SóProvas


ID
2355304
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O principal objetivo da estratégia do serviço é fornecer as diretrizes para fomentar os vários estágios do ciclo de vida do serviço e transformar o Gerenciamento de Serviços em um ativo estratégico, dando o direcionamento de como projetar, desenvolver e implementá-los. Assinale a afirmativa correta acerca da estratégia de serviços do modelo ITIL v3.

Alternativas
Comentários
  • Acho o gabarito está invertido com a próxima questão, pois

    A finalidade da estratégia de serviços é mapear e manter os níveis de entrega de serviços requisitados a um custo aceitável. Os requisitos e necessidades são acordados e documentados em um pacote de nível de serviços. (Essa fase se enconta no desenho)

     

    Nesse caso optei pela letra b como correta 

     b) O portfólio de serviços gerencia um conjunto de serviços para manter e aumentar a entrega dos serviços dentro da organização ao longo do ciclo de vida do serviço.

    São parecidos com o catalogo do Itil v.2 (gerencia  todos os serviços disponíveis para o usuário).

    No Itil v.3 já no  Portfólio de Serviços(serviço que está entrando, o que está em operação e o que está obsoleto).Quando você olha o portifólio de serviço ficamos preocupado com o ciclo de vida do serviço.(melhorias contínuas de processo)

    Enfim resposta certa na minha opinião "b".

     

  • O gabarito foi letra "C" infelizmente.

     

  • Alternativa correta: C. 

     

    a) ERRADA: Disponibilidade = desenho/projeto;

    b) ERRADA: Embora o portfólio gerencie o ciclo de vida de todos os serviços, depois de oferecido e em funcionamento quem vai manter ele é o catálogo;

    c) GABARITO;

    d) ERRADA: São levadas em considerações diversos fatores internos e externos, e não apenas três. 

  • Eu não concordo que a B ta errada. O catálogo tá dentro do portifólio, sendo assim, não é errado falar que o portifólio mantem o serviço. Fernando pedrosa no material fala "o portifólio gerencia o status dos serviços existentes".

  • Os Pacotes de Nível de Serviço são níveis definidos de ativos de um serviço (utilidade e garantia)  para um Pacote de Serviço específico. São conjuntos de requerimentos de um serviço em relação aos Ativos de Serviços e é projetado para atender às necessidades de um padrão de atividade de negócio.

    O Pacote de Nível de Serviço é uma saída do processo Gerenciamento de Demandas para os processos Gerenciamento de Portifólio de Serviços e para o Gerenciamento de Nível de Serviço (Desenho de Serviço).

    Portanto a resposta correta é a letra C.

  • b) O portfólio de serviços gerencia um conjunto de serviços para manter e aumentar a entrega dos serviços dentro da organização ao longo do ciclo de vida do serviço.

     

    Eliminei essa assertiva, pois tudo que gira em torno do ITIL é a entrega de valor para o negócio (cliente). O portólio tem o objetivo de descrever os serviços de um provedor em termos do valor de negócio e não como afirma a questão falando que é para aumentar e manter a entrega de serviços dentro da organização.

    Por isso ERRADA!

  • Apenas algumas considerações a respeito do comentário do colega Antonio Ezequiel:

    É preciso cautela ao assumir a lógica que presume que o catálogo está dentro do portfólio. A relação dos serviços constantes do catálogo é sim um subconjunto dos serviços constantes no portfólio. No entanto, como sabemos, não há uma relação de acoplamento entre ambos os processos que cuidam de cada um dos elementos. Ao portfólio aplica-se o processo de Gerenciamento de Portfólio de Serviço; ao catálogo, aplica-se o processo de Gerenciamento do Catálogo de Serviço. Cada um está em um livro ITIL diferente, com objetivos distintos e escopos distintos. O processo responsável pelo portfólio preconiza uma visão geral dos serviços e podemos dizer que "enxerga", sim, o status de todos os serviços para que as decisões sobre quais serviços manter, quais serviços descontinuar etc. sejam subsidiadas (por isso faz parte do livro Estratégia). O processo responsável pelo catálogo possui um viés mais específico, bastante direcionado aos serviços que já estão em operação (operacional) ou estão na iminência de entrarem em operação (liberado), mas não se trata de um subconjunto do processo que cuida do portfólio, pois está em outra "dimensão" e possui outro universo de "preocupações".

  • Sem pé nem cabeça, a menos pior é a "C", mas não marcaria como verdadeira nem a pau numa prova do Cespe.

  • Quando vi " pacote de nível de serviço" eliminei pensando que isso era no desenho do serviço