SóProvas


ID
2352886
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E.

    "Estudos da Universidade de Ohio: chegaram a duas dimensões responsáveis pelo comportamento de liderança descritos pelos funcionários. Estas duas dimensões são:

    Estrutura de Iniciação: extensão em que um líder é capaz de definir o seu papel e o de seus subordinados na busca de objetivos;

    Consideração: capacidade de manter confiança mútua, respeito às idéias dos funcionários e cuidado com os sentimentos deles."

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAALvcAK/teorias-sobre-lideranca

     

  • A alternativa D é uma pegadinha.

     

    3.2.2 Estudos da Universidade de Ohio – Stogdill e Coons

    Nos anos 1940, esses estudiosos buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder. Os estudos descreveram duas categorias de liderança: estrutura de iniciação e consideração.
    A estrutura de iniciação é o ponto de capacidade em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e dos liderados em busca dos objetivos. Isso inclui organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas. Um líder com alta estrutura de iniciação delega tarefas específicas aos membros do grupo, espera que os trabalhadores mantenham padrões definidos de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos.
    A consideração pode ser definida como o ponto no qual o líder tem relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários. O líder com alta consideração preocupa-se com o bem-estar, conforto, status e satisfação dos liderados.

     

    3.2.3 Estudos da Universidade de Michigan – Teoria Bidimensional

    Contemporâneos dos estudos de Ohio, um grupo de pesquisadores de Michigan, liderados por Rensis Likert, realizou pesquisas com objetivos similares. Eles queriam identificar características da liderança que estariam ligadas com o desempenho eficaz. Dessa forma, chegaram, também, às duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário e orientação para a produção.
    O líder com comportamento centrado nas preocupações com a tarefa, ou seja, orientado para a tarefa, preocupa-se mais com esta do que com a equipe que a executa. Ele é classificado como um líder autocrático, direto e socialmente distante. É, portanto, uma liderança preocupada excessivamente com o trabalho, com as metas e com os recursos disponíveis.
    O líder que é centrado nas relações pessoais, ou seja, orientado para as pessoas e seus relacionamentos, acredita que o processo administrativo deve proporcionar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis.
    Classificado como democrático, consultor, participativo e preocupado com o funcionário, ele procura compreender e ajudar os liderados.
    Orientado para as tarefas VS Orientado para as pessoas
     

    RIBAS (2014)

  • Contribuindo:

     

    Estudos da Universidade de Ohio - Stogdill e Coons

     

    Nos anos 40, esses estudioso buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder. Seus estudos descreveram duas categorias de liderança:  estrutura de iniciação e consideração.

     

    Estrutura de iniciação ( ou orientação para tarefa): o líder define  e estrutura  seu próprio papel e de seus liderados em busca dos objetivos, que inclui organizar o trabalho, as relações de trabalho e metas. Um líder com alta estrutura de iniciação delega tarefas específicas aos membros do grupo, espera que mantenham padrões definidos de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos.

     

    Consideração: o líder tem relacionamentos de trabalho com base na confiança mútua e no respeito por ideias e sentimentos dos outros. O líder com alta consideração se preocupa com o bem-estar, o conforto, o status e a satisfação de seus liderados.

     

    (...)

    Importante:

     

    A consideração pelas pessoas e a orientação para a tarefa são traços independentes e não extremos de um mesmo continuum. Assim, um líder que manifesta consideração pelas pessoas não se torna necessariamente menos voltado para as tarefas e vice-versa.

     

     FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.252

     

    bons estudos

  • GABARITO E

    Nos anos 1940, esses estudiosos buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder. Os estudos descreveram duas categorias de liderança: estrutura de iniciação e consideração.

     

    RIBAS, Andréia Lins E. Salim. Gestão de pessoas para concursos. Leya, 2015.

  • Decoreba, decoreba... 

  • Quem assistiu à aula do prof Rafael Ravazolo com ctz lembrou dele zoando Ohio com a cachaçada! Quando vc está bêbado, vc "considera" todo mundo como melhor amigo e aí matou a questão!

     

    Gab: E

  • Estudos da Universidade de Ohio 1940: Stogdill e Coons chegaram a duas dimensões responsáveis pelo comportamento de liderança descritos pelos funcionários, a saber:

     

    • Estrutura de Iniciação: extensão em que um líder é capaz de definir o seu papel e o de seus subordinados na busca de objetivos.

    • Consideração: capacidade de manter confiança mútua, respeito às idéias dos funcionários e cuidado com os sentimentos deles.

  • Letra (E).

     

    TEORIA COMPORTAMENTAL

    UNIVERSIDADE DE OHIO

        (A) Estrutura de iniciação

            - Líder estrutura suas funções e dos seus subordinados.

        (B) Consideração

            - Manter relacionamentos de mútua confiança, de respeito às ideias e aos sentimentos.

     

    UNIVERSIDADE DE MICHIGAN

        (A) Liderança para tarefas/produção

            - Maior ênfase à prática

            - Fazer a tarefa e entregar resultados (mesmo sem saber o porquê)

            - Similar à "Estrutura de iniciação"

        (B) Liderança para pessoas

            - Maior ênfase às relações interpessoais

            - Interesse nos funcionários e suas necessidades

            - Aceitação das diferenças

            - Clima positivo de trabalho

            - Funcionários entendem suas tarefas

            - Desempenho inferior à "Liderança para tarefas"

            - Similar à "Consideração"

     

    At.te, CW.

    ANDREIA RIBAS & CASSIANO SALIM. Gestão de Pessoas para Concursos. 4ª edição. Editora Alumnos, 2016.

  • Gente, como eu odeio essa matéria.

  • Gente, como eu odeio essa matéria. (2)

  • terceira vez que marco a letra D ...

  • Essa materia em concurso é total emburrecedora e inutil! Simplesmente odeio... o que acrescenta saber isso na prática?

  • Marquei alternativa "b", parecia questão dada!

    Tipo de questão que merece um dislike!

  • Questão semelhante

    FCC - 2015 - DPE/RR

    Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los desenvolveram- se ao longo dos anos. No âmbito das teorias relacionadas aos estilos de liderança, também denominadas teorias comportamentais, podemos destacar os estudos da Universidade de Ohio, realizados nos anos 1940, os quais buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, entre as quais, a

    I. estrutura de iniciação, correspondente à capacidade do líder em definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados em busca dos objetivos, incluindo a organização do trabalho e as metas (CERTO).

    II. consideração, definida como o ponto no qual o líder possui relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários (CERTO).

  • A questão com 71% de erro aí vem a professora e fala " Questão bem simples e direta"

     

    Lembrando - Universidade de Michigan - ênfase nas pessoas e ênfase na produção. 

                        Universidade de Ohio -  estrutura de iniciação e consideração. 

  • As teorias de liderança se dividem em:

    i. traços (as pessoas nascem líderes, não épossível aprender)
    ii. estilo (características próprias do líder que não variam, mas podem ser aprendidas)
    iii. comportamento (o comportamento do líder muda segundo algum parametro)
    iv. contingência (o comportamentio do líder muda segundo a situação)

    A questão traz uma das teorias comportamentais de liderança, são elas:

    Ohaio
    Michegan
    Grade gerencial 

    a) diretiva e colaborativa. Trata-se de duas das quatro possibilidades de liderança desenvolvida por House (diretivo, colaborativo, orientado para realização e apoiador)

     b) democrática e autocrática. Trata-se da teoria de estilo de Kurt Lewin e não uma teoria comportamental. Seriam 3 os estlos de liderança: autocrático, deocrático e liberal. Esses três estilo se relacionam com as características do líder e não variam nem com a situação e nem com os liderados.

     c) autocentrada e cooperativa. Estudos mais recentes que pretendem "diluir" aliderença dentro da equipe

     d) ênfase nas pessoas e ênfase na produção. Essas são as variáveis comportamentais segundo a escola de Michigan

     e) estrutura de iniciação e consideração. essas são as váriaveis comportamentais segundo a escola de Ohaio, portanto o gabarito.

    a estrutura de iniciação é o quanto o líder consegue definir e descrever o seu papel e o papel de seus subordinados e a consideração é o grau de aderencia que o líder consegue de seus subordinados através da confiança conquistada.

  • questão bem simples e direta....sei

  • A questão trata dos estudos de Stogdill e Coons, pouco cobrada em provas de concurso. Os estudos deles descreveram duas categorias de
    liderança: estrutura de iniciação e consideração.

    A consideração está associada com o bom relacionamento com as pessoas. Líderes associados com essa categoria enfatizariam um bom
    ambiente de trabalho que aumente o engajamento entre as pessoas, que trabalhariam melhor juntas.
    Essa categoria estaria, portanto, associado com a relação interpessoal, com o respeito e confiança mútua e com a amizade.
    Já os líderes associados com a categoria “estrutura de iniciação” estariam mais voltados para as tarefas e atividades e focados na definição
    e organização do trabalho.
    Esse tipo de líder define quem irá desempenhar as tarefas, organiza os grupos de trabalho e descreve quais são os comportamentos e
    resultados esperados de cada subordinado. O gabarito é mesmo a letra E.

    Prof. Rodrigo Rennó

  • quem estuda pela Ribas acerta numa boa essa, classificação de liderança não muito cobrada.... nunca tinha visto questão no cespe assim. Aí a gente vai lá e anota esta questão no resumo e grava. Pois poderá cair na próxima prova..

  • Esse comentária da professora é o mesmo que nada! Sinceramente...

    O que vocês entendem por " ...dimensões independentes do comportamento do líder... " Fica muito vago.

  • Pra não errar mais:  Universidade de Ohio -  estrutura de iniciação e consideração

  • Para decorar a teoria de Michigan e não cofundir com Ohio!

    As pessoas "michamam" de produtiva!

  • As pessoas "michingam" de produtiva!

  • Para fixar: O que Ohio inicia, Ohio considera.

  • Universidade de MiCHigan - lembrem se "maCHine" em inglês, "máquina"/produção/pessoas

    Universidade de Ohio -Iniciação e cOnsideração. 

  • Os estudos desenvolvidos sobre liderança pela Universidade de Ohio dividem os comportamentos dos líderes em: estrutura de iniciação e consideração.

    Gabarito: E

  • OHIO

    estrutura de iniciaçãO e consideraçãO.