SóProvas


ID
2371036
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, 47 anos de idade, branca, dona de casa, procedente de Taguatinga-DF, hipertensa e dislipidêmica, foi atendida na unidade de pronto atendimento em decorrência de quadros convulsivos recorrentes. Após a anamnese e a avaliação dos exames complementares, iniciou-se o tratamento com fenobarbital (ácido fraco) por via oral. No entanto, por desatenção, a paciente ingeriu, nas últimas 24 horas, vários comprimidos de fenobarbital e foi encaminhada ao serviço de emergência.

Nessa situação hipotética, considerando suspeita de intoxicação pelo fenobarbital, assinale a alternativa que apresenta uma opção de tratamento farmacológico.

Alternativas
Comentários
  • Compostos de eliminação renal podem ter sua depuração aumentada por simples hiper-hidratação e uso de diuréticos potentes. Uma condição especial de hiperhidratação é a realizada nas intoxicações graves por barbitúricos, quando também se provoca a alcalinização urinária, conhecida como esquema de Briggs:

    - 500 ml de solução de glicose a 5% + 10ml de solu- ção de bicarbonato de sódio a 8,5%, via endovenosa, em duas horas, seguidos de

    - 500 ml de solução fisiológica a 0,9% + 10 ml de solução de cloreto de potássio a 19,1%, via endovenosa, em duas horas

    Repetir o esquema até quando for necessário.

     

  • Fenobarbital é um ácido fraco; logo, na presença de urina alcalina, ele se ioniza, o que faz com que diminua sua reabsorção tubular, aumentando, consequentemente, a excreção.

    Gabarito: E)

  • Ingestão de ácido fraco - alcalinização da urina atraves de infusão venosa (absorção muito rápida) - Efeito esperado: Ionização e excreção