, com ênfase nas estruturas conceituais e estratégias de pesquisa, emerge:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Em certo sentido, enquanto a educação de usuários e a orientação bibliográfica se ligavam a um pensamento moderno e estruturado, com ênfase nas estruturas conceituais e estratégias de pesquisa, a competência em informação representava essencialmente um pensamento pós-moderno, centrado no indivíduo e em seu processo de aprendizado, calcado no relativismo das certezas e dinamismo das TIC

    Fonte: ALVES, Fernanda Maria Melo; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira (orgs.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016


ID
2982295
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É um processo investigativo que propicia o aprendizado ativo, independente e contextualizado; o pensamento reflexivo e o aprender a aprender ao longo da vida. Neste processo, as pessoas têm capacidade de tomar melhores decisões por saberem selecionar e avaliar as informações e transformá-las em conhecimento aplicável. O conceito apresentado por Gasgue (2013) é o de

Alternativas
Comentários
  • Segundo Gasque (2013, p. 5-6):

    Letramento informacional: processo de aprendizagem voltado para o desenvolvimento de competências para buscar e usar a informação na resolução de problemas ou tomada de decisões. O letramento informacional é um processo investigativo, que propicia o aprendizado ativo, independente e contextualizado; o pensamento reflexivo e o aprender a aprender ao longo da vida. Pessoas letradas têm capacidade de tomar melhores decisões por saberem selecionar e avaliar as informações e transformá-las em conhecimento aplicável.

    Alfabetização informacional: refere-se à primeira etapa do letramento informacional, isto é, abrange os contatos iniciais com as ferramentas, produtos e serviços informacionais. Nessa etapa, o indivíduo desenvolve noções, por exemplo, sobre a organização de dicionários e enciclopédias, de como as obras são produzidas, da organização da biblioteca e dos significados do número de chamada, classificação, índice, sumário, autoria, bem como o domínio das funções básicas do computador – uso do teclado, habilidade motora para usar o mouse, dentre outros. O ideal é que a alfabetização informacional se inicie na educação infantil.

    Competência informacional: refere-se à capacidade do aprendiz de mobilizar o próprio conhecimento que o ajuda a agir em determinada situação. Ao longo do processo de letramento informacional, os aprendizes desenvolvem competências para identificar a necessidade de informação, avaliá-la, buscá-la e usá-la eficaz e eficientemente, considerando os aspectos éticos, legais e econômicos. 

    Habilidade informacional: realização de cada ação específica e necessária para alcançar determinada competência. Para o aprendiz ser competente em identificar as próprias necessidades de informação, por exemplo, é necessário desenvolver habilidades de formular questões sobre o que deseja pesquisar, explorar fontes gerais de informação para ampliar o conhecimento sobre o assunto, delimitar o foco, identificar palavraschave que descrevem a necessidade de informação, dentre outras.

    Gab. D

    GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 5-9, ago. 2013. ISSN 2237-826X. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315

  • Quando a questão se basear em Gasque e falar em aprendizado ao longo da vida, resolução de problemas e tomada de decisões, certamente está se referindo ao conceito de letramento informacional.

  • Resposta: D

    Competência informacional = capacidade

    Letramento informacional = processo


ID
2982310
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as disciplinas que atuaram até hoje no campo da informação, para Le Coadic (2004) está a biblioteconomia. Segundo Le Coadic, a biblioteconomia é uma

Alternativas
Comentários
  • Conforme Le Coadic (2004, p. 12; 15, 23):

    a) A Ciência da informação: de prática de organização, a ciência da informação tornou-se, portanto, uma ciência social rigorosa que se apóia em uma tecnologia também rigorosa.

    b) A bibliologia tem por objeto o estudo do livro. Disciplina avatar da Biblioteconomia, a bibliologia passa por dificuldades para alcançar a situação de ciência adulta.

    c) A Documentação: ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação recorre a técnicas não-convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros, mais de qualquer tipo de documento.

    d) A Biblioteconomia: união de duas palavras, biblioteca e economia (está no sentido de organização, administração, gestão), a biblioteconomia não é nem uma ciência, nem uma tecnologia rigorosa, mas uma prática de organização: a arte de organizar bibliotecas.

    Gab. D

    LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2 ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

  • "Yves-François & Le Coadic (1996) defendem que a Biblioteconomia não é uma ciência, nem uma técnica rigorosa, mas sim "uma prática de organização" caracterizada por sua unidade. Divide-se em três grandes domínios: acervos (documentos); leitores (público) e espaços físicos (estabelecimentos) interligados, onde não há possibilidade de isolar completamente qualquer dos elementos. " (VIEIRA, 2014, p. 1-2)

    VIEIRA, Ronaldo. Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.


ID
2982460
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os documentos eletrônicos devem ser avaliados quanto à sua facilidade para realizar buscas específicas, por meio de mecanismos automatizados que permitem atingir um número maior de relações entre conceitos, e também por:


1) compatibilidade do documento eletrônico com o sistema de automação da biblioteca.

2) autorização do fornecedor quanto ao acesso em rede local ou computadores isolados.

3) consideração quanto ao custo dos níveis diferenciados de acesso ao material.

4) consideração quanto aos algoritmos empregados nas bases de dados.

5) consideração quanto ao suporte do material.


Estão corretas:

Alternativas

ID
2984788
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conceito de competência e a reflexão sobre o seu significado para as bibliotecas assumem um papel de destaque. Segundo a American Library Association (ALA), os requisitos básicos para o indivíduo ser competente em informação são:

Alternativas
Comentários
  • D

     saber buscar, avaliar, filtrar e usar a informação, ou seja, aquelas pessoas que aprenderam a aprender. 

  • Segundo Santos et al., (2018, p. 46):

    Segundo a American Library Association (ALA) (1989), os requisitos básicos para o indivíduo ser competente em informação são: saber buscar, avaliar, filtrar e usar a informação, ou seja, aquelas pessoas que aprenderam a aprender. 

    Gab. D

    SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos. et al,. Competência em informação nas escolas: ações extensionistas do Projeto Literácia. folha de rosto em Biblioteconomia e Ciência da Informação.  v.4, n. 1, p. 45-56, jan./jun., 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/51776


ID
2984977
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 8º Região - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A informação é um fenômeno tão amplo que abrange todos os aspectos da vida em sociedade e pode ser abordado por diversas óticas, seja a comunicacional, a filosófica, a semiológica, a sociológica, a pragmática, entre outras. Acerca dos atributos da informação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Por Marlene de Oliveira

  • GABARITO: C

    Para facilitar o entendimento do que venha a ser informação, Pinheiro (1997) extraiu dos escritos de vários autores os seguintes atributos de informação:

    - a informação tem o efeito de transformar ou reforçar o que é conhecido, ou julgado conhecido, por um ser humano;

    - é utilizada como coadjuvante da decisão;

    - é a liberdade de escolha que se tem ao selecionar uma mensagem;

    - é algo necessário quando enfrentamos uma escolha (a quantidade de informação requerida depende da complexidade da decisão a tomar);

    - é matéria prima de que deriva o conhecimento;

    - é trocada com o mundo exterior, e não meramente recebida;

    - pode ser definida em termos de seus efeitos no receptor.

    Fonte: OLIVEIRA, Marilene de (Coord.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

  • "Existe uma variação interessante nos principais atributos da informação que as definições acima nos oferecem. Quando as analisamos, podemos discenir o seguinte: 

    A informação pode ser:

    considerada como um quase-sinônimo do termo fato;

    um reforço do que já se conhece;

    a liberdade de escolha ao selecionar uma mensagem;

    a matéria-prima da qual se extrai o conhecimento;

    aquilo que é permutado com o mundo exterior e não apenas recebido passivamente;

    definida em termos de seus efeitos no receptor;

    algo que reduz a incerteza em determinada situação." (McGARRY, 1999, p. 4)

    "Informação é algo de que necessitamos quando deparamos com uma escolha. Qualquer que seja seu conteúdo a quantidade de informação necessária depende da complexidade da escolha." (MILLER, 1966, p. 8 apud McGARRY, 1999, p. 3)

    Gabarito: C

    McGarry, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.


ID
2984998
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 8º Região - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme afirma Lau, o maior êxito de um programa para desenvolvimento de habilidades em informação depende de um compromisso no âmbito institucional e este deve estar presente ou explicitado para os mais altos níveis da Administração. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

I Segundo Lau, um passo básico para implementar um programa de competência em informação é adaptar ou adotar padrões e práticas internacionais da competência em informação.

II Segundo Lau, um passo básico para implementar um programa de competência em informação é criar um programa que seja mais funcional para os colaboradores e para a organização.

III Segundo Lau, um passo básico para implementar um programa de competência em informação é adotar ou desenhar um programa que se baseie em experiências nacionais e internacionais.

IV Segundo Lau, um passo básico para implementar um programa de competência em informação é identificar o que é necessário para implementar o programa no nível de recursos tecnológicos, pessoais e financeiros.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Conforme Lau (2008) [...] os profissionais da informação devem dedicar o tempo para criar as estratégias relevantes, para convencer e “ vender” os benefícios do DHI aos líderes institucionais para obter seu apoio. Os passos básicos para implementar um programa de DHI, entre os recomendados por ACRL (2004) e Byerly; Brodie (1999) são:

    Ações gerais

    Adaptar ou adotar os padrões e práticas internacionais de DHI.

    Identificar o programa mais funcional para você e sua organização.

    Adotar ou desenhar um programa baseado em experiências nacionais e internacionais.

    Identificar o que é necessário para implementar o programa.

    • Considerar o processo do DHI como não linear: pode-se mudar a ordem dos passos ou saltá-los.

    • Trabalhar em um plano estratégico para modelar e representar graficamente o curso, suas ações e metas.

    • Envolver a todos os grupos relevantes em seu processo de planejamento: sua equipe de bibliotecários, professores e membros da faculdade, administradores e aqueles que tomarão a decisão final para o projeto.

    Fonte: LAU, Jesús. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. Boca Del Rio: IFLA, 2008.