gabarito B.
estratégias de preservação digital:
preservação de tecnologia: Esta estratégia concentra-se na preservação e manutenção de todo o hardware e software utilizados na concepção do objeto digital em sua forma original.
emulação: é a preparação de um sistema que funcione da mesmo forma que o outro do tipo diferente.
encapsulamento: Esta estratégia agrupa as informações referentes aos suportes de armazenamento, e a descrição do contexto tecnológico de hardware e software necessários para a correta interpretação dos objetos digitais. As informações são reunidas em um pacote onde serão inseridas as aplicações utilizadas durante o ciclo de vida dos documentos digitais. Dentre as diferentes abordagens de encapsulamento, destaca-se o uso do PDF/A1, popularmente conhecido como «PDF arquivístico». Este formato foi desenvolvido para ser um padrão de preservação para documentos textuais, de tal forma, possibilita a incorporação das fontes ao documento, não permite alterações no conteúdo e nem incorporação de anexos. Com o uso do PDF/A1 é possível obter o acesso imediato ao documento encapsulado, possibilitando assim acesso de forma facilitada, pois reúne as fontes utilizadas em um único objeto digital.
refrescamento: Trata-se da transferência de objetos digitais contidos em um determinado suporte físico de armazenamento, o qual é considerado obsoleto, para outro suporte considerado atual. Esta transferência deve ser realizada antes que o suporte de armazenamento antigo se deteriore ou torne-se inacessível, posteriormente, levando a perda dos documentos digitais.
migração: A migração parte do princípio de converter ou atualizar os formatos de arquivo considerados antigos para formatos atuais.A migração consiste na atualização sistemática dos objetos digitais que integram o documento digital. Pode ser através da atualização das versões dos documentos produzidos por uma determinada aplicação de software, ou mesmo através da conversão de formato.