SóProvas


ID
2373547
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Novo Urbanismo surge na década de 1980, inspirado nos padrões utilizados antes da ascensão e proeminência do automóvel no planejamento urbano das cidades. Ele defende um planejamento que resgate a qualidade de vida e melhore o relacionamento entre o homem e a cidade, num desenvolvimento sustentável de longo prazo, sempre considerando o impacto entre as novas e antigas intervenções urbanas e as suas repercussões nos planos social, ambiental e econômico. Nessa abordagem, o espaço público é definido como sendo:

Alternativas
Comentários
  • A questão exigia apenas uma interpretação do conceito de Espaço público.

    a) espaço de circulação, de lazer, de contemplação ou de preservação ou conservação, espaço da sociedade, um espaço simbólico. São diferentes espaços que se opõem ou atendem a discursos dos agentes políticos, sociais, religiosos, culturais e intelectuais, que constituem uma sociedade.( CORRETA )

    b) princípio relacionado à política e economia. Nele, os espaços devem ser divididos em partes iguais entre loteamentos, áreas de circulação e lazer e destinados à instituição pública, como um órgão governamental ou de educação e cultura. O controle desse espaço se dá em virtude da participação no mesmo, com investimento e injeção de capital.Espaços públicos abrangem uma variedade de espaços urbanos e não só instituições Públicas.

    c) espaço simbólico por se opor aos discursos sociais, políticos e religiosos que administram sua manutenção, apresenta metade de seu espaço destinado às instituições públicas de ensino ou religiosas, e garante, igualmente, espaços de circulação, lazer, contemplação e preservação.A distribuição do espaço Público envolve muitos fatores, não sendo previamente definido que metade do seu espaço vai pra instituições públicas. NOS PLANOS DIRETORES TEMOS PROVAS DISSO.

    d) fruto das relações dos meios de produção, resultado do desenvolvimento das forças produtivas. É de propriedade do Estado e apresenta espaços de circulação, lazer, contemplação, preservação e conservação que são mantidos por seus moradores em atividades participativas de bairro ou qualquer outro tipo de intervenção. Ele é de uso comum e posse de todos