SóProvas


ID
2358949
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em junho de 2016, o Reino Unido realizou um plebiscito perguntando se a população queria continuar ou sair da União Europeia. A votação foi apertada e apontou que cerca de 52% dos britânicos apoiam a saída do bloco comum. A decisão gerou grande repercussão. Após a inesperada vitória do sim, o primeiro ministro britânico David Cameron anunciou que renunciaria por não concordar com o resultado, o que de fato viria a acontecer. As consequências do chamado Brexit são graves para o bloco e para o mundo. 

Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas
 atualidades/brexit-reino-unido-decide-deixar-a-união-europeia.htm>.
Acesso em: 27 dez. 2016, com adaptações.

No que se refere a esse tema e a assuntos correlatos, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • a) Políticos britânicos que apoiam a saída consideram que o Reino Unido deve criar restrições a imigrantes e de exercer uma política econômica independente da União Europeia.

    b) A grave recessão econômica e o aumento do número de refugiados reacendeu o sentimento anti-imigração, a xenofobia e o medo de que os estrangeiros passem a competir no mercado de trabalho e a disputar benefícios sociais com o cidadão britânico.

    c) A decisão do Reino Unido pode balançar o futuro da União Europeia e estimular outros países-membros a sair do bloco.

    d) A Grã-Bretanha ainda usa sua própria moeda, oficialmente a Libra Esterlina [pound (£)], apesar de o Euro ter entrado em vigor, em janeiro de 2002.

     

     

  • Complementando:

    e) Incorreta: A Grécia não é uma potência econômica. Pelo contrário: está atolada em dívidas. Os países membros do Euro, principalamente, a Alemanha tem socorrido a Grécia.

    "... O alívio da dívida grega é defendido, porém, pelo Fundo Monetário Internacional, que poderá mesmo afastar-se de vez do terceiro resgate à Grécia, que atualmente é suportado apenas pelos países da zona euro. O último relatório de avaliação do FMI sobre a Grécia aponta mais uma vez para a insustentabilidade da dívida e a necessidade de haver um alívio, mas Holanda e Alemanha têm manifestado firmemente a oposição à aplicação desta medida." DN Alemanha 07/02/2017

  • B)  O Reino Unido não quer se comprometer com países que não se controlam economicamente.

  • tirou do c* essa "grave recessão econômica" mas pelo menos foi a opção menos pior.