SóProvas


ID
2352607
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Janice Gonçalves, autora do manual Como classificar e ordenar documentos de arquivo (São Paulo, 1998), é em decorrência da distinção tradicional entre “classificação” e “arranjo” que os esquemas ou quadros gerais que os expressam costumam ser denominados diferentemente: plano de classificação (para os documentos de caráter corrente) e quadro de arranjo (para os documentos de caráter permanente). Ambos, porém, têm a finalidade de

Alternativas
Comentários
  • Resumindo do comando da questão, arranjo e classificação de documentos, em essência, são a mesma coisa, tendo a diferença em seu objeto de tratamento (documentos correntes e documentos permanentes, respectivamente). Isso pode ser inferido do trabalho da autora.

    E, sendo em essência, iguais, também são iguais em seus objetivos, que são demonstrar ao usuário as relações de hierarquia na instituição, seja na sua estrutura organizacional, seja nas funções e atividades que exerce, seja nos assuntos que ela trata, em função de sua missão institucional.

    A classificação e o arranjo têm a função de mapear para o usuário a maneira como a instituição se organiza e funciona, na intenção de cumprir sua missão institucional.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • O objetivo da classificação é, basicamente, dar visibilidade às funções e às atividades do organismo produtor do arquivo, deixando claras as ligações entre os documentos. Podemos entender que a classificação é, antes de tudo, lógica: a partir da análise do organismo produtor de documentos de arquivo, são criadas categorias, classes genéricas, que dizern respeito às funções/atividades detectadas (estejam elas configuradas ou não em estruturas específicas, como departamentos, divisoes etc.).

  • Plano de Classificação ou Quadro do Arranjo?

     

    Como decorrência da distinção tradicional de “classificação” e “arranjo” , os esquemas ou quadros gerais que os expressam costumam ser denominados diferentemente: “plano de classificação” (para os documentos de caráter corrente) e “quadro de arranjo” (para os documentos de caráter permanente). Ambos, porém, têm a finalidade do traduzir visualmente as relações hierárquicas e orgânicas entre as classes definidas para a organização da documentação. Vale destacar que, no caso de documentação de caráter permanente, as classes ganham nomes específicos: grupos, subgrupos a séries.

     

    http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf

  • Gab: D

     

    ClassificaçãoArranjo.

    Ambos têm a finalidade do traduzir visualmente as relações hierárquicas e orgânicas entre as classes definidas para a organização da documentação. Vale destacar que, no caso de documentação de caráter permanente, as classes ganham nomes específicos: grupos, subgrupos a séries.

     

    FPNTE: Como classificar e ordenar documentos de arquivo. - Janice Gonçalves

    http://primedoc.com.br/wp-content/uploads/2014/10/02-Como-classificar-e-ordenar-documentos-de-arquivo.pdf