SóProvas


ID
2370745
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sondagem naso-entérica é uma atividade privativa do enfermeiro. Mesmo sabendo do grau de risco envolvido na atividade, o técnico em enfermagem acredita que é possível realizar a técnica sem prejuízo para o paciente. Ao executá-la, o técnico em enfermagem pratica a ocorrência ética de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A. IMPERÍCIA:  incapacidade, falta de habilidade para a realização de uma atividade. Ocorre pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica.​

    Relembrando os demais conceitos que sempre são objeto de prova:

    1-     NEGLIGÊNCIA: desatenção ou falta de cuidado ao exercer determinado ato. Implica em omissão ou inobservância de dever.

    2-     IMPRUDÊNCIA: tem relação com a má fé. Agir com conhecimento do mal e intenção de praticá-lo. Prudente é quem tem precaução, sensatez. Conduta inconveniente que não atenta para as consequências ou na qual o profissional despreza os riscos. 

  • A resposta é relativa, se o técnico realiza um procedimento que é privativo do enfermeiro, ele não estaria sendo imprudente, não? até porque a questão deixa claro que ele sabia do grau do risco do procedimento... =/

  • Por que não imprudência? A questão afirma que o profissional conhece o grau de risco da atividade, mas acredita ter competencia para realiza-la. Impericia seria se o profissional realizasse a atividade mesmo estando ciente da sua falta de habilidade, não é assim? Fiquei confusa. 

     

  • TAMBÉM FIQUEI CONFUSA.

  • IMPERICIA: falta de técnica necessária para realização de certa atividade.

    IMPRUDÊNCIA: falta de cautela, de cuidado, o que deveria prevê, porém não previu.

    NEGLIGÊNCIA: desleixo, descuido, desatenção, omissão ou inobservância do dever.

  • Mesmo que o Técnico acredite que pode realizar o procedimento, ele não é legalmente habilitado para tal, pois não possui formação técnico-cienfíca para tal procedimento, configurando IMPERÍCIA.

    Exemplo de IMPERÍCIA: Enfermeiro realizar sutura*; Enfermeiro realizar intubação*; Enfermeiro colher gasometria sem ter habilidade; técnico-prática; *exceto em casos emergenciais, na ausência de profissional médico.

    Exemplo de IMPRUDÊNCIA: Técnico de enfermagem é hipermetrope e punciona uma veia sem usar óculos; Enfermeiro realiza procedimento estéril com luvas de procedimento.

  • Tá eu entendi o raciocínio, porém alguém concorda que fazer mesmo sabendo que vc não pode é negligência, pois estou negligenciando o fato, pois nesta questão não diz que o técnico não tem habilidade, ele acha que tem habilidade, logo ele julga ter a prática, logo ele não está praticando uma imperícia pq se ele executar a função corretamente pq ele julga ter habilidade ele teria causado uma negligência, pois não cumpriu com ato de tal procedimento ser privativo do enfermeiro ignorando o ato, minha opinião é que essa questão é passipasde recurso pq não especifica que ele não sabe, alguém me ajude pfv 

  • Questao confusa pq a imperícia é falta de capacidade técnica para realizar o procedimento, nada tem a ve se é ou não privativa de outra classe. Pois tem muito técnico que detém habilidades privativa do enfermeiro. Para mim foi imprudência.

  • Profttttttessor voltaaaaaaa aaaaaa      eeeessssssssssssstuuuuuuudaaaaaarrrrr!!!!!

    impericia-e minha funçao mas nao tenho habilidaade para tal.

    imprudencia-sei que esta erraado aa conduta mas faço certo do mal

    negligencia-deixo de fazer algo 

     

  • “Negligência:

    Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.

    Imprudência: 

    A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.

    Imperícia: 

    Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão. Um médico sem habilitação em cirurgia plástica que realize uma operação e cause deformidade em alguém pode ser acusado de imperícia.

    Resumindo:

    1) negligência: desleixo, descuido, desatenção, menosprezo, indolência, omissão ou inobservância do dever, em realizar determinado procedimento, com as precauções necessárias;

    2) imprudência: falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência a cerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu”.

    3) imperícia: falta de técnica necessária para realização de certa atividade;

  • Para mim, se trata de Imprudência uma vez que o Técnico de enfermagem sabe que a prática é de atividade privativa do enfermeiro e mesmo que ele soubesse fazer melhor que o enfermeiro ainda assim estaria proibido de faze-lo. sendo assim ao executar tal atividade configura uma IMPRUDÊNCIA.

  • Sendo o procedimento privativo do enfermeiro e não sendo mencionado emergência, o técnico que realiza atividade que não da sua competência profissional comete imperícia.

    Resposta: A.