-
Gab A
. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
-
Letra A
Sempre que falar do Art.37 CF lembre no LIMPE, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
-
L egalidade
I mpessoalidade
M oralidade
P ublicidade
E ficiência
-
LETRA A CORRETA
L.I.M.P.E.
-
56 pessoas marcaram a letra C!!!!!! Como? Why???
-
CORRETA C
Legalidade: Representa a subordinação da Administração Pública à vontade popular, isto é, o exercício da função administrativa não pode ser pautado pela vontade da Administração ou dos agentes públicos, a Administração Pública só pode praticar as condutas autorizadas em lei. Portanto, é o mais importante princípio específico do Direito Administrativo. Dele derivam vários outros, como finalidade, razoabilidade, isonomia e proporcionalidade.
Impessoalidade: estabelece o dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares no exercício da função administrativa.
Moralidade: O princípio jurídico da moralidade exige respeito a padrões éticos, de boa-fé, decoro, lealdade, honestidade e probidade na prática diária de boa administração.
Publicidade: Como os agentes públicos atuam na defesa dos interesses da coletividade, a proibição de condutas sigilosas e atos secretos é um corolário da natureza funcional de suas atividades. Portanto, a publicidade dos atos administrativos constitui medida voltada a exteriorizar a vontade da Administração Pública divulgando seu conteúdo para conhecimento público; tornar exigível o conteúdo do ato.
Eficiencia: O princípio da eficiência implementou o modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação estatal. Nesse sentido, economicidade, redução de desperdícios, qualidade, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos por referido princípio.
"Toda conquista começa com a decisão de tentar."
-
Famoso LIMPE
-
Aquele tipo de questão que se vc errar, merece apanhar de gato morto até o gato mia
-
É o tipo de questão q nem comentários merece, dado o seu grau de facilidade. É questão p o candidato não zerar na prova. kkkkk
-
Tão fácil, tão fácil!!!! Que você ler a letra "A" e volta no enuciado! Ops, acho que a banca pediu a INCORRETA! Mas ai você percebe que realmente é um presente para o candidato. Veio até na ordem!!
L.I.M.P.E
Bons estudos!!
-
L - I - M - P - E
-
Concurseiro que está disputando uma vaga, não pode errar uma questão dessa. Se errar, cai umas 200 posições!
FORÇA, GUERREIROS!
-
Gabarito: A
Macetes:
Princípios explícitos: "LIMPE"
LEGALIDADE
IMPESSOALIDADE
MORALIDADE
PUBLICIDADE
EFICIÊNCIA
Princípios implícitos: "PRIMCESA"
Proporcionalidade, Razoabilidade, Indisponibilidade, Motivação, Continuidade do serviço público, Especialidade, Supremacia do interesse público, Auto tutela
-
Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.
Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.
Trata-se do famoso LIMPE.
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência
Assim:
A. CERTO. Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
B. ERRADO. Princípios da ilegalidade, comunicabilidade, sigilo e pessoalidade. Erros em negrito.
C. ERRADO. Princípios do contraditório, da compensação, da imoralidade e eficácia. Erros em negrito.
D. ERRADO. Princípios do sigilo, privacidade, eficácia e ilegalidade. Erros em negrito.
Gabarito: ALTERNATIVA A.