SóProvas


ID
2359903
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente de 55 anos deu entrada na emergência inconsciente, apresentando respiração ruidosa e trabalhosa com amplas e rápidas inspirações interrompidas por curtos períodos de apneia, após os quais ocorrem expirações súbitas seguidas novamente de pequenas pausas de apneia. Esse tipo de respiração é típico de pacientes com:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 36 Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica_Diabetes Mellitus.Brasília-DF.2013

     

     

     

    Cetoacidose

     

    A cetoacidose é uma emergência endocrinológica decorrente da deficiência absoluta ou relativa de insulina, potencialmente letal, com mortalidade em torno de 5%. A cetoacidose ocorre principalmente em pacientes com DM tipo 1, sendo, diversas vezes, a primeira manifestação da doença. A pessoa com DM tipo 2, que mantém uma reserva pancreática de insulina, raramente desenvolve essa complicação.

     

    Os principais fatores precipitantes são infecção, má aderência ao tratamento (omissão da aplicação de insulina, abuso alimentar), uso de medicações hiperglicemiantes e outrasintercorrências graves (AVC, IAM ou trauma). Indivíduos em mau controle glicêmico são particularmente vulneráveis a essa complicação.

     

    Os principais sintomas são: polidipsia, poliúria, enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal, além de vômitos,desidratação, hiperventilação e alterações do estado mental. O diagnóstico é realizado por hiperglicemia (glicemia maior de 250 mg/dl), cetonemia e acidose metabólica (pH <7,3 e bicarbonato <15 mEq/l).

     

    Esse quadro pode se agravar, levando a complicações como choque, distúrbio hidroeletrolítico, insuficiência renal, pneumonia de aspiração, síndrome de angústia respiratória do adulto e edema cerebral em crianças (KITABCHI et al., 2006; MAGEE; BHATT, 2001).

  • Respiração de Kussmaul é como chamamos esse tipo de respiração descrita no enunciado e é um dos sintomas da Cetoacidose.

  • A evidência da cetoacidose reflete-se em valores de bicarbonato sérico baixo (0 a 15) e PH baixo (6,8 a7,3). Uma pressão parcial de dioxido de carbono baixa (PCO2 de 10 a 30) reflete a compensação respiratória (RESPIRAÇÕES DE KUSMAUL) para acidose metabólica.

    Referência: Brunner & Suddarth

  • RESPIRAÇÕES DE KUSMAUL

  • Respiração de Kussmaul: compõem‐se de quatro fases: inspirações ruidosas, apneia em inspiração, expiração ruidosa e apneia em expiração. A acidose, principalmente a diabética é a sua principal causa.