SóProvas


ID
2360290
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   RESPEITO À DIVERSIDADE

A polêmica em torno do comercial do Boticário para o Dia dos Namorados, o debate a respeito da chegada de refugiados haitianos e africanos ao Brasil e as manifestações religiosas de católicos e evangélicos no dia de Corpus Christi são alguns fatos recentes que evidenciam a urgência de um exercício da diversidade no país. Se a população brasileira abriga segmentos que pensam diferente a respeito de religião, tradição, costumes, política e organização familiar, precisa encontrar caminhos para que essa multiplicidade cultural não gere conflitos nem comportamentos agressivos. Fatos recentes, especialmente os relacionados com as reações preconceituosas à acolhida aos haitianos, demonstram que ainda temos um longo caminho a percorrer.

No caso da propaganda dirigida ao 12 de junho, a intenção de exaltar o romantismo, considerando que todos os casais, héteros ou homoafetivos, têm esse direito, acabou por desencadear ataques à marca e à diversidade de gênero. A liberdade de manifestação foi contagiada por alguns exageros. Qualquer pessoa tem o direito de defender suas convicções, e essas devem ser respeitadas, se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência. Ressalte-se também que nenhuma sociedade será homogênea a ponto de fazer com que todos pensem da mesma forma sobre os mais variados assuntos, especialmente na área dos costumes.

Ao contrário, é a diversidade de comportamentos e de pontos de vista que dá sentido a uma comunidade em que prevaleça o respeito à democracia. Tanto que ninguém deve ser submetido a constrangimentos por, supostamente, ser considerado conservador ou retrógrado em relação a inovações ou mudanças nas formas de relacionamento. O respeito, no entanto, somente será completo se for marcado pelo sentimento de reciprocidade. Diferentes, sob quaisquer aspectos, não podem ser discriminados pelo que pensam ou fazem. É mais do que uma imposição legal – é uma norma pétrea da convivência em sociedades civilizadas.

Além da Constituição e das leis, que regem a igualdade e os direitos individuais e coletivos, é indispensável pregar e exercitar a tolerância, para que todos possamos viver em paz com nossas crenças e nossas visões de mundo. Essa é uma missão educadora das comunidades, das famílias, das escolas e das instituições.

Disponível em:<http://wp.clicrbs.com.br> . Acesso em: 13 jul. 2016. [Adaptado] 

Considere o período: 

Além da Constituição e das leis, (1ª) que regem a igualdade e os direitos individuais e coletivos, (2ª) é indispensável pregar e exercitar a tolerância, (3ª) para que todos possamos viver em paz com nossas crenças e nossas visões de mundo. 

Em relação às vírgulas presentes no período, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Se a primeira for excluída, há apenas alteração de sentido, pois passa de um sentido explicativo para um restritivo.

  • pronome relativo QUE introduz uma oração subordinada adjetiva. sendo entre virgulas tratra-se de oração EXPLICATIVA. Sendo sem vírgulas trata-se de oração RESTRITIVA. PORTANTO A QUESTÃO DA VIRGULA MUDA O SENTIDO. 

    EX: AS MULHERES QUE SAO BONITAS SEMPRE AGRADAM AOS HOMENS. SEM VÍRGULAS. É RESTRITIVA. REFERE-SE  APENAS  ÀS MULHERES BONITAS. APENAS AS MULHERES BONITAS AGRADAM AOS HOMENS

    AS MULHERES, QUE SAO BONITAS, AGRADAM AOS HOMENS. COM VÍRGULA. É EXPLICATIVA.  TODAS AS MULHERES SÃO BONITAS E AGRADAM AOS HOMENS.

  •  d)

    se a última for excluída, há apenas alteração de sentido. 

  • GABARITO

    b) se a primeira for excluída, há apenas alteração de sentido.

  • Como o gabarito pode ser letra b? Se tirar apenas a primeira vírgula ela além de modificar o sentido, deixa de ser explicativa e passa a ser restritiva. Esse "apenas" deixou a questão incorreta, creio eu.

  • Gostaria do comentário do professor nesta questão.

  • Peçam comentário do professor.

  • LETRA “B”. As vírgulas que separam o primeiro enunciado isolam oração adjetiva explicativa, a qual, semanticamente, generaliza o núcleo com o qual se relacionam. A supressão da pontuação nestes casos, embora mantenha a correção gramatical, afeta o sentido deste tipo de enunciado, pois ela passa a ser classificada como adjetiva restritiva, a qual divide o núcleo com que se relacione, no caso em análise, passaria a dizer respeito só ao núcleo “leis”, não mais se direcionando, também, ao núcleo “constituição”. No terceiro caso, tem-se situação de oração subordinada adverbial final em ordem direta com a principal, o que faculta o emprego do sinal de pontuação a este tipo de oração antecedente sem que se prejudique as correção gramatical ou sentido do trecho.

    Explicação do prof Mourão - IAP Cursos.

  • Não seria necessário retirar as duas primeiras vírgulas para haver a mudança de sentido? se for só a primeira constará erro gramatical

  • Pessoal, quebrei muito a cabeça para tentar entender essa questão.

    Só dizer que altera de uma explicativa para uma restritiva não é o suficiente.

    Original: "Além da Constituição e das leis, (1ª) que regem a igualdade e os direitos individuais e coletivos,[...]"

    Com a modificação: "Além da Constituição e das leis (1ª) que regem a igualdade e os direitos individuais e coletivos,"

    Minha opinião: ao se retirar a vírgula, o tamanho do adjunto adverbial deslocado foi aumentado (reparem na conjunção aditiva "E"). Por isso, não há um erro gramatical, apenas uma alteração de sentido que SEMPRE vai ocorrer quando tirar ou botar vírgula numa explicativa.

  • GABARITO: LETRA B

    ===> Além da Constituição e das leis, que regem a igualdade e os direitos individuais e coletivos,

    ===> há, em destaque, uma oração subordinada explicativa, se a primeira vírgula for retirada não irá configurar um erro gramatical, porém a oração passará a ser adjetiva RESTRITIVA, dessa forma o sentido é modificado.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!