SóProvas


ID
2352631
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No âmbito da preservação de documentos digitais, emulação é

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A emulação é uma estratégia operacional fundamentada no uso de um software de tecnologia atual denominado emulador, o qual possibilita simular as funcionalidades de plataformas de hardware e/ou software as quais são inacessíveis em virtude da falta de compatibilidade ocasionada pela obsolescência.

     

    SANTOS, Henrique; FLORES, Daniel. Preservação de documentos arquivísticos digitais: reflexões sobre as estratégias de emulação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 20, n. 43, p. 3- 19, mai./ago., 2015.

  • Dica: para resolver esse tipo de questão, é bacana dar uma lida em dicionários de termos arquivísticos de vez em quando. Além disso, anote os termos que já caíram e vá fazendo uma análise estatística para que você possa identificar quais são os termos que mais caem. O próprio Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA) elenca diversos termos úteis. Clique aqui para acessar. 
    Nesse caso específico, o examinador se baseou no manual de gestão de documentos da FAB.
    a) Chama-se exportação
    b) gabarito
    c) Chama-se atualização de suporte
    d) Se a conversão fosse do formato analógico para o digital, seria digitalização.
    e) Chama-se trilha de auditoria

    Fonte:  Manual de Gestão de Documentos da FAB

    Gabarito do Professor: B
  • e-arq Brasil:

    emulação: é a simulação de determinado hardware ou software por meio de software. Permite que um computador moderno, possivelmente mais barato e de fácil manutenção, possa executar programas (softwares) antigos, desenvolvidos, originalmente, para outra plataforma.

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 82)