SóProvas


ID
2360842
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O tema da motivação é bastante estudado no segmento organizacional. Existem diversas teorias que sustentam práticas que visam a aumentar a motivação de funcionários e colaboradores nos mais diversos ramos empresariais. Uma dessas teorias sustenta a ideia de que um funcionário se sente motivado a despender um alto grau de esforço quando acredita que isso resultará em uma boa avaliação de desempenho, que acarretará recompensas organizacionais, as quais satisfarão as metas pessoais do referido colaborador.
Essas informações se referem à teoria do(a)

Alternativas
Comentários
  • A questão, ao afirmar sobre a crença positiva de um trabalhador ao alcançar bons resultados, está se referindo a um dos atributos da teoria da Motivação de Vroom. Além da expectativa, essa teoria conta com mais dois fatores: instrumentalidade e valor. 

     

     

  • GABARITO: B

     

    Trata-se da Teoria da Expectativa ou Expectância, de Vroom.

     

    Tenha em mente assim:

    →  Vroom: VEI

    Valência é o valor atribuído ao RESULTADO, está ligada à ATRAÇÃO.

     

    Expectância é a relação ESFORÇO – DESEMPENHO, está ligada à probabilidade atribuída pelo indivíduo.

     

    Instrumentalidade é a relação DESEMPENHO – RESULTADO, está ligada ao grau que o indivíduo acredita que determinado desempenho levará ao resultado desejado.

     

    Fonte:

    minhas anotações de 'ene' comentários dos colegas do QC.

     

     

    Bons estudos.

  • a) Teoria do Reforço: Essa teoria afrma que o reforço condiciona o comportamento. Ou seja, os indivíduos podem ser manipulados a se comportarem de certa maneira, de acordo com os estímulos aplicados a eles.

     

    b) Teoria da Expectativa: teoria motivacional que aborda o fato de as pessoas analisarem a expectativa de que certas ações (ou esforços) possam ou não levar a resultados e premiações é a Teoria da Expectância de Victor Vroom. GABARITO

     

    c) Teoria da Equidade: Essa teoria afrma que a equidade, ou seja, a percepção de que o que ganhamos está em linha com o que oferecemos em troca (e em relação aos outros), é um aspecto motivador. Assim, a noção de que essa relação é justa teria um impacto significativo na motivação.

     

    d) Teoria da Avaliação Cognitiva: Quando uma pessoa recebe recompensas extrínsecas por um trabalho intrinsecamente motivador, o interesse intrínseco pelo trabalho diminui. A explicação comum para isso é que a pessoa sente uma perda de controle sobre seu próprio comportamento.

     

    e) Teoria da Fixação de Objetivos: definição de metas como fator de motivação profissional e de incentivo ao alcance dos alvos no trabalho. 

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • TEORIA DA EXPECTATIVA
    Esta teoria sustenta que o agir de uma determinada maneira depende da intensidade da expectativa de que essa ação trará determinado resultado e da atração que esse resultado exerce sobre o indivíduo.

    Assim, esta teoria enfoca três variáveis:

    1. Atração – está relacionada à importância que o indivíduo dá ao resultado ou recompensa potencial a ser alcançada. Esta variável tem como fundamento as necessidades não satisfeitas do indivíduo.
    2. Relação desempenho-recompensa: o nível de crença que um indivíduo tem que determinado nível de desempenho o levará a um resultado desejado.
    3. Relação esforço-desempenho: a probabilidade que o indivíduo percebe que determinado esforço o levará a determinado desempenho.

    ESFORÇO INDIVIDUAL - DESEMPENHO INDIVIDUAL - RECOMPENSASORGANIZACIONAIS - METAS PESSOAIS.
     

  • Uma dessas teorias sustenta a ideia de que um funcionário se sente motivado a despender um alto grau de esforço quando acredita (EXPECTATIVA) que isso resultará em uma boa avaliação de desempenho, que acarretará recompensas organizacionais, as quais satisfarão as metas pessoais do referido colaborador.

  • Teoria da Expectativa de Vroom, 1964   

     

    -          A força da tendência para agir de determinada maneira depende da força da expectativa de que a ação trará um resultado esperado e da atração que esse resultado exercerá sobre o indivíduo.

    A teoria enfoca três variáveis:

    1.    Atração. A importância que o indivíduo dá ao resultado ou à recompensa que será alcançado no trabalho.

    2.    Relação desempenho-recompensa. O grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará à obtenção do resultado desejado.

    3.    Relação esforço-desempenho. A probabilidade detectada pelo indivíduo de que uma quantidade específica de esforço o conduzirá ao desempenho

    •          Um funcionário será motivado a se esforçar no trabalho quando acreditar que seu esforço levará a uma boa avaliação de desempenho e que uma boa avaliação resultará em recompensas, como gratificação, aumento de salário ou promoção, e que essas recompensas satisfarão suas metas pessoais.

  • TEORIA DA EXPECTATIVA

    Victor Vorom

    A força da tendência para agir de determinada maneira depende da força da expectativa de que esta ação trará certo resultado, e da atração que este resultado exerce sobre o indivíduo. Em outras palavras, esta teoria sugere que um funcionário se sente motivado a despender um alto grau de esforço quando credita que isto vai resultar em uma avaliação de desempenho; que a boa avaliação vai resultar em recompensas organizacionais e que estas recompensas vão satisfazer suas metas pessoais.

  • "um funcionário se sente motivado a despender um alto grau de esforço(expectativa) quando acredita que isso resultará em uma boa avaliação de desempenho, que acarretará recompensas (instrumentalidade) organizacionais, as quais satisfarão as metas pessoais (valência) do referido colaborador."

    Esforço - desempenho: Expectativa;

    Desempenho - Recompensa: Instrumentalidade;

    Recompensas - metas pessoas: Valência.