-
Sei lá, não consegui entender ainda porque a resposta é a letra A, sendo que a maioria dos verbos empregados no texto estão conjugados na 3º pessoa, ora do singular, ora do plural.
-
Fica ainda mais complicado achar a resposta já que banca nao diz se a pessoa está no singular o plural. vi parte do texto na 1 do singular e 2 e 3 do plural. Muito estranha essa questão.
-
As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles).
1.ª pessoa do singular: eu - Indica que existe um emissor.
2.ª pessoa do singular: tu - Indica que existe um ouvinte.
3.ª pessoa do singular: ele - Indica que existe uma pessoa assunto.
1.ª pessoa do plural: nós - Indica que existe mais do que um emissor.
2.ª pessoa do plural: vós - Indica que existe mais do que um ouvinte.
3.ª pessoa do plural: eles - Indica que existe mais do que uma pessoa assunto
https://www.conjugacao.com.br/pessoas-verbais/.
-
Primeira pessoa = narrando uma história ou falando de si.
Em nenhum momento de texto o autor fala de alguém implicita ou explicitamente, ele apenas está narrando.
-
Também não entendi o porque da resposta ser a letra A, eu marcaria a letra C, que foi a resposta a qual achei que mais se encaixou no texto.
-
loucura hein!!
-
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Marca de que foi escrito em 1ª pessoa
Gab: A
-
"Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde."
Na frase a anterior extraida do texto, o pronome possessivo nosso conjuga a primeira pessoa do plural, conforme podemos observar abaixo:
Pessoas verbais e pronomes
Além dos verbos, os pronomes também se flexionam em pessoa.
Pronomes possessivos:
1.ª pessoa do singular (eu) - meu, minha, meus, minhas
2.ª pessoa do singular (tu) - teu, tua, teus, tuas
3.ª pessoa do singular (ele/ela) - seu, sua, seus, suas
1.ª pessoa do plural (nós) - nosso, nossa, nossos, nossas
2.ª pessoa do plural (vós) - vosso, vossa, vossos, vossas
3.ª pessoa do plural (eles/elas) - seu, sua, seus, suas
Fonte: https://www.conjugacao.com.br/pessoas-verbais/
-
Basta irmos; a saúde do nosso país... são partes do texto que estão na primeira pessoa.
-
Impossível essa ser resposta. O texto é escrito em primeira e terceira pessoa, predominando terceira.
Exemplo: "Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?".
-
...povo, que nas últimas manifestações , foi à rua...
O AUTOR ESTÁ FALANDO DE UMA PESSOA, O POVO, E O VERBO ESTÁ NA TERCEIRA PESSOA
-
"Narrador Personagem - a história é narrada em 1ª pessoa onde o narrador é um personagem e participa das ações.
Narrador Observador - narrado em 3ª pessoa, esse tipo de narrador conhece os fatos porém, não participa da ação.
Narrador Onisciente - esse narrador conhece todos os personagens e a trama. Nesse caso, a história é narrada em 3ª pessoa. No entanto, quando apresenta fluxo de pensamentos dos personagens, ela é narrada em 1ª pessoa."
Fonte: https://www.todamateria.com.br/texto-narrativo/
Acho que por ser cidadão brasileiro, parte integrante desse sistema de saúde e participante ativo da sociedade brasileira, o texto é sim 1ª pessoa. Eu marquei C por causa dos verbos, caí igual patinho na pegadinha. Em momento algum ele se porta como observador distante, até porque as próprias opiniões e linguagem do texto são de caráter emotivo, ou seja, de fluxo de pensamento e não de caráter meramente descritivo.
-
Quando o narrador está inserido no contexto em que ele está narrado o texto narrativo é de primeira pessoa.
Se ele narra "fora", apenas como observador, é 3 pessoa.
-
SO DEUS MEU ETERNO PAI
-
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
-
Não concordo com esse gabarito, eu enxerguei o texto predominantemente na 3º pessoa
-
GAB: A
O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem (CASO DA QUESTÃO:Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde").
Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais. Essa proximidade com o mundo narrado revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia conhecer. Ao mesmo tempo, essa mesma proximidade faz com que a narrativa seja parcial, impregnada pelo ponto de vista do narrador.
O narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e, por não participar deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade. Não tem conhecimento íntimo dos personagens nem das ações vivenciadas
O narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos.
Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece, o narrador faz uso do discurso indireto livre. Assim, o enredo se torna plenamente conhecido, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas consequências.
-
LETRA A.
Resolução: “Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.”. Note que o narrador se coloca no texto. Lembrando que 1ª pessoa é eu e nós.
-
não concordo com a resposta, ora vejo 1° pessoa "Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde.."
ora vejo da 3° pessoa, vebos com tem, ser... mostram isso.
-
"Basta (nós) irmos..."
"... logo (nós) perceberemos ..."
1º pessoa do plural.
-
Gab A
1°- Pessoa: Narrando uma história ou falando de si.
-
Eu, tu, ele.
**Nós**, vós, eles.
O texto ,na linha 11, é possível encaixar o **Nós** e isso foi o que me permitiu acertar a questão.
-
Esse tipo de Questão não tem comentário de professor, lamentável.