SóProvas


ID
2365468
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo os estudos de Weber, que fundamentam os princípios da Teoria Burocrática, o tipo de autoridade que está baseada em normas legais racionalmente definidas com regras racionais e impessoais, é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C:

    Max Weber = Burocracia.

  • Weber cita três tipos:

    Autoridade burocrática, caráter racional legal: baseada na crença na legitimidade das ordens estatuídas e o direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação,devido ao cargo que ocupam (dominação legal).
    Autoridade tradicional: baseada na crença cotidiana da santidade das tradições vigentes desde sempre e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade. Em uma família, por exemplo, quem manda é o homem, e em uma monarquia o rei (domina­ção tradicional).
    Autoridade carismática: baseada na veneração extraordinária da santidade, do poder heroico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas (dominação carismática).

     

  • Gabarito: C

     

    A Escola Burocrática, Fruto da obra de Max Weber, o chamado “pai da Sociologia”, introduziu importantes ferramentas no mundo do trabalho, e que sofrem importante influência no serviço público brasileiro, como a legalidade, a impessoalidade, o racionalismo decisório e a meritocracia como método.

  • No modelo burocrático são adotadas uma série de medidas em prol da defesa da coisa pública, combatendo a corrupção, a apropriação indevida de bens públicos e o nepotismo - marcas do modelo patrimonialista. Inicialmente analisada e sintetizada por Max Weber (2004), em ‘A ética protestante e o espírito do capitalismo’, o modelo teve suas bases mais bem definidas em sua obra posterior: ‘Economia e sociedade’ (WEBER, 1994). O modelo burocrático contribuiu para a formação de ·uma nova ótica sobre o papel do Estado, sendo que na sua descrição sobre os modelos ideais típicos da dominação, Weber identificou o exercício da dominação racional legal baseadas em normas como fonte de poder dentro das organizações burocráticas.

    Autoridade Burocrática

    ▪ Observa-se a autoridade burocrática, também chamada de racional, quando as normas e leis, aceitas pela sociedade, respaldam a legitimidade das ordens dos superiores. É a autoridade baseada na técnica e no mérito dos agentes públicos. A noção de legitimidade parte do pressuposto de que os cidadãos escolheram seus governantes e estes promulgaram as leis, agindo como procuradores da sociedade. Logo, se o poder dos agentes públicos se fundamenta na lei, tal poder é legítimo, na medida em que a lei é legítima.

    ▪ Weber, no início do século XX, definiu a burocracia como uma forma de dominação da conduta humana, exercida, no setor estatal, pelos administradores públicos sobre os administrados. Trata-se de uma forma de poder que obtém legitimidade a partir de normas legais e da racionalidade. Foi o sociólogo quem idealizou as bases da burocracia que visavam combater o patrimonialismo e que ainda sustentam a forma da administração pública atual.

    ▪ A autoridade burocrática é apenas uma das características das organizações burocráticas. Paludo (2013) afirma que Weber não conceituou burocracia, mas apresentou suas características.

    ▪ A Burocracia é compatível com o sistema da autoridade legal somente quando a formulação das leis e a supervisão de sua aplicação ficam sendo prerrogativas dos políticos: se o aparelho burocrático consegue usurpar o processo político e legislativo, será preciso falar de um processo de burocratização que ultrapassou os limites do sistema de domínio legal e lhe transformou a estrutura.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • C

  • C