SóProvas


ID
2354905
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O controle formal das contas públicas é uma necessidade dos órgãos públicos e da sociedade. Por isso, a legislação determina a publicação de uma série de demonstrativos dessas contas ao longo do ano. Com relação a esses demonstrativos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item B

     

     

     

     

     

     

    b) o relatório resumido de execução orçamentária (RREO) deve ser realizado bimestralmente. (Correto) 

     

      Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre ...

     

     

     

     

    Fonte: (Lei 101/00)

  • CF/88 - Art. 165, § 3º  O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre,
    relatório resumido da execução orçamentária. (RREO).

  • a) o relatório de gestão fiscal determinado pela lei de responsabilidade fiscal deve ser realizado trimestralmente.  ERRADO

     

    O relatório de gestão fiscal, determinado pela lei de responsabilidade fiscal, deve ser realizado QUADRIMESTRALMENTE.  

     

    Relatório de Gestão Fiscal - O RGF - é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio elaborado e publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar. O Relatório, elaborado pela STN conforme o Manual de Demonstrativos Fiscais válido para o ano de publicação, tem seus demonstrativos assinados pelo Secretário do Tesouro Nacional e pelo Secretário Federal de Controle. O Relatório é então encaminhado, sob a forma de Exposição de Motivos Interministerial, pelos Ministros de Estado da Fazenda e Chefe da Controladoria Geral da União ao Presidente da República, a quem incumbe assiná-lo, nos termos do artigo 54 da LRF.

     

    b) o relatório resumido de execução orçamentária (RREO) deve ser realizado bimestralmente.  CORRETO

     

    A Constituição Federal exige em seu artigo 165, §3º, que o Poder Executivo publicará, no prazo de trinta dias após o encerramento de cada bimestre, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO). A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece as normas para sua elaboração e publicação. O RREO abrangerá os órgãos da administração direta e entidades da administração indireta de todos os poderes, que recebam recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, inclusive sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

     

    c) a prestação de contas do ano anterior deve ser realizada até 90 dias antes da abertura da sessão legislativa. ERRADO

     

    O Executivo apresenta suas contas do ano anterior ao Legislativo em no máximo 60 dias após a abertura da sessão legislativa, que tem início em 15 de fevereiro, no caso da União.

    Fonte: http://www.politize.com.br/orcamento-publico-como-e-definido/

     

    d) o Poder Executivo, integrado com o Legislativo e o Judiciário, deve apresentar anualmente o balanço e os demonstrativos contábeis.  ERRADO

     

     

  • d) o Poder Executivo, integrado com o Legislativo e o Judiciário, deve apresentar anualmente o balanço e os demonstrativos contábeis.  ERRADO

    Após o encerramento do exercício financeiro (31 de dezembro), o Executivo elabora os balanços e os demonstrativos contábeis gerais (de todos os órgãos e entidades da administração pública). Cada poder – Executivo, Legislativo e Judiciário elabora sua prestação de contas separadamente.

  • LRF:

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

            Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

    Do Relatório de Gestão Fiscal

            Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal,

  •  § 3o do art. 165 da Constituição: § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

  • 30 dias após cada bimestre ->Relatório Resumido

    30 dias após cada quadrimestre -> Relatório de gestão fiscal

    30 dias após publicação LOA -> Cronograma mensal de desembolso e programação financeira dos órgãos.

    60 dias após abertura da sessão leg. -> O presidente, privativamente, deve prestar contas ao CN referentes ao ano anterior.