SóProvas


ID
236077
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         Pensando nas histórias populares

           Se examinarmos as fábulas populares, verificaremos que  elas representam dois tipos de transformação social, sempre  com final feliz. Num primeiro tipo, existe um príncipe que, por alguma
circunstância, se vê reduzido a guardador de porcos ou  alguma outra condição miserável, para depois reconquistar sua condição real. Num segundo caso, existe um jovem pastor que não possuiu nada desde o nascimento e que, por virtude própria  ou graça do destino, consegue se casar com a princesa e  tornar-se rei.
           Os mesmos esquemas valem para as protagonistas femininas: a donzela nobre é vítima de uma madrasta (Branca  de Neve) ou de irmãs invejosas (Cinderela), até que um príncipe se apaixone por ela e a conduza ao vértice da escala social. Ou  então uma camponesa pobre supera todas as desvantagens da origem e realiza núpcias principescas.
          Poderíamos pensar que as fábulas do segundo tipo são  as que exprimem mais diretamente o desejo popular de uma  reviravolta dos papéis sociais e dos destinos individuais, ao passo  que as do primeiro tipo deixam aparecer tal desejo de forma  mais atenuada, como restauração de uma hipotética ordem  precedente. Mas, pensando bem, os destinos extraordinários do  pastorzinho ou da camponesa representam apenas uma ilusão  miraculosa e consoladora, ao passo que os infortúnios do príncipe
ou da jovem nobre associam a imagem da pobreza com a  ideia de um direito subtraído, de uma justiça a ser reivindicada, isto é, estabelecem no plano da fantasia um ponto que  será fundamental para toda tomada de consciência da época  moderna, da Revolução Francesa em diante.
          No inconsciente coletivo, o príncipe disfarçado de pobre é a prova de que cada pobre é, na realidade, um príncipe que sofreu uma usurpação de poder e por isso deve reconquistar  seu reino.   Quando cavaleiros caídos em desgraça triunfarem sobre seus inimigos, hão de restaurar uma sociedade mais justa, na qual será reconhecida sua verdadeira identidade.

                                                                           (Adaptado de Ítalo Calvino, Por que ler os clássicos)

Para cumprimento das normas de concordância verbal, será necessário CORRIGIR a frase:

Alternativas
Comentários
  • Eu acho que precisa-se concertar a letra "C":

    c)  Aos desejos populares de ascensão social (correspondem) CORRESPONDE, em algumas das fábulas analisadas, a transformação de pobres em príncipes.

     

  • Mario,

    Onde tu viu que o gabarito foi alterado para a letra D?

    Procurei no site da FCC e não encontrei nenhuma alteração no gabarito desta prova.

    Se possível, sempre que for feito um comentário assim, disponibilizar a fonte da informação.

     

    Fran

  • Gabarito LETRA C !!!

    Será necessário CORRIGIR a frase:

    a transformação de pobres em príncipes (SUJEITO)  

    (VERBO) CORRESPONDE Aos desejos populares de ascensão social.

  • OBSERVAÇÕES:

    (1) Conserto e Concerto  são duas palavras homófonas, que têm o mesmo som. Seus significados, no entanto, são bastante diferentes. Conserto com a letra “s” é o conserto de uma roupa, de objeto danificado. Concerto com a letra “c” é o concerto musical, feito com um ou mais instrumentos.

    (2) IMPOSSÍVEL a banca trocar o gabarito para letra D. d) Prosperam no fundo do inconsciente coletivo incontáveis imagens, pelas quais se traduzem aspirações de poder e de justiça.

    SUJEITO >>> VERBO

    incontáveis imagens PROSPERAM no fundo do inconsciente coletivo... pelas imagens se TRADUZEM as aspirações de poder e de justiça.

  • c) Aos desejos populares de ascensão social correspondem, em algumas das fábulas analisadas, a transformação de pobres em príncipes.

    A transformação corresponde aos desejos.....

    Devemos concordar sujeito com verbo.

  • Oie pessoal !!!

    Algúem explica a letra E ??

    ROSE
  • Conforme o colega pediu, Letra E:

    O verbo tem que concordar com o sujeito --> Avaliar a sensatez ou o descalabro das expectativas alimentadas não cabe aos leitores abastados avaliar...

    Não concorda com "aos leitores abastados" pois o sujeito nunca pode ser preposicionado.

  •  c) Aos desejos populares de ascensão social correspondem, em algumas das fábulas analisadas, a transformação de pobres em príncipes.

    Primeiro tem que achar o sujeito: Quem é que corresponde as desejos de ascensão social em algumas das fábulas analisadas? A transformação de pobres em príncepes. 
    Nesse caso o verbo tem que concordar com o sujeito, portanto o sujeito estando no singular o verbo tb deverá estar. CORRESPONDE seria o certo!! 
  • a) a capacidade Atribui-se

    b) a possibilidade Reserva-se a pobres

    c) a transformação correspondem (corresponde)

  • RESOLUÇÃO:

    ALTERNATIVA A - CERTA - A redação está correta quanto às regras de concordância verbal. Vale a pena destacar a correta concordância entre a forma verbal "Atribui-se" e o sujeito "o rombo nas finanças orçamentárias da União.".

     O pronome "se" é partícula apassivadora. Por quê, professor? Ele está unido a um verbo que solicita objeto direto: "atribuir" (quem atribui atribui algo a alguém).

    Sendo assim, a partícula apassivadora converte o objeto direto desse verbo - no caso, "o rombo nas finanças orçamentárias da União" - em sujeito paciente.

     Assim, dizer "Atribui-se... o rombo nas finanças orçamentárias ... " equivale a "O rombo nas finanças orçamentárias ... é atribuído..."

    ALTERNATIVA B - CERTA - A redação está correta quanto às regras de concordância verbal. Vale a pena destacar a correta concordância entre a forma verbal "Reserva-se" e o sujeito "a possibilidade de ter acesso ...".

    O pronome "se" é partícula apassivadora. Por quê, professor? Ele está unido a um verbo que solicita objeto direto: "reservar" (quem reserva reserva algo a alguém).

    Sendo assim, a partícula apassivadora converte o objeto direto desse verbo - no caso, "a possibilidade..." - em sujeito paciente.

    Assim, dizer "Reserva-se... a possibilidade ... " equivale a "A possibilidade... é reservada...".

    ALTERNATIVA C - ERRADA - A forma verbal flexionada no plural "correspondem" deve ser substituída pela forma singular "corresponde", para que haja concordância com o núcleo do sujeito singular "o desejo...". 

    De forma mais clara, a redação da frase na ordem direta seria:

    O desejo pela redução do enorme ... (Sujeito) corresponde (Verbo) aos anseios populares por justiça social (Objeto Indireto) em algumas das entrevistas analisadas (Adjunto Adverbial).

    ALTERNATIVA D - CERTA - A redação está correta quanto às regras de concordância verbal. Vale a pena destacar as corretas concordâncias entre a forma verbal "Prosperam" e o sujeito "os sentimentos ..." e entre a forma verbal "se traduzem" e o sujeito "aspirações de solidariedade e de justiça social".

    A forma verbal flexionada no plural "prosperam" está flexionada no plural, para que haja concordância com o núcleo do sujeito plural "os sentimentos...". 

    De forma mais clara, a redação da frase na ordem direta seria:

    Os sentimentos coletivos... prosperam no fundo dos corações....

            (Sujeito)                                        (Adjunto Adverbial)

    Já em "se traduzem", o pronome "se" é partícula apassivadora. Por quê, professor? Ele está unido a um verbo que solicita objeto direto: "traduzir" (quem traduz traduz algo).

    Sendo assim, a partícula apassivadora converte o objeto direto desse verbo - no caso, "aspirações de solidariedade e de justiça social" - em sujeito paciente.

     Assim, dizer "... se traduzem aspirações de poder e de justiça" equivale a "... aspirações de poder e de justiça são traduzidas"

    ALTERNATIVA E - CERTA - A redação está correta quanto às regras de concordância verbal. Vale a pena destacar a correta concordância entre a forma verbal "cabe" e o sujeito oracional "emitir, para quaisquer fins, decisões... ".

    O verbo de um sujeito oracional deve ser necessariamente flexionado na 3a pessoa do singular.

    Isso é mais claramente visto da seguinte forma:

    Não cabe aos funcionários públicos emitir... 

    Não cabe aos funcionários públicos ISTO. 

    =           ISTO               não cabe aos funcionários públicos.

      (Sujeito Oracional)

    Resposta: C

  • Na alternativa A, a expressão "capacidade de representarem" não deveria ser "capacidade de representar" para estar correta?

  • Correta E) Não cabe aos leitores abastados avaliar, em quem é pobre, a sensatez ou o descalabro das expectativas alimentadas.

    O verbo ''avaliar'' permanece no singular porque os núcleos (sensatez e descalabro) ligados por ''ou'' indicam ideia de exclusão ou retificação.

  • Alguém sabe explicar a resposta do gabarito..

    ALTERNATIVA C - ERRADA - A forma verbal flexionada no plural "correspondem" deve ser substituída pela forma singular "corresponde", para que haja concordância com o núcleo do sujeito singular "o desejo...". 

    De forma mais clara, a redação da frase na ordem direta seria:

    O desejo pela redução do enorme ... (Sujeito) corresponde (Verbo) aos anseios populares por justiça social (Objeto Indireto) em algumas das entrevistas analisadas (Adjunto Adverbial).

    pois eu fiz como todos acima fizeram. A transformação corresponde

  • Acertei a alternativa mas não entendi a resolução. Para mim o núcleo do sujeito é "a transformação"...

    A transformação de pobres em príncipes corresponde aos desejos populares de ascensão social.

  • D) Prosperam, no fundo do inconsciente coletivo, incontáveis imagens, pelas quais se traduzem aspirações de poder e de justiça.

    Aqui faltaram as virgulas para isolar aposto explicativo - no fundo do inconsciente coletivo.

  • Não consegui entender as alternativas "D" e "E".

  • A letra "A" também não estaria errada? pois de acordo com a aula, verbos que são complemento de substantivos devem ficar, por motivos eufônicos, não flexionados.

    "capacidade de representar" seria o correto, não?

    "Atribui-se aos esquemas de construção das fábulas populares a capacidade de representarem...

  • Aos desejos populares de ascensão social correspondem, em algumas das fábulas analisadas, a transformação de pobres em príncipes.

    a transformação de pobres em príncipes corresponde aos desejos populares de ascensão social...

  • "Não cabem aos leitores abastados avaliar, em quem é pobre..."

    Achei que era a letra E.

    Alguém conseguiria me explicar porque está errada?

  • #verdenovo