SóProvas


ID
2364652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As cores brilhantes observadas durante a queima de fogos de artifício são geradas a partir de elementos metálicos presentes nos fogos. Por exemplo, sais de estrôncio, como o SrCrO4, dão origem à luz vermelha; sais de cobre, como o Cu(NO3)2, à luz verde; sais de magnésio, como MgCl2, à luz branca.

Sabendo que esse fenômeno pode ser explicado com base na estrutura eletrônica dos diferentes elementos metálicos, julgue o próximo item.

Entre os elementos metálicos citados (estrôncio, magnésio e cobre), o magnésio é o que apresenta menor energia de ionização.

Alternativas
Comentários
  • Magnésio e Estrôncio possuem mesma energia de ionização , o Cobre possui menor energia de ionização

  • Na verdade existe uma ordem de energia de Ionização entre os elementos, pois como a enegia cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita, na ordem crescente seria o Estôncio (Sr), depois o Magnésio (Mg) e o de maior energia o Cobre (Cu).

     

  • Vamos analisar a questão.

    A energia de ionização é definida como a energia necessária para se retirar um elétron de um átomo isolado e no estado gasoso (X(g) + energia → X+(g) + e). Desta forma, em um mesmo grupo, a energia de ionização diminui com o aumento do número de camadas eletrônicas, uma vez que quanto maior o número de camadas menor a atração do núcleo sobre os elétrons mais externos, sendo mais fácil a retirada desses elétrons. Como o estrôncio (Sr) e o magnésio (Mg) pertencem ao mesmo grupo (grupo dos metais alcalino-terrosos) e o número atômico do Mg é inferior ao do Sr (12 < 38), ele apresenta maior energia de ionização.

    A partir disso já dá pra estabelecer que a afirmação do item está incorreta. A energia de ionização cresce de baixo para cima nos grupos e da esquerda para a direita nos períodos (quanto maior o número atômico maior a carga nuclear efetiva e também a atração exercida pelo núcleo sobre os elétrons, tornando mais difícil a retirada dos mesmos e, consequentemente, aumentando a energia de ionização). O Cobre (Cu) está localizado mais à direita do Mg e do Sr na tabela periódica e, por isso, sua primeira energia de ionização (para retirada do primeiro elétron) é próxima à do Mg e maior do que a do Sr, localizado mais embaixo na tabela. Portanto, o estrôncio é o que apresenta menor energia de ionização.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • estroncio < magnesio < cobre

    pois a energia de ionização vai da esquerda para a direita e de baixo para cima.

    tem outros meios para memorizar isso mas eu resolvi decorar msm...