SóProvas


ID
2356081
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do Serviço Social no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interlocução com os problemas e as polêmicas no conjunto das ciências sociais é um traço do processo de renovação do Serviço Social brasileiro.
( ) As bases da laicização do Serviço Social encontram-se nas condições novas postas à formação profissional pela autocracia burguesa. Neste período instauram-se as condições para a renovação do Serviço Social.
( ) O pluralismo profissional, radicado nos procedimentos diferentes que embasam a prática e a validação teórica, bem como nas matrizes teóricas a que elas se prendem é um traço que se instaura no Serviço Social brasileiro com o projeto ético-político hegemônico na contemporaneidade.
( ) Até a primeira metade da década de 1950, o Serviço Social brasileiro não apresentava polêmicas de relevo, mostrava uma relativa homogeneidade nas suas projeções interventivas fundamentadas no arranjo teórico constituído pelo neotomismo, pela doutrina social da igreja católica e pelo funcionalismo.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Indiquem para comentário, por favor!

  • Também vou ficar de olho nesta questão, pois as palavras usadas na primeira alternativa "A interlocução com os problemas e as polêmicas no conjunto das ciências sociais é um traço do processo de renovação do Serviço Social brasileiro." me deixaram na dúvida, apesar de concordar com a ideia da alternativa.

  • Pensei que fosse o contrário !
  • Essa informações encontrará no livro de Netto Ditadura e Serviço Social.

    I - O SS, no começo, pegou um pouco das Ciências Sociais e da Psicologia, pois a nossa profissão queria se profissionalizar, laicizar (acabar com a visão/viés religioso em que a profissão originou-se). Item CORRETO. Netto, Ditadura e SS, pág. 132.

    II - A laicização é um ponto tocado pelo Netto. Foi uma forma encontrada pelos profissionais para tornar o Serviço Social melhor visto. Item CORRETO.  Netto, Ditadura e SS, pág. 128.

    III - Projeto profissional hegemônico significa que é um projeto dominante na nossa profissão. Pode ser aceito pela maioria, mas não exatamente por todos. O código de ética tem uma posição ideológica e política muito clara. Nos princípios fundamentais, VII, afirma: "Garantia do PLURALISMO, através do respeito às correntes profissionais DEMOCRÁTICAS existentes e suas expressões teóricas, e compromissão com o constante aprimoramento intelectual". Ou seja, defendemos o pluralismo profissional, porém não será qualquer teoria que será aceita, por exemplo, uma teoria nazista, ou alguma que veja a discriminar alguém não será aceita. Acredito que por isso o item se torna ERRADO. Netto, Ditadura e SS, pág. 128.

    IV - até metade da década de 1960 (e não 1950) o SS não apresentava polêmicas de relevo. O item ERRADO. Netto, Ditadura e SS, pág. 128.

  • Acerca dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do Serviço Social:

    - A interlocução com os problemas e as polêmicas no conjunto das ciências sociais é um traço do processo de renovação do Serviço Social brasileiro.

    - As bases da laicização do Serviço Social encontram-se nas condições novas postas à formação profissional pela autocracia burguesa. Neste período instauram-se as condições para a renovação do Serviço Social.

  • O pluralismo profissional esta ligado a teorica que embasam a prática e não os procedimentos (como afirma a questão)

  • Indiquem para comentário, por favor! (2)

  • Em relação ao Item III apenas uma observação, O termo radicado, indica raíz, ou seja, quando o Pluralismo profissional nasceu, é do Livro Ditadura e Serviço social cito abaixo.

    Pergunte-se: O pluralismo profissional contemporâneo é igual ao pluralismo profissional de 1964 na sua origem em função da renovação?

    O pluralismo profissional, radicado nos procedimentos diferentes que embasam legitimam a prática e a validação teórica, bem como nas matrizes teóricas a que elas se prendem NETTO. não é um traço que se instaura no Serviço Social brasileiro com o projeto ético-político hegemônico na contemporaneidade.

    Este pluralismo, contudo, não esbate o cariz comum às suas vertentes, inédito em face da evolução profissional anterior: nesta, o fundamento da instituição profissional era frequentemente deslocado para bases ético-morais, a legitimação prática fluía da intencionalidade do agente, e a validação teórica não possuía relevo ou não se registrava a simultaneidade destas duas dimensões.

    É próprio do processo de renovação a coexistência de legitimação prática e de validação teórica quando a profissão busca definir-se como instituição.

    Nesta ótica, a renovação do Serviço Social aparece, sob todos os aspectos, como um avanço: mesmo nas vertentes em as concepções herdadas do passado não são medularmente postas em causa, registra-se uma articulação que lhes confere uma arquitetura que procura oferecer mais consistência à ordenação dos seus componentes internos.

  • Não compreendi o que deixou o último item como falso.