SóProvas


ID
2367109
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Preâmbulo

O cristianismo impregna, com maior ou menor evidência, a vida cotidiana, os valores e as opções estéticas até mesmo dos que o ignoram. Ele contribui para o desenho da paisagem dos campos e das cidades. Às vezes, ganha destaque no noticiário. Contudo, os conhecimentos necessários à interpretação dessa presença se apagam com rapidez. Com isso, a incompreensão aumenta.

Admirar o monte Saint-Michel e os monumentos de Roma, de Praga ou de Belém, deleitar-se com a música de Bach ou de Messiaen, contemplar os quadros de Rembrandt, apreciar verdadeiramente certas obras de Stendhal ou de Victor Hugo implica poder decifrar as referências cristãs que constituem a beleza desses lugares e dessas obras-primas. Entender os debates mais recentes sobre a colonização, as práticas humanitárias, a bioética, o choque de culturas também supõe um conhecimento do cristianismo, dos elementos fundamentais da sua doutrina, das peripécias que marcaram sua história, das etapas da sua adaptação ao mundo.

Foi nessa perspectiva que nos dirigimos a eminentes especialistas. Propusemos a eles que pusessem seu saber à disposição dos leitores de um vasto público culto. Isso, sem o peso da erudição, sem o emprego de um vocabulário excessivamente especializado, sem eventuais alusões a um suposto conhecimento prévio, que não tem mais uma existência real, e, claro, sem intenção de proselitismo. (História do Cristianismo, org. Alain Corbin. São Paulo: Martins Fontes. 2009. p.XIII). 

“Entender os debates mais recentes sobre a colonização, as práticas humanitárias, a bioética, o choque de culturas também / supõe um conhecimento do cristianismo, dos elementos fundamentais da sua doutrina, das peripécias que marcaram sua história, das etapas da sua adaptação ao mundo”.

O trecho acima foi separado em duas partes por uma barra inclinada. Sobre o emprego das vírgulas nessas duas partes, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Questão relativamente fácil galera...

    Sem mais nem menos, marca uma enumeração de termos...

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O uso da vírgula tem a intenção de marcar uma enumeração, portanto GABARITO A

    Observe como o isto no texto:

    Entender os debates mais recentes sobre a colonização (1), as práticas humanitárias (2), a bioética(3), o choque de culturas também(4) / supõe um conhecimento do cristianismo (1), dos elementos fundamentais da sua doutrina (2), das peripécias que marcaram sua história (3), das etapas da sua adaptação ao mundo (4)”.

     

     

  • Eu não concordo com este gabarito.  

     

    Estou totalmente de acordo em relação a primeira parte, é uma enumeração de termos.

     

    Entretanto na segunda parte existe uma clara hierarquia: o que se supõe é o conhecimento do cristianismo. Os outros 3 elementos separados por vírgula são partes desse todo que é o cristianismo: sua doutrina (a doutrina do cristianismo), sua história (a história do cristianismo), sua adpatação ao mundo (a adaptação do cristianismo ao mundo). Dessa forma, no meu entendimento, esses 3 elementos explicam o que se supõe conhecer em relação ao cristianismo e, sendo assim, a alternativa E seria a correta.

     

    Alguém mais entendeu dessa forma?

  • Rodrigo, eu não entendi como aposto explicativo porque a lógica do aposto é que ele possa substituir o termo ao qual ele faz referência sem prejuízo do sentido. Se você substituir "do cristianismo" por "dos elementos fundamentais da sua doutrina", muda o sentido. Apesar de semanticamente eles serem termos que possuem correlação, não é possível uma substituição simples. Por exemplo "O ex-presidente Collor, o primeiro presidente a sofrer impeachment, hoje é senador". É possível trocar "O ex-presidente Collor" por "o primeiro presidente a sofrer impeachment". Espero ter ajudado

  • Gabarito: A.
    Considerando outras questões da FVG, essa não foi difícil.

  • Aposto enumerativo

    O aposto enumerativo serve para enumerar partes constituintes de um termo da oração. Na frase, aparece separado por dois pontos ou travessão e vírgulas.

    Já viajei por vários países: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e México.

    Em nossos funcionários, valorizamos principalmente três características: dedicação, honestidade e persistência.

    https://www.normaculta.com.br/aposto/

  • quando a FGV bota uma óbvia na letra A, ja acho q o serginho malandro vai pular da tela e bater na minha cara

  • É consenso que a primeira é uma enumeração. Ocorre que a segunda é um aposto ENUMERATIVO, ou seja, explica o termo antecedente através de uma enumeração. Sendo assim, a alternativa A é a verdadeira.

    a alternativa E fala em aposto EXPLICATIVO, por isso está errada.

  • Por favor, denunciem os comentários de spam-propaganda da Giovanna Soares, porque já deu no saco.

  • marcam a presença de enumerações de termos nas duas partes;

     

    Gab: a

  • Errei porque pensei que fosse pegadinha da FGV, tava tão na cara o gabarito (letra A) que tive medo de marcá-la. A banca gosta de cobrar as exceções, mas dessa vez ela foi de regra geral kkkkk 

  • As vírgulas empregadas nos dois segmentos se justificam por separar termos em enumeração, de mesma função sintática.

    Nos dois casos, os termos isolados por vírgula exercem a função de complemento nominal de “debates” e “conhecimento”, respectivamente.

    Resposta: A

  • O verbo “Entender” é transitivo direto e o objeto direto composto tem seus núcleos (“debates”, “práticas”, “bioética” e “choque”) separados por vírgulas. Assim, estão enumerados. O substantivo “conhecimento” é seguido do complemento nominal composto, que tem seus núcleos (“cristianismo”, “elementos”, “peripécias” e “etapas”) separados por vírgulas. Assim, também estão enumerados. Confirme:

    “Entender os debates mais recentes sobre a colonização, as práticas humanitárias, a bioética, o choque de culturas também / supõe um conhecimento do cristianismo, dos elementos fundamentais da sua doutrina, das peripécias que marcaram sua história, das etapas da sua adaptação ao mundo”.

    Dessa forma, as vírgulas separam elementos enumerados e a alternativa correta é a (A).

    Gabarito: A

  • GABARITO - A

    Casos importantes de vírgulas:

    1) Separa termos de mesma função sintática, numa enumeração.

    Simplicidade, clareza, objetividade, concisão são qualidades a serem observadas na redação oficial.

    2) Separa aposto explicativo.

    Aristóteles, o grande filósofo, foi o criador da Lógica

    3)  Separa vocativo.

    Brasileiros, é chegada a hora de votar.

    4) Separa predicativos do sujeito deslocados.

    – Sereno e tranquilo, o condenado esperava sua morte.

  • Os comentários deveriam ser somente sobre a resolução das questões.