SóProvas


ID
2374426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A propósito das políticas econômicas adotadas pelos últimos governos e do comportamento recente da economia brasileira, julgue o item que se segue.

O primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva caracterizou-se pela forte elevação das despesas do governo, principalmente com pessoal e programas sociais, o que reverteu a tendência de queda do endividamento público que vinha se consolidando desde a implantação do Plano Real, em 1994.

Alternativas
Comentários
  • A primeira parte está correta, porém quanto à seguda parte "o que reverteu a tendência de queda do endividamento público que vinha se consolidando desde a implantação do Plano Real, em 1994", a dívida pública cresceu +-10X nos governos FHC

  • O orçamento tinha muito espaço para aumento de gastos, portanto, apesar do aumentos dos gastos, a dívida pública continuou em trajetória de queda, em virtude de sucessivos superávits primários.

     

    Resposta: ERRADO.

  • Essa política foi adotada no segundo Governo Lula. Antes das eleições, havia uma crise de desconfiança no mercado - denominada "Efeito Lula"-, justamente com a possibilidade de medidas populistas e calote da dívida pública, provenientes da possibilidade de um governo de esquerda. Entretanto, no meio das eleições e após assumir, Lula muda totalmente de posição, preservando os superávits primários, aumentando juros e cortando gastos. Somente no seu segundo governo começa o aumento de gastos com funcionalismo público e transferências do governo, e também o "capitalismo de quadrilhas" que estamos cansados de ver.