SóProvas


ID
2353567
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia o texto abaixo:

O princípio de que a Administração se subordina à lei – princípio da legalidade – revela-se como uma das conquistas mais importantes da evolução estatal. Seria, contudo, ineficaz, se não se previssem meios de fazê- lo valer na prática. A função de fiscalização engloba esses meios que se preordenam no sentido de impor à Administração o respeito à lei, quando sua conduta contrasta com esse dever, ao qual se adiciona o dever de boa administração, que fica também sob a vigilância dos sistemas de controle.
(SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 25 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2005).

Quanto aos sistemas de controle referidos no texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    a) Os Tribunais de Contas representam o controle externo.

    b) Não, o controle pode ser realizado pelas auditorias internas e externas.

    c) Não são unificados.

    d) CF/88 Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

  • Gabarito letra d)

     

    a)O controle exercido por um Poder sobre ele mesmo (dentro de um mesmo Poder) é classificado como controle interno.

    O controle interno è mantido pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário os quais, deverão partipar qualquer irregularidade ou ilegalidade ao TCU.

    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

     

    b)Art. 70. CF/88. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

     

    c)Não são unificados. Um poder controlando a si mesmo(seus administrados), controle interno. Um  poder sendo fiscalizado pelo Congrsso Nacional com o auxílio do Tribunal de Contas, controle externo. 

     

    d)Controle externo

    Fiscalização exercida pelo Congresso Nacional sobre os atos e atividades da administração pública, para que tais atos e atividades não se desviem das normas preestabelecidas. Esse controle abarca a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas. Trata-se de controle político por excelência das atividades do Estado, exercido pelo Poder Legislativo, destinando-se a comprovar a probidade dos atos da administração, a regularidade dos gastos públicos e do emprego de bens, valores e dinheiros públicos e a fiel execução da lei orçamentária. No Brasil, o controle externo exercido pelo Poder Legislativo conta com o auxilio pelo Tribunal de Contas da União.

    https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/controle-externo.

  • Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

     

    I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

    II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

    III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório;

    IV - realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comissão técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades referidas no inciso II;

  • Correta, D

    A - Errada - Os Tribunais de Contas exercem controle EXTERNO dos poderes.

    CF - Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União(...)

    B - Errada - Pois pode haver tanto um controle interno pelo próprio poder (poder de autotutela) quanto um controle exerno, como aquele exercido pelos Tribunais de Contas.

    C - Errada - Pois pode haver tanto um controle interno pelo próprio poder (poder de autotutela) quanto um controle exerno, como aquele exercido pelos Tribunais de Contas.

    Complementando:

    Ano: 2016 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFAL Prova: Músico (Pianista Correpetidor)

     

    No contexto da administração pública e dos princípios que regem sua atuação, o controle exerce um papel fundamental. A Constituição Federal de 1988 traz diferentes formas de controle, a ser exercidas por diferentes sujeitos no plano constitucional. Quanto ao controle na administração pública, sua natureza, seu regime jurídico e seus tipos, assinale a alternativa correta. 


    b) Os três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário manterão sistema de controle interno com a finalidade de apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. CERTO.

  • Nem foi peciso lerr o texto. GAB D

  • Controle externo: É aquele realizado por um Poder sobre o outro Poder; O titular do controle externo, por excelência, é o Poder Legislativo (Con­gresso Nacional com o auxílio do Tribunal de Contas da União).

    CF/1988

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    I – apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, me­diante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

  • Tem questão que a banca tem uma enorme preguiça de fazer... é a vontade de ir pra casa após muito trabalho. Compreendo.

  • Nem li o texto. Às x, nós concur, precisamos ser estratégicos... Tá na cara q aquele enunciado foi só pra cansar.

  • D

  • A questão versou sobre o tema FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA de acordo com o disposto na Constituição Federal de 1988:

    A) INCORRETA. O Tribunais de Contas (TCs) auxiliam o Poder Legislativo no Controle EXTERNO. (De acordo com o artigo 71 da Constituição Federal de 1988).

    B) INCORRETA. O controle é realizado de maneira ampla. Pelo sistema de controle interno de cada Poder e também pelo controle externo. De acordo com o art. 70 da CF/88: A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder."

    C) INCORRETA. O controle interno e externo correspondem a controles distintos. Não houve unificação, de acordo com a CF/88. Eles continuam sendo classificados em interno e externo quanto à extensão do controle.

    D) CORRETA. De acordo com o art. 71 da CF/88: "O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União (...)". Além disso, de acordo com o Art. 75." As normas estabelecidas nesta seção aplicam-se, no que couber, à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios."

    GABARITO: LETRA "D".

  • Rumo a PMMT 2022, PAPIROOOO!!!