-
IMAP4 - protocolo que cuida do recebimento de mensagens de correio
eletrônico (cópia). Permite a leitura no servidor.
-
Imap é um protocolo de gerenciamento de correio eletronico (recebe e-mails) superior em recursos ao pop3. a ultima versao o imap4.
-
A principal diferença entre o POP e o IMAP é que no POP todas as mensagens são baixadas para o computador do usuário e no IMAP as mensagens podem ser manipuladas diretamente no servidor de correio eletrônico. A assinatura digital é a forma de autenticar, por exemplo, um documento ou uma mensagem de correio eletrônico. Com ela temos garantida a autenticidade, a integridade e o não repúdio (irretratabilidade). Essa assinatura tem que poder ser verificada pelo destinatário. Alguns aplicativos de correio eletrônico como o Outlook, Outlook Express, Windows Mail e o Thunderbird possibilitam a configuração de uma assinatura digital automática para todas as mensagens de correio eletrônico. Para isso é necessário que o usuário possua um certificado digital. O IMAP não possui a funcionalidade de geração automática de assinatura digital.
Resposta: Errada (gabarito preliminar).
Fonte: http://nocoesinformatica.blogspot.com/2010/11/internet-e-intranet-abin-2010-cespe-q21.html
-
Estes comentários estão incoerentes quanto a questão.
Ela afirma que assinatura digital é gerada automaticamente o que é incorreto.
Nem imap nem pop geram automatiamente assinatura digital.
-
pois é. o amigo acima tens razão!
-
Talvez meu comentário não tenha ficado claro para os colegas.
Notem que o disse é que a geração da assinatura digital pode ser feita pelos aplicativos (clientes de e-mail) e não pelos protocolos (IMAP ou POP3).
No final afirmo que o IMAP não possui a funcionalidade de geração automática de assinatura digital.
Espero ter esclarecido.
-
GABARITO ERRADO!
Implica a geração automática de uma assinatura digital, que pode ser verificada pelo destinatário.
Assinatura digital não gera automaticamente, não importando se é por POP, IMAP ou qualquer outro.
-
O email (correio eletrônico) permite a comunição das pessoas através de troca de mensagens. Para troca dessas mensagens, os computares utilizam um conjunto de regras que chamamos de protocolos. Em relação ao email, você deve conhecer 3 protocolos:
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) - é o protocolo utilizado para ENVIAR emails e utiliza a porta 25.
POP3 (Post Office Protocol) - é protocolo utilizado para RECEBER emails e utiliza a porta 110.
IMAP (Internet Message Access Protocol (IMAP) - é protocolo utilizado para RECEBER emails e utiliza a porta 143. Se sua prova falar em IMAP version 3, a porta é a 220.
____________________________________________________________________________________________________________
Qual a diferença entre o POP3 e o IMAP ?
Além das portas serem diferentes, o POP3 baixa as mensagens do servidor para a máquina local. Já o IMAP tem a capacidade de permitir o usuário ver suas mensagens no próprio servidor. A vantagem é que você pode ver suas mensagens de qualquer lugar (sem apagá-las do servidor). É assim que funcionam os webmails como gmail, hotmail, etc.
A assinatura digital é o resultado da aplicação de uma função matemática (chamada de hash) que gera uma espécie de impressão digital de uma mensagem. O primeiro passo no processo de assinatura digital de um documento eletrônico é a aplicação dessa função, que fornece uma sequência única para cada documento conhecida como "resumo" (hash).
_____________________________________________________________________________________________________________
De volta para questão...
Como vimos, o IMAP tem a função receber emails, mas ele não é responsável pela geração da assinatura digital. Isso é feito por um programa específico para esse fim. O IMAP nada mais é que um conjunto de regras (protocolo) que trata da comunição entre o usuário e o servidor de email.
Portanto,assertiva errada.
-
Alguém sabe dizer qual o protocolo responsável pela assinatura digital ?
-
O correio eletrônico (e-mail) é uma forma de comunicação antiga e devidamente consolidada na Internet.
Ela poderá ser realizada com um cliente de e-mail (Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird) ou webmail (no navegador de Internet).
Cada forma de acesso utiliza protocolos de comunicação. Os clientes usam SMTP (para envio) e POP3 (para recebimento). O webmail utiliza o IMAP4 para enviar e receber mensagens.
IMAP não está relacionado com assinatura digital, e nem SMTP ou POP3. Porque estes itens são protocolos de comunicação.
Gabarito: Errado.
-
Acredito que não haja um protocolo para assinatura digital, uma vez que ela não é enviada sozinha. O que ocorre é que uma mensagem pode ser assinada digitalmente, um email, por exemplo, de forma que o protocolo a ser utilizado será o protocolo de envio SMTP.
-
RESPOSTA E
"IMAP não está relacionado com assinatura digital, e nem SMTP ou POP3. Porque estes itens são protocolos de comunicação."
Fernando Nishimura
#sefaz.al2019
-
GABARITO: ERRADO.
-
GAB E
NÃO GERA AUTOMATICAQMENTE ASSINATURA DIGITAL.
-
ITEM ERRADO.
O protocolo IMAP é utilizado, assim como o POP, no recebimento de e-mails, com a vantagem de possuir uma série de recursos a mais que o POP.
Porém, o IMAP não possui o recurso de geração automática de assinatura digital.
Alguns programas de e-mail, como Outlook e Thunderbird, permitem a configuração de tal rotina (mas é o programa em si e não o protocolo).
A assinatura digital é uma forma de autenticação, que utilizada recursos criptográficos como o Hash, para garantir que a mensagem eletrônica enviada veio do verdadeiro emissor (similar a assinatura física em papel).
Fonte: Prof do Tec
-
O correio eletrônico (e-mail) é uma forma de comunicação antiga e devidamente consolidada na Internet.
Ela poderá ser realizada com um cliente de e-mail (Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird) ou webmail (no navegador de Internet).
Cada forma de acesso utiliza protocolos de comunicação. Os clientes usam SMTP (para envio) e POP3 (para recebimento). O webmail utiliza o IMAP4 para enviar e receber mensagens.
IMAP não está relacionado com assinatura digital, e nem SMTP ou POP3. Porque estes itens são protocolos de comunicação.