-
Gabarito: letra b
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
a) Fatores Higiênicos ou Fatores Extrínsecos
Estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa etc. Quando os fatores higiênicos são precários, eles provocam a insatisfação dos empregados. No entanto, quando eles estão presentes, não são capaz de provocar a satisfação, provocam apenas a não-insatisfação.
Exemplo: quando o empregado recebe o salário no dia certo, isso não é capaz de deixá-lo satisfeito, pois já é algo esperado. No entanto, se o salário for pago em atraso, o empregado ficará insatisfeito.
b) Fatores motivacionais ou Fatores Intrínsecos
Estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Quando os fatores são ótimos, eles provoca, satisfação nas pessoas. Porém, quando são precários, eles evitam a satisfação. Exemplos: progressão profissional, responsabilidade, realização, reconhecimento.
-
Gabarito B ... Pergunta TOP!
-
Acertaram uma kkk Primeira boa questão que vejo
-
Gabarito B.
Teoria dos dois fatores de Herzberg.
Fatores higiênicos - São aqueles que não são controlados pelo empregado.
-
O fator Higienico gera uma não insatisfação ou uma insatisfação, não estando ligado a motivação então em minha opnião a questão não está correta, voce acerta o gabarito colocando a menos errada
-
Na administração, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.[1]
Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o individuo:[2]
"Fatores motivacionais"/ INTRÍNSECOS (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização;
"Fatores higiênicos"/ EXTRÍNSECOS (que levam a insatisfação): São fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, , etc.
A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais, a insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos.
Fatores que levam à insatisfação(Higiênicos) Fatores que levam à satisfação(Motivadores)
Política da EmpresaCrescimento
Condições do ambiente de Trabalho Desenvolvimento
Relacionamento com outros funcionários Responsabilidade
Segurança Reconhecimento
Salário Realização.
-
Questão boa essa da AOCP, eu comecei a ler a questão e por falta de atenção no enunciado a errei!
Quando vi X e Y, não sei o porquê, mas no meu cérebro já veio a resposta sobre a Teoria X e Y e McGregor, sendo que eu não a vi nas assertivas e fiquei confuso para responder e acabei marcando a letra D.
Conclusão: ao ler a questão de novo, vi que foi tipo um link que havia na minha cabeça e acabou linkando quando eu vi X e Y, que não tem nada a ver com a teoria de McGregor, logo, muito cuidado ao lerem o enunciado da questão para não serem enganados pelo cérebro
Abraço!
-
Fatores extrínsecos/higiênicos/ Insatisfaciente -> Contexto do trabalho na organização -> Funcionário não controla
Fatores intrínsecos/motivacionais/ satisfacientes -> Tem a ver como cargo ocupado
-
Que questão perfeita!
-
Se ele passa a ser obrigado a trabalhar aos sábados, então ele passará menos tempo com a família e os amigos, afetando suas necessidades sociais, as quais correspondem a um fator higiênico na Teoria de Herzberg.
-
Essa questão previu o que o governo Bolsonaro iria fazer com os bancários agora em 2019.
-
Dois Fatores de Herzberg FATORES HIGIÊNICO E MOTIVACIONAL
-
Trabalhar aos sábados é chato pra caramba mesmo....