Os arquivos públicos, ou aqueles considerados de interesse público, são inalienáveis e imprescritíveis. Inalienáveis significa que os documentos, em hipótese alguma, podem ter sua custódia transferida a outros entes, sobretudo internacionais, sem o consentimento prévio do Estado. Imprescritíveis significa que os documentos permanentes jamais perderão seu valor como fonte de prova e informação. Isto consta inclusive em legislação (
Lei nº 8.159/91).
Organicidade é o princípio que mantem os documentos a organização que mantinham nos setores de trabalho, pois esta organização também é uma informação.
Unicidade é a característica do documento de arquivo, que é único em seu contexto (jamais existirá outro documento igual).
Imparcialidade é a característica do documento de arquivo de não tomar partidos, mas apenas provar sobre os fatos que lhe deram origem.
Autenticidade é a característica do documento que possui todos os requisitos para a sua validade como prova, ou seja, de que para sua produção foram observados e seguidos todos os requisitos, normas e padrões vigentes.
Gabarito do professor: Letra "A"