SóProvas


ID
2358898
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 

                Falta de conscientização


    (19/8/2015) Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. Eles defendem que campanhas de incentivo à doação sejam feitas desde os primeiros anos de vida e que o assunto seja discutido nas escolas para reverter o atual cenário. “O Brasil  não se prepara para captar o doador desde criança. Sem essa política, não construímos o doador do futuro. É preciso formarmos doadores com responsabilidade social real”, opina Yêda Maia de Albuquerque, presidente do Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), o principal do nordeste brasileiro.

    Yêda queixa-se da falta de doadores voluntários, ou seja, aqueles que doam frequentemente sem se importar com quem vai receber o sangue. “Tenho muita doação de  reposição (pessoas que doam para parentes e familiares em caso de urgência), o que não é ideal. Já o doador voluntário aumenta a qualidade do produto que a gente oferece, pois  conseguimos monitorá-lo”, acrescenta.

    Para Tadeu, da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, o entendimento de que a doação de sangue seja um  ato “social e contínuo” ainda não está totalmente presente na mentalidade do brasileiro. “É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente”.

    Além disso, de acordo com os especialistas, muitas pessoas ainda buscam doar sangue com o intuito de “obter vantagens”. “Tem gente que vem aqui com o simples objetivo de ganhar o dia de folga — previsto em lei. Ou  mesmo para fazer um exame laboratorial e confirmar se tem alguma doença, como o HIV (vírus que transmite a Aids)”, admite Joselito Brandão, diretor médico do Instituto HOC de Hemoterapia, ligado ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.


           BARRUCHO, Luís Guilherme. Disponível em: <http://www.bbc.com

portuguese/noticias/2015/08/150812_sangue_doacoes_brasil_lgb>.

Acesso em: 20 dez. 2016 (fragmento), com adaptações.

Conforme a significação contextual das palavras e as relações de sentido que elas estabelecem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ATRÁVES DE é o mesmo que ATRAVESSAR: AS FOLHAS PASSARAM ATRAVÉS DA JANELA.

    POR MEIO DE é o mesmo que POR INTERMÉDIO DE: CONHECI MEU NANORADO POR MEIO DE AMIGOS.

     

  • Letra E...deixem gabarito

  • “Além disso, de acordo” pode ser substituído por Como se não bastasse isso e em consonância com.

  • CONSCIÊNCIA= ESTADO ACABADO.

    CONSCIENTIZAÇÃO= EM PROCESSO.

  • A diferença entre as duas expressões é, originalmente, bem clara: a locução "através de" possui significado ligado a movimento físico, indicando a ideia de atravessar. É sinônimo de "pelo interior de", "por dentro de". Exemplos:

    "O namorado passou uma flor através da janela"

    “Olhava através da vidraça o que acontecia na rua”

    Já "por meio de" se relaciona à ideia de instrumento, utilizado na execução de determinada ação. Exemplo:

    "Eu enviei o pacote por meio do correio"

    “Farei uma explicação mais precisa por meio de um exemplo

    O que ocorre é que, num processo metafórico, as duas expressões acabaram se confundindo. Os elementos linguísticos que denotam movimento físico foram sendo progressivamente empregados para referências ao movimento não físico e, em seguida, para outras referências.

    Assim, a expressão "através de" passou a ser empregada em um leque maior de situações, como em:

    "Eu conheci meu namorado através da internet", em vez de "Eu conheci meu namorado por meio da internet".

    No entanto, enquanto não for possível de fato atravessar literalmente um computador ou um celular para ir ao encontro do seu par, é recomendado o uso da locução "por meio de".

    Vale lembrar que as construções linguísticas que fogem às regras da variedade padrão, embora inteligíveis, não devem ser usadas em contextos formais, como a escola.

    FONTE: Site nova escola.

  • consonância =  de acordo;

     

  • Adição, continuação: Além disso,outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado, também e as conjunções aditivas (e nem, não só…mas também e, nem, também, ainda além de, não apenas…como também, não só...,como se não bastasse,tanto… 

    Semelhança, comparação, conformidade:Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de conformidade com, de acordo com,em consonância com. ​

    GAB: E

  • Alguém pode explicar o erro da alternativa c?

  • Sobre o erro da alternativa C

    Na primeira oração, o verbo expressa, sim, insatisfação. Contudo, reivindicar é o mesmo que requerer, solicitar. Não possui sentido de descontentamento.

     

  • As bancas adoram propor a troca de "através de" por "por meio de". Entretanto não cabe essa substituição.

    De maneira simples:

    Através de = de um lado a outro, transpor, cruzar, atravessar.

    por meio de = por intermédio de.

  • Léo Z, a alternativa C está errada, pois " reivindicar " e "queixar-se" não são sinônimos. Apesar de, realmente, ambos os verbos demonstrarem a indignação de Yêda com a falta de doadores, o verbo reivindicar significa " demandar" " readquirir" "reaver" algo que seja necessário", enquanto  queixar-se é meramente"manifestar um pesar" ou " reclamar " acerca de um sentimento ou fato. Yêda reclama do problema, mas sem, no entanto, fazer uma demanda ou protesto sobre o mesmo.

  • Alguém sabe o erro da letra B?

  • Colega Charlene Macedo, em relação à alternativa B:

    "Com" e "Sem" realmente são antônimos (analisadas isoladamente).

    No entanto, as expressões Sem essa política e Com a ausência dessa política são sinônimas.

    Outro exemplo: Eu gosto de café SEM açúcar = Eu gosto de café COM A AUSÊNCIA de açúcar.


    Espero que tenha ficado claro. Bons estudos!

  • Obrigada, colega Leno Conceição!

    Ficou claro! Bons estudos pra vc tbm! ;-)

  • Através de ------> somente para lugar

  • alternativa correta letra E

  • Minha contribuição.

    A O vocábulo consciência poderia substituir o termo sublinhado no período “Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil.” (linhas de 1 a 3), pois ocorre entre eles uma relação de sinonímia.

     Análise: Consciência nos dá ideia de pensamento, noção, lucidez. Já conscientização remete a educação, capacitação, entendimento.

     B A oração sublinhada no período “‘Sem essa política, não construímos o doador do futuro.’” (linhas 7 e 8) tem sentido contrário ao da redação Com a ausência dessa política, pois os vocábulos “Sem” e Com são antônimos.

     Análise: Como o examinador deixou em negrito toda frase devemos analisar a semântica/sentido completo desta. Com isso, possuem a mesma equivalência e não divergência, conforme apontado.

     C As construções “Yêda queixa-se da falta de doadores voluntários” (linha 13) e Yêda reivindica a falta de doadores voluntários veiculam informações semelhantes, pois, em cada uma das situações, o verbo expressa a insatisfação do sujeito com a “falta de doadores voluntários”.

     Análise: Queixa-se = Lamenta-se/reclama e Reivindica = Pede/Requisita.

      D A locução sublinhada no período “’É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.’” (linhas de 23 a 26) poderia, de acordo com a norma-padrão, ser substituída pela construção através de, já que ambas remetem à mesma ideia.

     Análise: Através de = Que se pode atravessar e por meio de = Por intermédio de.

     E As construções sublinhada no período “Além disso, de acordo com os especialistas, muitas pessoas ainda buscam doar sangue com o intuito de ‘obter vantagens’.” (linhas de 27 a 29) introduzem, respectivamente, a mesma ideia expressa pelas estruturas Como se não bastasse isso e em consonância com.

     

    Correta.