SóProvas


ID
2367928
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De uma forma ampla, pode-se entender, segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p.73), que a satisfação no trabalho é um sentimento positivo resultante de uma avaliação de suas características. Segundo os autores, todos os fatores a seguir causam satisfação no trabalho, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O salário é considerado um fator higiênico, ou seja, básico para um indivíduo. Apesar de causar satisfação, não pode ser considerado  "o que mais causa satisfação" segundo a banca. Na teoria das Relações Humanas, o Homem Social é visto como tendo satisfação pessoal ao realizar seu trabalho.

    Gabarito D

  • O salário é considerado um fator higiênico, ou seja, básico para um indivíduo. Apesar de causar satisfação, não pode ser considerado "o que mais causa satisfação" segundo a banca. Na teoria das Relações Humanas, o Homem Social é visto como tendo satisfação pessoal ao realizar seu trabalho.

    Gabarito D

  • A clássica pegadinha de que salário é fator motivacional.

  • Teoria dos dois fatores de Herzberg

    Fatores motivacionais/intrínsecos/satisfacientes

    - reconhecimento das pessoas

    - conteúdo do trabalho

    - possibilidade de crescimento profissional

    - aprendizagem

    - exercício da responsabilidade

    - realização

    Ausência = posição neutra de motivação/satisfação

    Presença = alto nível de motivação/satisfação

    Fatores higiênicos/extrínsecos/insatisfacientes

    - relacionamentos pessoais

    - salários

    - condições de trabalho

    - supervisores

    - segurança

    - políticas da empresa

    Ausência = insatisfação

    Presença = posição neutra de satisfação (Não geram satisfação)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores motivacionais. No caso apresentado, deve ser marcada a alternativa que não apresenta um fator que causa satisfação no trabalho.

    Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg

    • Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.

    • Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

    Com base no que foi descrito acima, podemos concluir que a alternativa "D" é a que atende ao comando da questão. Salário é fator higiênico, não gera satisfação, apenas evita a insatisfação.

    GABARITO: D

    Fonte: 

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.