-
Quem vai deixar de lado metais preciosos? rsrs
-
É ao contrário, os principais objetivos da colonização eram a extração de metais preciosos, exploração agrícola e o desenvolvimento do mercado da metrópole.
Gabarito ERRADO
-
No sistema mercantilista, as colônias – como o Brasil – eram encaradas como extensões de suas metrópoles – os países europeus, como Portugal, de modo que estas pretendiam exercer controle efetivo e total sobre o que aquelas produziam. Isto era encarado pelas metrópoles como uma “missão” ou “intervenção civilizadora”.
Essa relação de dominação integral da colônia pela metrópole constituiu uma das características do mercantilismo que foi denominada Pacto Colonial. O Pacto Colonial consistia num conjunto de regras e acordos firmados entre a metrópole e os colonos, que tinha por objetivo assegurar que a exclusividade dos lucros da produção colonial seria remetido tão somente à sua metrópole de origem. Essa política ficou conhecida como exclusivo metropolitano ou exclusivo colonial.
Associava-se ao Pacto Colonial a acumulação de metais preciosos e moedas (de ouro e prata) para garantir à metrópole uma valorização de sua economia e de seu estado. Isso ficou conhecido como metalismo. A Espanha, por ter encontrado outro e prata com maior facilidade, passou a dominar o acúmulo de metais na época e a atrair investimentos de outras metrópoles, como a portuguesa e a inglesa.
FONTE: https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/o-pacto-colonial.htm
Gabarito: Errado
-
O sistema colonial europeu, montado por Portugal e outras metrópoles europeias, era baseado no estabelecimento de áreas latifundiárias com exploração de monocultura de produtos tropicais de alto valor de revenda no mercado internacional.
Ao chegar às terras que são hoje brasileiras, Portugal iniciou a sua busca por metais preciosos. Ao não encontrar começou a extração de pau brasil. As florestas de pau-brasil se esgotaram rapidamente. Assim, para desenvolver a economia e o comércio metropolitano, Portugal passou a investir em tentativas de povoamento e prosperidade das capitanias de cana de açúcar.
O objetivo da colonização com parâmetros mercantilistas tinha como função manter a balança comercial das metrópoles favorável e, assim, desenvolver a economia dos países colonizadores com o aumento das reservas de metais preciosos, medida de riqueza e fundamento monetário para o comércio exterior.
Para tal a manutenção da dependência da colônia a metrópole era de importância crucial. O mecanismo base era o exclusivo colonial entendido como a relação comercial exclusiva das colônias com as suas respectivas metrópoles.
Há o desenvolvimento de razoável mercado interno , grosso modo, para abastecimento – é o caso da região das minas no Brasil – ou, em áreas onde o plantio de produtos tropicais de alto valor na Europa não se desenvolve, caso das colônias inglesas na parte nordeste do continente americano.
A bibliografia sobre o assunto é bastante vasta e de fácil acesso. Vale destacar os trabalhos de Francisco Falcón , Antônio Edmilson Rodrigue e , Manolo Florentino.
A afirmativa é incorreta no que tange à caracterização da colonização mercantilista.
RESPOSTA: ERRADO.
-
É exactamente o contrário. A principal lógica do MERCANTILISMO foi a acumulação de metais preciosos para suas Coroas/Reinos.
-
GABARITO ERRADO
Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.
-
ERRADO.
Metalismo = Foi a exploração de metais precioso no período colonial. Quanto mais metais você tinha mais poderoso era.