SóProvas


ID
2374402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às políticas econômicas e aos seus instrumentos, julgue o item subsecutivo.

A elevação da alíquota do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para os automóveis que não contassem com pelo menos 65% de insumos fabricados no Brasil, iniciada no ano de 2012, representou espécie de barreira comercial.

Alternativas
Comentários
  • É uma forma de restringir a competição na economia.

    Barreiras comerciais são restrições às importações, impostas pelos governos dos países, para proteger os negócios internos ou o bem-estar de seus cidadãos. Essas barreiras podem ser tarifárias ou não tarifárias.

    No grupo das barreiras tarifárias, estão os impostos sobre importações, a fixação de cotas para produtos importados e os subsídios dados aos produtores locais.

    No grupo das barreiras não tarifárias, destacam-se exigências no que diz respeito à qualidade do produto ou ao processo pelo qual foi obtido. No país importador, são questões ligadas à saúde dos consumidores e segurança alimentar e no país de origem consideram-se os aspectos de meio ambiente e condições de trabalho envolvidos na produção do bem exportado.

    As restrições impostas à carne brasileira pelos países importadores, em virtude da ocorrência de focos de febre aftosa no País, é um típico exemplo de barreira comercial não tarifária.

    Os prejuízos têm sido muito grandes, daí a necessidade de governos e produtores trabalharem juntos para resolver o problema.

  • CERTO

    Barreira comercial pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior. Essas restrições são muitas vezes utilizadas para proteger o mercado interno do país que importa incidindo, portanto, sobre os países exportadores.

    Há duas categorias mais comuns de barreiras, as quais:

     

    – Restrições quantitativas

    – Licenciamento de importação

    – Exigência de procedimentos alfandegários.

    – Medidas Antidumping: medidas que buscam anular algum favorecimento que a indústria possa ter que seja considerada desleal com a concorrência do mercado

    – Medidas compensatórias: que visam à neutralização dos efeitos danosos à produção doméstica de importações de produtos subsidiados

    – Subsídios: Entende-se por subsídio a concessão de um benefício, em função das seguintes hipóteses: caso haja, no país exportador, qualquer forma de sustentação de renda ou de preços que, direta ou indiretamente, contribua para aumentar exportações ou reduzir importações de qualquer produto; ou se houver contribuição financeira por um governo ou órgão público, no interior do território de um país

    – Medidas sanitárias e fitossanitárias, dentre as quais encontram-se as barreiras técnicas, que são mecanismos utilizados com fins protecionistas.