SóProvas


ID
2367832
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

A partir da leitura do texto I, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Sei lá, não consegui entender ainda porque a resposta é a letra A, sendo que a maioria dos verbos empregados no texto estão conjugados na 3º pessoa, ora do singular, ora do plural.

  • Fica ainda mais complicado achar a resposta já que banca nao diz se a pessoa está no singular o plural. vi parte do texto na 1 do singular e 2 e 3 do plural. Muito estranha essa questão.

  • As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles).

    1.ª pessoa do singular: eu - Indica que existe um emissor.
    2.ª pessoa do singular: tu - Indica que existe um ouvinte.
    3.ª pessoa do singular: ele - Indica que existe uma pessoa assunto.

    1.ª pessoa do plural: nós - Indica que existe mais do que um emissor.
    2.ª pessoa do plural: vós - Indica que existe mais do que um ouvinte.
    3.ª pessoa do plural: eles - Indica que existe mais do que uma pessoa assunto

     

    https://www.conjugacao.com.br/pessoas-verbais/.

  • Primeira pessoa = narrando uma história ou falando de si.

    Em nenhum momento de texto o autor fala de alguém implicita ou explicitamente, ele apenas está narrando.

  • Também não entendi o porque da resposta ser a letra A, eu marcaria a letra C, que foi a resposta a qual achei que mais se encaixou no texto.

  • loucura hein!!

  • Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.

    Marca de que foi escrito em 1ª pessoa

    Gab: A


  • "Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde."

    Na frase a anterior extraida do texto, o pronome possessivo nosso conjuga a primeira pessoa do plural, conforme podemos observar abaixo:
     
    Pessoas verbais e pronomes

    Além dos verbos, os pronomes também se flexionam em pessoa.

    Pronomes possessivos:
    1.ª pessoa do singular (eu) - meu, minha, meus, minhas
    2.ª pessoa do singular (tu) - teu, tua, teus, tuas
    3.ª pessoa do singular (ele/ela) - seu, sua, seus, suas
    1.ª pessoa do plural (nós) - nosso, nossa, nossos, nossas
    2.ª pessoa do plural (vós) - vosso, vossa, vossos, vossas
    3.ª pessoa do plural (eles/elas) - seu, sua, seus, suas

    Fonte: https://www.conjugacao.com.br/pessoas-verbais/

  • Basta irmos; a saúde do nosso país... são partes do texto que estão na primeira pessoa.

  • Impossível essa ser resposta. O texto é escrito em primeira e terceira pessoa, predominando terceira. 

    Exemplo: "Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?". 

  • ...povo, que nas últimas manifestações , foi à rua...

    O AUTOR ESTÁ FALANDO DE UMA PESSOA, O POVO, E O VERBO ESTÁ NA TERCEIRA PESSOA

  • "Narrador Personagem - a história é narrada em 1ª pessoa onde o narrador é um personagem e participa das ações.

    Narrador Observador - narrado em 3ª pessoa, esse tipo de narrador conhece os fatos porém, não participa da ação.

    Narrador Onisciente - esse narrador conhece todos os personagens e a trama. Nesse caso, a história é narrada em 3ª pessoa. No entanto, quando apresenta fluxo de pensamentos dos personagens, ela é narrada em 1ª pessoa."

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/texto-narrativo/

    Acho que por ser cidadão brasileiro, parte integrante desse sistema de saúde e participante ativo da sociedade brasileira, o texto é sim 1ª pessoa. Eu marquei C por causa dos verbos, caí igual patinho na pegadinha. Em momento algum ele se porta como observador distante, até porque as próprias opiniões e linguagem do texto são de caráter emotivo, ou seja, de fluxo de pensamento e não de caráter meramente descritivo.

  • Quando o narrador está inserido no contexto em que ele está narrado o texto narrativo é de primeira pessoa.

     

    Se ele narra "fora", apenas como observador, é 3 pessoa.

  • SO DEUS MEU ETERNO PAI

  • Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.

  • Não concordo com esse gabarito, eu enxerguei o texto predominantemente na 3º pessoa

  • GAB: A



    narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem (CASO DA QUESTÃO:Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde").

    Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais. Essa proximidade com o mundo narrado revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia conhecer. Ao mesmo tempo, essa mesma proximidade faz com que a narrativa seja parcial, impregnada pelo ponto de vista do narrador.


    narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e, por não participar deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade. Não tem conhecimento íntimo dos personagens nem das ações vivenciadas



    narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos.

    Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece, o narrador faz uso do discurso indireto livre. Assim, o enredo se torna plenamente conhecido, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas consequências.



  • LETRA A.

     

    Resolução: “Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.”. Note que o narrador se coloca no texto. Lembrando que 1ª pessoa é eu e nós.

  • não concordo com a resposta, ora vejo 1° pessoa "Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde.."

    ora vejo da 3° pessoa, vebos com tem, ser... mostram isso.

  • "Basta (nós) irmos..."

    "... logo (nós) perceberemos ..."

    1º pessoa do plural.

  • Gab A

    1°- Pessoa: Narrando uma história ou falando de si.

  • Eu, tu, ele.

    **Nós**, vós, eles.

    O texto ,na linha 11, é possível encaixar o **Nós** e isso foi o que me permitiu acertar a questão.

  • Esse tipo de Questão não tem comentário de professor, lamentável.